A estratégia da comunicação integrada de marketing no contexto da cultura da convergência midiática : um estudo das aplicações pelas marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sthefany Ellem Bonness
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33550
Resumo: Este trabalho tem por objetivo entender como e com quais ferramentas, as estratégias da comunicação integrada de marketing estão sendo reconfiguradas através das características do novo contexto da cultura da convergência. Serão apresentados os conceitos da cultura da convergência: participação, inteligência coletiva, economia afetiva, cocriação e narrativa transmídia, a partir de Henry Jenkins (2009), bem como as características da comunicação integrada de marketing, a partir de Terence Shimp (2009). Após a compreensão das abordagens, apresenta-se a proposição de categorias comuns ou únicas entre as teorias. A categorização é utilizada como guia para a análise do corpus de pesquisa: seis campanhas publicitárias atuais, ocorridas entre os anos de 2009 e 2011, sendo considerada a intensidade do uso de cada elemento descrito, tendo como critério a comparação entre cada campanha analisada. Baseando-se nos preceitos do estudo de casos múltiplos ou multicasos, o presente estudo envolve diferentes corpus de análise, demonstrando uma adesão às abordagens qualitativas. Como resultado, entende-se que o objeto de pesquisa, entendido como o processo da comunicação integrada de marketing no contexto atual da Cultura da Convergência, é mais bem aplicado do que em paradigmas midiáticos anteriores, inserindo-se como uma chance de reconfigurar e/ou refinar estratégias já existentes, apontando, possivelmente, uma nova tendência comunicacional, uma vez que existem melhores possibilidades de interação entre público e marca.
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