Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Carolina Silveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140250
Resumo: O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo analisa os fatores envolvidos no consumo de protetor solar corporal para uso diário, no que se refere ao posicionamento desejado versus o posicionamento percebido, procurando encontrar incongruências ou congruências entre estes dois aspectos. Para isso, este estudo analisou qualitativamente um grupo de 15 pessoas, entre consumidores e especialistas através de entrevistas em profundidade e testes de experimentação com produtos de diferentes marcas. Posteriormente, foram coletadas informações de 665 respondentes através de questionários quantitativos, onde se buscou conhecer as percepções dos consumidores sobre os posicionamentos praticados pelas principais marcas do mercado. Após analisados, os resultados mostraram que, na maioria dos casos existe uma congruência entre os posicionamentos desejado e percebido, mas com algumas ressalvas. Entretanto, observa-se que estas não necessariamente resultam em uma incongruência entre posicionamentos, mas servem como alerta para que as empresas tenham um olhar mais atento sobre que mensagem estão passando e como as marcas estão se comunicando com seus consumidores.
id UFRGS-2_b76a51274afecb2fc1b6d4285f350d33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stein, Carolina SilveiraSilveira, Teniza da2016-05-05T02:08:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/140250000989544O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo analisa os fatores envolvidos no consumo de protetor solar corporal para uso diário, no que se refere ao posicionamento desejado versus o posicionamento percebido, procurando encontrar incongruências ou congruências entre estes dois aspectos. Para isso, este estudo analisou qualitativamente um grupo de 15 pessoas, entre consumidores e especialistas através de entrevistas em profundidade e testes de experimentação com produtos de diferentes marcas. Posteriormente, foram coletadas informações de 665 respondentes através de questionários quantitativos, onde se buscou conhecer as percepções dos consumidores sobre os posicionamentos praticados pelas principais marcas do mercado. Após analisados, os resultados mostraram que, na maioria dos casos existe uma congruência entre os posicionamentos desejado e percebido, mas com algumas ressalvas. Entretanto, observa-se que estas não necessariamente resultam em uma incongruência entre posicionamentos, mas servem como alerta para que as empresas tenham um olhar mais atento sobre que mensagem estão passando e como as marcas estão se comunicando com seus consumidores.application/pdfporPercepção do consumidorMarcaProtetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989544.pdf000989544.pdfTexto completoapplication/pdf1752527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140250/1/000989544.pdf2945a406117b584d781ae878a0fcd8a0MD51TEXT000989544.pdf.txt000989544.pdf.txtExtracted Texttext/plain175525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140250/2/000989544.pdf.txt5405c2e5bb715ac15b12afc83625f6c8MD52THUMBNAIL000989544.pdf.jpg000989544.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140250/3/000989544.pdf.jpg5c87426f9541512730383e8bcf664fafMD5310183/1402502018-10-25 09:26:38.535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:26:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
title Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
spellingShingle Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
Stein, Carolina Silveira
Percepção do consumidor
Marca
title_short Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
title_full Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
title_fullStr Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
title_full_unstemmed Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
title_sort Protetor solar : uma análise acerca da percepção do consumidor em relação ao posicionamento praticado pelas principais marcas do mercado
author Stein, Carolina Silveira
author_facet Stein, Carolina Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Carolina Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção do consumidor
Marca
topic Percepção do consumidor
Marca
description O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo analisa os fatores envolvidos no consumo de protetor solar corporal para uso diário, no que se refere ao posicionamento desejado versus o posicionamento percebido, procurando encontrar incongruências ou congruências entre estes dois aspectos. Para isso, este estudo analisou qualitativamente um grupo de 15 pessoas, entre consumidores e especialistas através de entrevistas em profundidade e testes de experimentação com produtos de diferentes marcas. Posteriormente, foram coletadas informações de 665 respondentes através de questionários quantitativos, onde se buscou conhecer as percepções dos consumidores sobre os posicionamentos praticados pelas principais marcas do mercado. Após analisados, os resultados mostraram que, na maioria dos casos existe uma congruência entre os posicionamentos desejado e percebido, mas com algumas ressalvas. Entretanto, observa-se que estas não necessariamente resultam em uma incongruência entre posicionamentos, mas servem como alerta para que as empresas tenham um olhar mais atento sobre que mensagem estão passando e como as marcas estão se comunicando com seus consumidores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-05T02:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140250
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989544
url http://hdl.handle.net/10183/140250
identifier_str_mv 000989544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140250/1/000989544.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140250/2/000989544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140250/3/000989544.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2945a406117b584d781ae878a0fcd8a0
5405c2e5bb715ac15b12afc83625f6c8
5c87426f9541512730383e8bcf664faf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447171358523392