Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Máximo Cecílio dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36667
Resumo: Este estudo verifica a percepção da Educação à Distância (EAD) em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4ªR). A análise tomou como base quatro principais temas: Gestão de Pessoas na Administração Pública, Treinamento e Desenvolvimento, utilização do EAD no ensino profissional e Educação Corporativa /Universidade Corporativa. Para que fossem atingidos os objetivos propostos, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa com método estudo de caso. Os dados coletados foram exclusivamente primários – entrevistas com os servidores da Unidade pesquisada e gestores, sendo as mesmas analisadas com base no método de análise de conteúdo. A pesquisa, de acordo com os temas tomados como base, formulou questões enquadradas em três categorias de análise: Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), Aspectos positivos e negativos das ações de capacitação por intermédio de EAD no TRT4ªR e Avaliação do EAD. A partir de tais análises, a pesquisa evidenciou que os entrevistados vêem nesta modalidade de ensino um valioso meio para que a organização cada vez mais qualifique seus quadros, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. Entretanto, ficou também evidenciado que, tanto o Levantamento de Necessidades de Treinamento quanto a avaliação dos resultados das ações de EAD são feitos de forma pouco aprofundada pela organização pesquisada, fazendo com que tais ações guardem pouca correlação com as atividades que cotidianamente são desenvolvidas nos locais de trabalho.
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