Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194474
Resumo: A política pública RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos, por meio da indução de ofertas de vagas em instituições públicas de ensino superior. A adesão a esta política acarreta peculiaridades nos processos de gestão de pessoal nas Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que o referido programa se materializa na implementação e execução de projetos de ensino, os quais, em sua grande maioria, são cursos ofertados na modalidade a distância. O presente estudo teve por objetivo, então, analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela UFRGS. A pesquisa, estudo de caso de cunho qualiquantitativo e descritivo, foi realizada com os bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de três cursos de extensão e um de especialização, e que receberam pelo menos uma cota de bolsa referente ao desempenho da função na equipe acadêmica do projeto de ensino. Foi observado que, exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, esse percentual chegou a 60%. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente para a concessão de bolsas nos projetos de ensino, 25% dos entrevistados consideram que os requisitos legais são compatíveis com a função desempenhada no projeto, enquanto 75% consideram que existam requisitos irrelevantes, que são legalmente exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios e que a legislação não exige. Os resultados do estudo, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades para estudos futuros junto aos demais cursos a distância na Instituição.
id UFRGS-2_b6eb5be3ab48c5d953d7ea06f77b945b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Cristiane da SilvaSchröeder, Christine da Silva2019-05-22T02:38:41Z2013http://hdl.handle.net/10183/194474000933626A política pública RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos, por meio da indução de ofertas de vagas em instituições públicas de ensino superior. A adesão a esta política acarreta peculiaridades nos processos de gestão de pessoal nas Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que o referido programa se materializa na implementação e execução de projetos de ensino, os quais, em sua grande maioria, são cursos ofertados na modalidade a distância. O presente estudo teve por objetivo, então, analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela UFRGS. A pesquisa, estudo de caso de cunho qualiquantitativo e descritivo, foi realizada com os bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de três cursos de extensão e um de especialização, e que receberam pelo menos uma cota de bolsa referente ao desempenho da função na equipe acadêmica do projeto de ensino. Foi observado que, exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, esse percentual chegou a 60%. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente para a concessão de bolsas nos projetos de ensino, 25% dos entrevistados consideram que os requisitos legais são compatíveis com a função desempenhada no projeto, enquanto 75% consideram que existam requisitos irrelevantes, que são legalmente exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios e que a legislação não exige. Os resultados do estudo, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades para estudos futuros junto aos demais cursos a distância na Instituição.application/pdfporGestão de pessoasEducação a distância (EaD)Políticas públicasGestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Administração Pública Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000933626.pdf.txt000933626.pdf.txtExtracted Texttext/plain65579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194474/2/000933626.pdf.txt0f19fd8de4b01c0473b81a6872fe81baMD52ORIGINAL000933626.pdfTexto completoapplication/pdf368449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194474/1/000933626.pdf554d2dd16fb7246b49c58302b703e39eMD5110183/1944742019-05-23 02:39:37.26645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-23T05:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
title Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
spellingShingle Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
Duarte, Cristiane da Silva
Gestão de pessoas
Educação a distância (EaD)
Políticas públicas
title_short Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
title_full Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
title_fullStr Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
title_full_unstemmed Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
title_sort Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
author Duarte, Cristiane da Silva
author_facet Duarte, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cristiane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schröeder, Christine da Silva
contributor_str_mv Schröeder, Christine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Educação a distância (EaD)
Políticas públicas
topic Gestão de pessoas
Educação a distância (EaD)
Políticas públicas
description A política pública RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos, por meio da indução de ofertas de vagas em instituições públicas de ensino superior. A adesão a esta política acarreta peculiaridades nos processos de gestão de pessoal nas Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que o referido programa se materializa na implementação e execução de projetos de ensino, os quais, em sua grande maioria, são cursos ofertados na modalidade a distância. O presente estudo teve por objetivo, então, analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela UFRGS. A pesquisa, estudo de caso de cunho qualiquantitativo e descritivo, foi realizada com os bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de três cursos de extensão e um de especialização, e que receberam pelo menos uma cota de bolsa referente ao desempenho da função na equipe acadêmica do projeto de ensino. Foi observado que, exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, esse percentual chegou a 60%. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente para a concessão de bolsas nos projetos de ensino, 25% dos entrevistados consideram que os requisitos legais são compatíveis com a função desempenhada no projeto, enquanto 75% consideram que existam requisitos irrelevantes, que são legalmente exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios e que a legislação não exige. Os resultados do estudo, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades para estudos futuros junto aos demais cursos a distância na Instituição.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-22T02:38:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933626
url http://hdl.handle.net/10183/194474
identifier_str_mv 000933626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194474/2/000933626.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194474/1/000933626.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f19fd8de4b01c0473b81a6872fe81ba
554d2dd16fb7246b49c58302b703e39e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242131111936