Gestão de pessoas em Cursos a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194474 |
Resumo: | A política pública RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos, por meio da indução de ofertas de vagas em instituições públicas de ensino superior. A adesão a esta política acarreta peculiaridades nos processos de gestão de pessoal nas Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que o referido programa se materializa na implementação e execução de projetos de ensino, os quais, em sua grande maioria, são cursos ofertados na modalidade a distância. O presente estudo teve por objetivo, então, analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela UFRGS. A pesquisa, estudo de caso de cunho qualiquantitativo e descritivo, foi realizada com os bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de três cursos de extensão e um de especialização, e que receberam pelo menos uma cota de bolsa referente ao desempenho da função na equipe acadêmica do projeto de ensino. Foi observado que, exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, esse percentual chegou a 60%. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente para a concessão de bolsas nos projetos de ensino, 25% dos entrevistados consideram que os requisitos legais são compatíveis com a função desempenhada no projeto, enquanto 75% consideram que existam requisitos irrelevantes, que são legalmente exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios e que a legislação não exige. Os resultados do estudo, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades para estudos futuros junto aos demais cursos a distância na Instituição. |
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