Teologia e causalidade do primeiro motor imóvel em Aristóteles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stoll, Renan Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268463
Resumo: Nesta pesquisa, abordo a noção de teologia e a causalidade do primeiro motor imóvel em Aristóteles. Primeiramente, observo que a atribuição de uma teologia ao filósofo parece derivar de três vertentes principais, a saber, (i) a caracterização de uma das filosofias teóricas em Metafísica E1 como uma filosofia teológica, (ii) o estudo realizado por Aristóteles no livro Λ da obra, e (iii) o próprio título “τὰ μετὰ τὰ φυσικά”. Destaco, além disso, que há dois sentidos do conceito de teologia em Aristóteles, um positivo e um negativo, de modo que o sentido positivo é usado para qualificar a filosofia primeira como uma filosofia teológica, ao passo que o sentido negativo é usado como referência aos poetas mitologizantes. O conceito de divindade também é analisado, de modo a esclarecer que aquilo que Aristóteles considera divino pode ser tomado tanto como um atributo de certas entidades quanto como um sujeito do qual são descritas as propriedades. Analiso, ainda, a intepretação tradicional sobre a causalidade do primeiro motor imóvel (ou deus), que o concebe como uma causa final, bem como a interpretação de Enrico Berti, que critica a interpretação tradicional e concebe o primeiro motor imóvel como uma causa fundamentalmente eficiente. Por fim, considero que, embora parte livro Λ da Metafísica contenha uma discussão sobre deus, isso não caracteriza uma teologia no sentido aristotélico, e que, no contexto da ciência buscada, o vocabulário da divindade está sendo usado sobretudo para alçar a filosofia primeira ao mais alto posto entre as ciências.
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