Satisfação dos funcionários de uma instituição financeira em relação ao sistema gerenciador de inadimplentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelatti, Ismael
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77436
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos funcionários responsáveis pela cobrança e recuperação de créditos de uma Instituição Financeira em relação ao Sistema de Informação ligado a esta atividade. O público-alvo da pesquisa foi formado por funcionários que trabalham em agências localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Tal estudo fez uso do método “Survey” com uma abordagem quantitativa, com um questionário aplicado aos Gerentes de Contas e Assistentes das Carteiras Pessoa Física, captando desta forma, dados que subsidiaram a análise das opiniões possibilitando levantar os pontos fortes e fracos do sistema pesquisado. Para este tipo de estudo, foi utilizado um instrumento de coleta de informações já validado por Chin e Lee (2000), permitindo análises e conclusões com maior credibilidade, contemplando itens como conteúdo, precisão, formato, facilidade de uso, pontualidade e velocidade do sistema. Através dos resultados obtidos foi possível detectar que o principal ponto negativo do sistema é sua pontualidade, tendo em vista que grande parte dos usuários demonstrou insatisfação quanto a falta de atualização das informações geradas, apresentando segundo informações dos respondentes, atrasos de até 3 dias. Por outro lado, a característica mais positiva do sistema foi sua facilidade de uso, onde destaca-se a questão “É fácil operar o sistema?” por apresentar, entre outros motivos, poucas telas de navegação até localizar na informação requerida. Esta pesquisa e outras da mesma natureza são de grande relevância, pois permitem a uma empresa avaliar se os investimentos efetuados em Sistemas de Informação estão sendo feitos de forma que atendam as necessidades do usuário final, refletindo em sua produtividade e satisfação, além de poder corrigir rumos de projetos e indicar melhorias em etapas posteriores.
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