Medição experimental e identificação de parâmetros de suspensão de um caminhão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222552 |
Resumo: | Atualmente se tem demonstrado grande interesse no desenvolvimento de sistemas de suspensão para veículos e principalmente na concepção e otimização dos parâmetros da suspensão, como a rigidez e o amortecimento. Esses parâmetros são considerados fatores importantes que influenciam na segurança e melhoram o conforto dos passageiros no veículo. Modelos simplificados de veículos tem sido proposto com o objetivo de melhor entender o comportamento dinâmico frente a modificações geométricas de suas partes, de irregularidades de trajetos percorridos e propriedades da suspensão. Nem sempre propriedades como massas, rigidez e amortecimento são disponibilizadas para os modelos reais. Uma metodologia que permita a avaliação destas propriedades de forma simples e que se baseie em medidas experimentais permitirá o correto modelamento e aumento da acurácia das estimativas e estudos paramétricos realizados sobre estes sistemas. Este trabalho propõe a identificação dos principais parâmetros de uma suspensão de um caminhão baú baseando-se em testes experimentais e um modelo simplificado da sua suspensão. Resultados referentes à identificação são apresentados comparando-os aos correspondentes valores medidos. |
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Pedersetti, Douglas Fernando ZuffoGomes, Herbert Martins2021-06-22T04:25:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/222552001126901Atualmente se tem demonstrado grande interesse no desenvolvimento de sistemas de suspensão para veículos e principalmente na concepção e otimização dos parâmetros da suspensão, como a rigidez e o amortecimento. Esses parâmetros são considerados fatores importantes que influenciam na segurança e melhoram o conforto dos passageiros no veículo. Modelos simplificados de veículos tem sido proposto com o objetivo de melhor entender o comportamento dinâmico frente a modificações geométricas de suas partes, de irregularidades de trajetos percorridos e propriedades da suspensão. Nem sempre propriedades como massas, rigidez e amortecimento são disponibilizadas para os modelos reais. Uma metodologia que permita a avaliação destas propriedades de forma simples e que se baseie em medidas experimentais permitirá o correto modelamento e aumento da acurácia das estimativas e estudos paramétricos realizados sobre estes sistemas. Este trabalho propõe a identificação dos principais parâmetros de uma suspensão de um caminhão baú baseando-se em testes experimentais e um modelo simplificado da sua suspensão. Resultados referentes à identificação são apresentados comparando-os aos correspondentes valores medidos.Currently, there has been great interest in the development of suspension systems for vehicles and mainly in the design and optimization of suspension parameters, such as stiffness and damping. These parameters are considered important factors that influence safety and improve passenger comfort in the vehicle. Simplified vehicle models have been proposed in order to better understand the dynamic behavior in face of geometric changes in parts, irregularities in the paths traveled, suspension properties. Properties such as mass, stiffness and damping are not always available for real models. A methodology that allows the evaluation of these properties in a simple way and that is based on experimental measurements will allow the correct modeling and increase of the accuracy of the estimates and parametric studies carried out on these systems. This work proposes the identification of the main parameters of a suspension of a trunk truck based on experimental tests and a simplified model of its suspension. Results regarding identification are presented comparing them to the corresponding measured values.application/pdfporSuspensão mecânicaVibração mecânicaVeículos de cargaModal identificationPSOSuspensionVibrationsAccelerationMedição experimental e identificação de parâmetros de suspensão de um caminhãoExperimental measurement and identification of parameters for a truck suspension info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126901.pdf.txt001126901.pdf.txtExtracted Texttext/plain57923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222552/2/001126901.pdf.txt05fb99d6bca2a3262db2db890f442962MD52ORIGINAL001126901.pdfTexto completoapplication/pdf1513536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222552/1/001126901.pdf20c90796b0084c18c11097872404312cMD5110183/2225522021-06-26 04:42:49.141294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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