Teologia e causalidade do primeiro motor imóvel em Aristóteles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268463 |
Resumo: | Nesta pesquisa, abordo a noção de teologia e a causalidade do primeiro motor imóvel em Aristóteles. Primeiramente, observo que a atribuição de uma teologia ao filósofo parece derivar de três vertentes principais, a saber, (i) a caracterização de uma das filosofias teóricas em Metafísica E1 como uma filosofia teológica, (ii) o estudo realizado por Aristóteles no livro Λ da obra, e (iii) o próprio título “τὰ μετὰ τὰ φυσικά”. Destaco, além disso, que há dois sentidos do conceito de teologia em Aristóteles, um positivo e um negativo, de modo que o sentido positivo é usado para qualificar a filosofia primeira como uma filosofia teológica, ao passo que o sentido negativo é usado como referência aos poetas mitologizantes. O conceito de divindade também é analisado, de modo a esclarecer que aquilo que Aristóteles considera divino pode ser tomado tanto como um atributo de certas entidades quanto como um sujeito do qual são descritas as propriedades. Analiso, ainda, a intepretação tradicional sobre a causalidade do primeiro motor imóvel (ou deus), que o concebe como uma causa final, bem como a interpretação de Enrico Berti, que critica a interpretação tradicional e concebe o primeiro motor imóvel como uma causa fundamentalmente eficiente. Por fim, considero que, embora parte livro Λ da Metafísica contenha uma discussão sobre deus, isso não caracteriza uma teologia no sentido aristotélico, e que, no contexto da ciência buscada, o vocabulário da divindade está sendo usado sobretudo para alçar a filosofia primeira ao mais alto posto entre as ciências. |
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Stoll, Renan EduardoZillig, Raphael2023-12-16T03:24:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/268463001135467Nesta pesquisa, abordo a noção de teologia e a causalidade do primeiro motor imóvel em Aristóteles. Primeiramente, observo que a atribuição de uma teologia ao filósofo parece derivar de três vertentes principais, a saber, (i) a caracterização de uma das filosofias teóricas em Metafísica E1 como uma filosofia teológica, (ii) o estudo realizado por Aristóteles no livro Λ da obra, e (iii) o próprio título “τὰ μετὰ τὰ φυσικά”. Destaco, além disso, que há dois sentidos do conceito de teologia em Aristóteles, um positivo e um negativo, de modo que o sentido positivo é usado para qualificar a filosofia primeira como uma filosofia teológica, ao passo que o sentido negativo é usado como referência aos poetas mitologizantes. O conceito de divindade também é analisado, de modo a esclarecer que aquilo que Aristóteles considera divino pode ser tomado tanto como um atributo de certas entidades quanto como um sujeito do qual são descritas as propriedades. Analiso, ainda, a intepretação tradicional sobre a causalidade do primeiro motor imóvel (ou deus), que o concebe como uma causa final, bem como a interpretação de Enrico Berti, que critica a interpretação tradicional e concebe o primeiro motor imóvel como uma causa fundamentalmente eficiente. Por fim, considero que, embora parte livro Λ da Metafísica contenha uma discussão sobre deus, isso não caracteriza uma teologia no sentido aristotélico, e que, no contexto da ciência buscada, o vocabulário da divindade está sendo usado sobretudo para alçar a filosofia primeira ao mais alto posto entre as ciências.In this research, I approach both the notion of theology and the causality of the first unmoved mover in Aristotle. I start by noting that the attribution of a theology to the philosopher seems to derive from three main strands, namely (i) the characterization of one of the theoretical philosophies in Metaphysics E1 as a theological philosophy, (ii) the study carried out by Aristotle in book Λ of the work, and (iii) the very title “τὰ μετὰ τὰ φυσικά”. I also emphasize that there are two senses of theology in Aristotle, a positive and a negative one, so that the positive sense is used to qualify the first philosophy as a theological philosophy, whereas the negative is used as a reference to mythologizing poets. The concept of divinity is also analyzed in order to clarify that what Aristotle considers divine can be taken both as an attribute of certain entities and as a subject whose properties are described. I also analyze the traditional interpretation of the causality of the first unmoved mover (or god), according to which the unmoved mover is conceived as a final cause, as well as the interpretation of Enrico Berti, who criticizes the traditional interpretation and conceives of the first unmoved mover as a fundamentally efficient cause. Finally, I consider that, although part of Metaphysics Λ contains a discussion about god, this does not amount to a theology in the Aristotelian sense, and that in the context of “the science we are looking for” the vocabulary of divinity is being used mainly to raise the first philosophy to the highest rank among sciences.application/pdfporAristóteles, 384-322 A.CFilosofia gregaTeologiaDeusTheologyFirst philosophyFirst unmoved moverGodTeologia e causalidade do primeiro motor imóvel em Aristótelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Filosofia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135467.pdf.txt001135467.pdf.txtExtracted Texttext/plain108705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268463/2/001135467.pdf.txtb9ac3b6d9b17505555a6c0553c1a6a63MD52ORIGINAL001135467.pdfTexto completoapplication/pdf515226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268463/1/001135467.pdf0b466bdf53eba696655d7742c64da014MD5110183/2684632023-12-17 04:22:25.168152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-17T06:22:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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