Mercado de redistribuição e consumo colaborativo: garimpando no Brick de Desapegos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88697 |
Resumo: | Este trabalho aborda o tema dos mercados de redistribuição e sua relação com o consumo colaborativo. Nesse sentido, o objetivo do estudo é explorar a visão dos participantes do Brick de Desapegos em relação às práticas de consumo colaborativo e de que forma elas implicam em suas atividades de consumo cotidianas. O aporte teórico trabalha com a problemática da cultura de consumo, os conceitos que contemplam os mercados de redistribuição (briques, bazares e brechós) e sua relação com o consumo colaborativo, assim como o comportamento do consumidor e o modo como o mercado está se adaptando para satisfazê-lo. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa exploratória e qualitativa, com técnicas de coleta de dados de inspiração etnográfica: observação participante e entrevista semiestruturada. Os principais resultados encontrados foram o entendimento de que o funcionamento e a dinâmica do Brick de Desapegos o tornam uma alternativa de consumo. Seus participantes, mesmo que motivados por questões individuais, praticam o consumo colaborativo, já que seu comportamento implica em um estilo de vida voltado ao consumo mais consciente e sustentável. |
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Tanabe, Patrícia SanaePiedras, Elisa Reinhardt2014-03-20T01:48:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88697000913342Este trabalho aborda o tema dos mercados de redistribuição e sua relação com o consumo colaborativo. Nesse sentido, o objetivo do estudo é explorar a visão dos participantes do Brick de Desapegos em relação às práticas de consumo colaborativo e de que forma elas implicam em suas atividades de consumo cotidianas. O aporte teórico trabalha com a problemática da cultura de consumo, os conceitos que contemplam os mercados de redistribuição (briques, bazares e brechós) e sua relação com o consumo colaborativo, assim como o comportamento do consumidor e o modo como o mercado está se adaptando para satisfazê-lo. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa exploratória e qualitativa, com técnicas de coleta de dados de inspiração etnográfica: observação participante e entrevista semiestruturada. Os principais resultados encontrados foram o entendimento de que o funcionamento e a dinâmica do Brick de Desapegos o tornam uma alternativa de consumo. Seus participantes, mesmo que motivados por questões individuais, praticam o consumo colaborativo, já que seu comportamento implica em um estilo de vida voltado ao consumo mais consciente e sustentável.This study works with the theme of the redistribution markets and its relation with collaborative consumption. Intents to explore, then, the view of the participants (organizers, exhibitors and consumers) of the Brick de Desapegos about this practice and how it implies in their consumption activities. The theory works with the problem of consumption culture, the concepts that explain the redistribution markets (bazaars and thrift stores) about its relation with the collaborative consumption. Also brings the understanding of consumer behavior and the way the market is adapting itself to satisfy him. The methodological procedures chosen were the exploratory and qualitative research, with the technique inspired in ethnography: participant observation and semi-structured interviews. The main results were the understanding that the operation and dynamic of Brick de Desapegos turns it as an alternative of consumption. Its participants, even when motivated by individual issues, practice collaborative consumption, since their behavior implies in a lifestyle oriented to a more conscious and sustainable way of consumption.application/pdfporConsumoComportamento do consumidorConsumptionCollaborative consumptionRedistribution marketsConsumerMercado de redistribuição e consumo colaborativo: garimpando no Brick de Desapegosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913342.pdf000913342.pdfTexto completoapplication/pdf1381925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88697/1/000913342.pdf81bebcaa486296c09d9aa2716caa0569MD51TEXT000913342.pdf.txt000913342.pdf.txtExtracted Texttext/plain278403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88697/2/000913342.pdf.txt25dd795080670923ffee6bf3ef808a9fMD52THUMBNAIL000913342.pdf.jpg000913342.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88697/3/000913342.pdf.jpg16d353d56643e9d89111c8b2e7bcd016MD5310183/886972018-10-18 08:27:46.747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88697Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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