Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Máximo Cecílio dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36667
Resumo: Este estudo verifica a percepção da Educação à Distância (EAD) em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4ªR). A análise tomou como base quatro principais temas: Gestão de Pessoas na Administração Pública, Treinamento e Desenvolvimento, utilização do EAD no ensino profissional e Educação Corporativa /Universidade Corporativa. Para que fossem atingidos os objetivos propostos, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa com método estudo de caso. Os dados coletados foram exclusivamente primários – entrevistas com os servidores da Unidade pesquisada e gestores, sendo as mesmas analisadas com base no método de análise de conteúdo. A pesquisa, de acordo com os temas tomados como base, formulou questões enquadradas em três categorias de análise: Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), Aspectos positivos e negativos das ações de capacitação por intermédio de EAD no TRT4ªR e Avaliação do EAD. A partir de tais análises, a pesquisa evidenciou que os entrevistados vêem nesta modalidade de ensino um valioso meio para que a organização cada vez mais qualifique seus quadros, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. Entretanto, ficou também evidenciado que, tanto o Levantamento de Necessidades de Treinamento quanto a avaliação dos resultados das ações de EAD são feitos de forma pouco aprofundada pela organização pesquisada, fazendo com que tais ações guardem pouca correlação com as atividades que cotidianamente são desenvolvidas nos locais de trabalho.
id UFRGS-2_be24a153b194918bbcbbfecfc5dc725e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36667
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos Neto, Máximo Cecílio dosCosta, Silvia Generali daSouza Júnior, Roberto Tadeu de2012-01-19T01:20:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/36667000818634Este estudo verifica a percepção da Educação à Distância (EAD) em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4ªR). A análise tomou como base quatro principais temas: Gestão de Pessoas na Administração Pública, Treinamento e Desenvolvimento, utilização do EAD no ensino profissional e Educação Corporativa /Universidade Corporativa. Para que fossem atingidos os objetivos propostos, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa com método estudo de caso. Os dados coletados foram exclusivamente primários – entrevistas com os servidores da Unidade pesquisada e gestores, sendo as mesmas analisadas com base no método de análise de conteúdo. A pesquisa, de acordo com os temas tomados como base, formulou questões enquadradas em três categorias de análise: Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), Aspectos positivos e negativos das ações de capacitação por intermédio de EAD no TRT4ªR e Avaliação do EAD. A partir de tais análises, a pesquisa evidenciou que os entrevistados vêem nesta modalidade de ensino um valioso meio para que a organização cada vez mais qualifique seus quadros, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. Entretanto, ficou também evidenciado que, tanto o Levantamento de Necessidades de Treinamento quanto a avaliação dos resultados das ações de EAD são feitos de forma pouco aprofundada pela organização pesquisada, fazendo com que tais ações guardem pouca correlação com as atividades que cotidianamente são desenvolvidas nos locais de trabalho.application/pdfporEducação a distância (EaD)Capacitação profissionalGestão de pessoasPercepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818634.pdf.txt000818634.pdf.txtExtracted Texttext/plain91743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36667/2/000818634.pdf.txtb7052f349631842e42723b95050fd9bbMD52ORIGINAL000818634.pdf000818634.pdfTexto completoapplication/pdf242411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36667/1/000818634.pdff1b0db9e90a2d3f0aa24a9a454287781MD51THUMBNAIL000818634.pdf.jpg000818634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36667/3/000818634.pdf.jpg3d6ad6b9d996d22b86d9995e73b0909dMD5310183/366672018-10-08 09:14:43.424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:14:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
title Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
spellingShingle Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
Santos Neto, Máximo Cecílio dos
Educação a distância (EaD)
Capacitação profissional
Gestão de pessoas
title_short Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
title_full Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
title_fullStr Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
title_full_unstemmed Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
title_sort Percepção da educação à distância em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
author Santos Neto, Máximo Cecílio dos
author_facet Santos Neto, Máximo Cecílio dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Neto, Máximo Cecílio dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Silvia Generali da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza Júnior, Roberto Tadeu de
contributor_str_mv Costa, Silvia Generali da
Souza Júnior, Roberto Tadeu de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância (EaD)
Capacitação profissional
Gestão de pessoas
topic Educação a distância (EaD)
Capacitação profissional
Gestão de pessoas
description Este estudo verifica a percepção da Educação à Distância (EAD) em ações de capacitação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4ªR). A análise tomou como base quatro principais temas: Gestão de Pessoas na Administração Pública, Treinamento e Desenvolvimento, utilização do EAD no ensino profissional e Educação Corporativa /Universidade Corporativa. Para que fossem atingidos os objetivos propostos, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa com método estudo de caso. Os dados coletados foram exclusivamente primários – entrevistas com os servidores da Unidade pesquisada e gestores, sendo as mesmas analisadas com base no método de análise de conteúdo. A pesquisa, de acordo com os temas tomados como base, formulou questões enquadradas em três categorias de análise: Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), Aspectos positivos e negativos das ações de capacitação por intermédio de EAD no TRT4ªR e Avaliação do EAD. A partir de tais análises, a pesquisa evidenciou que os entrevistados vêem nesta modalidade de ensino um valioso meio para que a organização cada vez mais qualifique seus quadros, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. Entretanto, ficou também evidenciado que, tanto o Levantamento de Necessidades de Treinamento quanto a avaliação dos resultados das ações de EAD são feitos de forma pouco aprofundada pela organização pesquisada, fazendo com que tais ações guardem pouca correlação com as atividades que cotidianamente são desenvolvidas nos locais de trabalho.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36667
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818634
url http://hdl.handle.net/10183/36667
identifier_str_mv 000818634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36667/2/000818634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36667/1/000818634.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36667/3/000818634.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7052f349631842e42723b95050fd9bb
f1b0db9e90a2d3f0aa24a9a454287781
3d6ad6b9d996d22b86d9995e73b0909d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071137726464