Avaliação institucional e promoção da qualidade na educação infantil no contexto da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pimenta, Cláudia Oliveira, Sousa, Sandra Maria Zakia Lian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256465
Resumo: Em 2009, o Ministério da Educação publicou o documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, o qual se tornou uma ferramenta de referência no país para a avaliação institucional, principalmente, no âmbito dos estabelecimentos que ofertam atendimento às crianças de até seis anos vinculados às redes públicas. No contexto de interrupção de atividades presenciais oude atendimento parcial pelas instituições de educação infantil em função dapandemia da Covid-19, o artigo tem como objetivo analisar see de que forma as dimensões e indicadores da proposta original deste documento poderiamsubsidiar a tomada de decisõesde caráter político, pedagógico e administrativo visando agregar mais qualidadeàs ações realizadas nesse momento. Justificamos tal proposição por entendermos que a situação vivida pelos estabelecimentos educacionais, há mais de um ano, é propícia a movimentos de autoavaliação e de revisão das propostas pedagógicas. A literatura que apoia nossas análises é constituída por referenciais sobre as políticas e as práticas de educação infantil, com ênfase na avaliação direcionada a esta etapa, em diálogo com estudos e documentos recentes sobre os impactos e desafios trazidos pela pandemia para a educação. A análise evidenciou potencialidades do uso deste documento,considerando-se suas dimensões e a possibilidade de adaptação de indicadores, assim como a inclusãode novos, em função do contexto atual. Destacamos o caráter simples de sua aplicação, com estratégias de utilização que podem fortalecer a autonomia dos estabelecimentos, bem como apoiar práticas de gestão democrática.
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Justificamos tal proposição por entendermos que a situação vivida pelos estabelecimentos educacionais, há mais de um ano, é propícia a movimentos de autoavaliação e de revisão das propostas pedagógicas. A literatura que apoia nossas análises é constituída por referenciais sobre as políticas e as práticas de educação infantil, com ênfase na avaliação direcionada a esta etapa, em diálogo com estudos e documentos recentes sobre os impactos e desafios trazidos pela pandemia para a educação. A análise evidenciou potencialidades do uso deste documento,considerando-se suas dimensões e a possibilidade de adaptação de indicadores, assim como a inclusãode novos, em função do contexto atual. Destacamos o caráter simples de sua aplicação, com estratégias de utilização que podem fortalecer a autonomia dos estabelecimentos, bem como apoiar práticas de gestão democrática.As of 2009, the Brazilian Ministry of Education published the document Early Child Education Quality Indicators, which became a reference tool in the country for institutional evaluation, mainly within the scope of educational establishments linked to the public network and that receive children up to 6 years of age. In the context of the interruption of on-site activities or the provision of partial services by Early Childhood Education institutions due to the COVID-19 pandemic, the paper aims to analyze ifand in which way the dimensions and indicators of the document’s original proposal could support the political, pedagogic, and administrative decision making, aiming to bring more quality tothe actions accomplished in this time. Such proposal is justified for our understanding that the situation experienced by the educational establishments for over a year is prone to self-evaluation and review of pedagogic proposals. The literature that grounds our analyses is formed by referential on Early Childhood Education policies and practices, with an emphasis on the evaluation aimed to this stage, in dialogue with recent studies and documents on the impacts and challenges brought to education by the pandemic. The analysis evidenced potentialities of use of this document, considering its dimensions and the possibility of indicators adaptation, as well as the inclusion of new ones, due to the current context. It is highlighted the simplicity of its implementation, with strategies of use that may strengthen the autonomy of the establishments, as well as supporting democratic management practicesEn 2009, el Ministerio de Educación de Brasil publicó el documento “Indicadores de la Calidad en la Educación Inicial”, el cual pasó a ser una herramienta en el país para la evaluación institucional, sobre todo en el ámbito de los establecimientos que ofrecen atención a los niños de hasta seis años vinculados a las redes públicas. En el contexto de interrupción de las actividades presenciales o de atención parcial por las instituciones de educación inicial en función de la pandemia de la Covid-19, este artículo tiene como objetivo analizar si y de qué forma las dimensiones e indicadores de la propuesta original de ese documento podrían contribuir a la toma de decisiones de carácter político, pedagógico y administrativo con vistas a agregar más calidad a las acciones realizadas en la presente coyuntura. Justificamos esta proposición por entender que la situación vivida por los establecimientos educativos desde hace más de un año es propicia a movimientos de autoevaluación y de revisión de las propuestas pedagógicas. La literatura que apoya nuestros análisis se constituye de referencias sobre las políticas y prácticas de educación inicial que ponen hincapié en la evaluación dirigida a esa etapa, en diálogo con estudios y documentos recientes sobre los impactos y retos que la pandemia impone a la educación. El análisis puso de manifiesto potencialidades del uso del referido documento, considerándose sus dimensiones y la posibilidad de adaptación de en función del contexto actual. Resaltamos el caráctersimple de su aplicación, con estrategias que pueden fortalecer la autonomía de los establecimientos, así como apoyar prácticas de gestión democrática.application/pdfporDevir Educação. Lavras, MG. Vol. 6, n. 1 (2022), e–373, p. 1-25Educação infantilAvaliação institucionalPandemia de COVID-19 (2020-)Early childhood educationQuality indicatorsInstitutional evaluationCovid-19 pandemicEducación inicialIndicadores de la calidadEvaluación institucionalPandemia de la covid-19Avaliação institucional e promoção da qualidade na educação infantil no contexto da covid-19Institutional evaluation and quality promotion in early childhood education within the covid-19 context Evaluación institucional y promoción de la calidad en laeducación inicial en el contexto de la covid-19 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163976.pdf.txt001163976.pdf.txtExtracted Texttext/plain66554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256465/2/001163976.pdf.txt8e1633c01a074cf627fab25c49661963MD52ORIGINAL001163976.pdfTexto completoapplication/pdf527430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256465/1/001163976.pdf3bb7a863fd2fee95ef294d9be47839edMD5110183/2564652023-05-18 03:47:32.037593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256465Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-18T06:47:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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