Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189785 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica experiências e caracteriza o movimento maker expressando sua concepção através de espaços de criação e inovação nas bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Com isso busca caracterizar os espaços chamados makerspaces que investem em tecnologia, criatividade, colaboração e dessa forma tem influenciado bibliotecários e usuários a ressignificar a função social e educativa nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Como metodologia, caracteriza-se como um estudo exploratório e como delineamento, utiliza a pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo, a partir das recentes publicações da área da Ciência da Informação. Conclui-se que os valores do movimento maker estimulam a criatividade, imaginação, autonomia e busca pelo conhecimento. Logo, a oferta de makerspaces são um serviço possível na biblioteca e que atrai mais usuários e aproxima bibliotecários engajados em promover ações de forma criativa e significativas para as bibliotecas escolares, públicas e universitárias e suas comunidades. |
id |
UFRGS-2_b8ae727a782b77e083d4576c84d577f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189785 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Couto, Jéssica Fonseca doMoura, Ana Maria Mielniczuk deAlvarez, Gonzalo Rubén2019-03-29T04:11:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/189785001087662O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica experiências e caracteriza o movimento maker expressando sua concepção através de espaços de criação e inovação nas bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Com isso busca caracterizar os espaços chamados makerspaces que investem em tecnologia, criatividade, colaboração e dessa forma tem influenciado bibliotecários e usuários a ressignificar a função social e educativa nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Como metodologia, caracteriza-se como um estudo exploratório e como delineamento, utiliza a pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo, a partir das recentes publicações da área da Ciência da Informação. Conclui-se que os valores do movimento maker estimulam a criatividade, imaginação, autonomia e busca pelo conhecimento. Logo, a oferta de makerspaces são um serviço possível na biblioteca e que atrai mais usuários e aproxima bibliotecários engajados em promover ações de forma criativa e significativas para as bibliotecas escolares, públicas e universitárias e suas comunidades.This monograph describes the maker movement identifies related experiences by conceptualizing the movement through spaces for creation and innovation in school, public, and university libraries. It discusses the so-called makerspaces that invest in technology, creativity and collaboration, and have thus influenced librarians and users to give new meaning to the social and educational function of the services provided by libraries. Methodologically, this is an exploratory study based on a literature review, using content analysis techniques to analyze the data from recent Information Sciences publications. It concludes that the values of the maker movement foster creativity, imagination, autonomy and the pursuit of knowledge. Therefore, makerspaces represent one possible service that libraries could provide to its users to increase their numbers, bringing in engaged librarians to promote meaningful, creative actions for school, public and university libraries, as well as their communities.application/pdfporMovimento makerBibliotecaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MakerspaceCreativityPublic LibraryUniversity LibrarySchool LibraryMaker MovementBibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087662.pdf.txt001087662.pdf.txtExtracted Texttext/plain104627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189785/2/001087662.pdf.txt9b22676a80882b0da50780c41523d2c6MD52ORIGINAL001087662.pdfTexto completoapplication/pdf1706233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189785/1/001087662.pdfb6db9bbbe5882d0c42fd1c93bc3964efMD5110183/1897852019-05-11 02:38:02.696172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-11T05:38:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
title |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
spellingShingle |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação Couto, Jéssica Fonseca do Movimento maker Biblioteca Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Makerspace Creativity Public Library University Library School Library Maker Movement |
title_short |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
title_full |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
title_fullStr |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
title_sort |
Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação |
author |
Couto, Jéssica Fonseca do |
author_facet |
Couto, Jéssica Fonseca do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Jéssica Fonseca do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Alvarez, Gonzalo Rubén |
contributor_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de Alvarez, Gonzalo Rubén |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento maker Biblioteca Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Movimento maker Biblioteca Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Makerspace Creativity Public Library University Library School Library Maker Movement |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Makerspace Creativity Public Library University Library School Library Maker Movement |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica experiências e caracteriza o movimento maker expressando sua concepção através de espaços de criação e inovação nas bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Com isso busca caracterizar os espaços chamados makerspaces que investem em tecnologia, criatividade, colaboração e dessa forma tem influenciado bibliotecários e usuários a ressignificar a função social e educativa nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Como metodologia, caracteriza-se como um estudo exploratório e como delineamento, utiliza a pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo, a partir das recentes publicações da área da Ciência da Informação. Conclui-se que os valores do movimento maker estimulam a criatividade, imaginação, autonomia e busca pelo conhecimento. Logo, a oferta de makerspaces são um serviço possível na biblioteca e que atrai mais usuários e aproxima bibliotecários engajados em promover ações de forma criativa e significativas para as bibliotecas escolares, públicas e universitárias e suas comunidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-29T04:11:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189785 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001087662 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189785 |
identifier_str_mv |
001087662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189785/2/001087662.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189785/1/001087662.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b22676a80882b0da50780c41523d2c6 b6db9bbbe5882d0c42fd1c93bc3964ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447237218533376 |