O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caberlon, Juliana Scopel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27884
Resumo: A presente monografia discute o processo de democratização da moda, expressão que se originou com o surgimento do prêt-à-porter, tornando a moda mais acessível, e hoje vem sendo utilizada pela mídia especializada para denominar a união entre as marcas de massa e os estilistas de luxo. Tendo em vista esse processo, a pesquisa tem por objetivo investigar e compreender como as consumidoras da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, entre 20 e 30 anos, percebem a moda e as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo, e que tipo de consumo pode estar sendo operado nessa relação. Para tal utilizou-se como principais referências as idéias propostas por Lipovetsky (1989), Canclini (2008) e Goellner (2007). No que tange a metodologia de pesquisa foi utilizada a técnica de entrevista. Foram entrevistadas dez consumidoras da classe C e suas respostas foram analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. A partir da análise pode-se identificar que as consumidoras da classe C relacionam a democratização da moda com a acessibilidade financeira e as múltiplas possibilidades de escolha, englobando todos os estilos e corpos. Em relação ao consumo elas tendem a associar a moda mais com o consumo material, mas também estabelecem relações de consumo simbólico. Sobre as ações de co-branding, identificou-se que as entrevistadas desconhecem os estilistas e, portanto, não percebem nem compreendem essas alianças.
id UFRGS-2_b6ec291162d90812d485310ef7a6f6f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caberlon, Juliana ScopelJacks, Nilda AparecidaSchmitz, Daniela Maria2011-02-24T05:59:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/27884000768032A presente monografia discute o processo de democratização da moda, expressão que se originou com o surgimento do prêt-à-porter, tornando a moda mais acessível, e hoje vem sendo utilizada pela mídia especializada para denominar a união entre as marcas de massa e os estilistas de luxo. Tendo em vista esse processo, a pesquisa tem por objetivo investigar e compreender como as consumidoras da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, entre 20 e 30 anos, percebem a moda e as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo, e que tipo de consumo pode estar sendo operado nessa relação. Para tal utilizou-se como principais referências as idéias propostas por Lipovetsky (1989), Canclini (2008) e Goellner (2007). No que tange a metodologia de pesquisa foi utilizada a técnica de entrevista. Foram entrevistadas dez consumidoras da classe C e suas respostas foram analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. A partir da análise pode-se identificar que as consumidoras da classe C relacionam a democratização da moda com a acessibilidade financeira e as múltiplas possibilidades de escolha, englobando todos os estilos e corpos. Em relação ao consumo elas tendem a associar a moda mais com o consumo material, mas também estabelecem relações de consumo simbólico. Sobre as ações de co-branding, identificou-se que as entrevistadas desconhecem os estilistas e, portanto, não percebem nem compreendem essas alianças.This monograph discuss the process of fashion democratization, an expression that raise with the prêt-à-porter, making fashion more accessible, and today has been used by the specialized media to describe the union between mass brands and luxury designers. In view of this process, this research aims to investigate and understand how the female customers of class C from the metropolitan region of Porto Alegre, between 20 and 30 years, realize the fashion and the strategic alliances between the mass brands and luxury designers, and also what kind of consumption may be being operated in this relationship. For that was used as main theoretical the ideas proposed by Lipovetsky (1989), Canclini (2008) and Goellner (2007). Regarding the research methodology was used to interview technique. Was interviewed ten female consumers of class C and their responses were analyzed based on the analysis of content technique. From this analysis could be identified that these class C consumers relate the fashion democratization with affordability and multiple choice. In relation to consumption they tend to associate more with fashion material consumption, but also establish relations of symbolic consumption. About the co-branding strategies, it was found that the respondents’ don´t know the stylists and therefore do not realize or understand these alliances.application/pdfporModaConsumoMarcaFashion communication.Fashion democratizationCultural consumptionCo-brandingO processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000768032.pdf000768032.pdfTexto completoapplication/pdf1836831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27884/1/000768032.pdf3347ee12c11d395fe9ea5359b03d3aa6MD51TEXT000768032.pdf.txt000768032.pdf.txtExtracted Texttext/plain154709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27884/2/000768032.pdf.txt35d50556c644795cdba183860e6b0d0fMD52THUMBNAIL000768032.pdf.jpg000768032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27884/3/000768032.pdf.jpg625b90b2c45e4ec768dfa562cbda0a32MD5310183/278842018-10-11 08:47:05.573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
title O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
spellingShingle O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
Caberlon, Juliana Scopel
Moda
Consumo
Marca
Fashion communication.
Fashion democratization
Cultural consumption
Co-branding
title_short O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
title_full O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
title_fullStr O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
title_full_unstemmed O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
title_sort O processo de democratização da moda e as consumidoras da classe C : uma análise das percepções sobre as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo
author Caberlon, Juliana Scopel
author_facet Caberlon, Juliana Scopel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caberlon, Juliana Scopel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Schmitz, Daniela Maria
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
Schmitz, Daniela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Consumo
Marca
topic Moda
Consumo
Marca
Fashion communication.
Fashion democratization
Cultural consumption
Co-branding
dc.subject.eng.fl_str_mv Fashion communication.
Fashion democratization
Cultural consumption
Co-branding
description A presente monografia discute o processo de democratização da moda, expressão que se originou com o surgimento do prêt-à-porter, tornando a moda mais acessível, e hoje vem sendo utilizada pela mídia especializada para denominar a união entre as marcas de massa e os estilistas de luxo. Tendo em vista esse processo, a pesquisa tem por objetivo investigar e compreender como as consumidoras da classe C da região metropolitana de Porto Alegre, entre 20 e 30 anos, percebem a moda e as alianças estratégicas entre as marcas de massa e os estilistas de luxo, e que tipo de consumo pode estar sendo operado nessa relação. Para tal utilizou-se como principais referências as idéias propostas por Lipovetsky (1989), Canclini (2008) e Goellner (2007). No que tange a metodologia de pesquisa foi utilizada a técnica de entrevista. Foram entrevistadas dez consumidoras da classe C e suas respostas foram analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. A partir da análise pode-se identificar que as consumidoras da classe C relacionam a democratização da moda com a acessibilidade financeira e as múltiplas possibilidades de escolha, englobando todos os estilos e corpos. Em relação ao consumo elas tendem a associar a moda mais com o consumo material, mas também estabelecem relações de consumo simbólico. Sobre as ações de co-branding, identificou-se que as entrevistadas desconhecem os estilistas e, portanto, não percebem nem compreendem essas alianças.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-24T05:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27884
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768032
url http://hdl.handle.net/10183/27884
identifier_str_mv 000768032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27884/1/000768032.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27884/2/000768032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27884/3/000768032.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3347ee12c11d395fe9ea5359b03d3aa6
35d50556c644795cdba183860e6b0d0f
625b90b2c45e4ec768dfa562cbda0a32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224405192278016