Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Paulo Henrique Padilha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157896
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a Linguística Cognitiva pode contribuir no aperfeiçoamento das práticas escolares por professores no contexto de ensino de língua portuguesa como língua materna. Como base de nossa investigação, partimos da discussão de conceitos básicos abordados pela Linguística Cognitiva, em especial a Semântica Cognitiva, corporeidade e experiencialismo. Passamos pela discussão sobre conhecimento prévio e a questão da leitura interacionista, de onde emerge o conhecimento prévio. Detemo-nos, também, na formação da disciplina de língua portuguesa na escola e discutimos uma alternativa para que professores possam criar um ambiente permeado pela educação libertadora. Adotamos uma investigação interpretativista como método de pesquisa, ao analisar os dados gerados em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Dois materiais foram selecionados para esta análise: o planejamento de aulas da primeira semana de prática no estágio de docência, e as produções iniciais escritas pelos alunos ao final da primeira semana de aulas. Após a análise e interpretação dos dados, constatamos que a leitura analítica de um texto com base nos conceitos discutidos pela Linguística Cognitiva pode se tornar mais produtiva, pois identifica, nos textos dos alunos, elementos linguísticos e textuais que podem servir de base para mudanças no andamento de um projeto de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, ao elaborar uma sequência didática, o professor pode se valer desta relação entre os conceitos da Linguística Cognitiva e conhecimento prévio para afinar a sua proposição de tarefas para que haja melhor compreensão, por parte do aluno, dos objetivos definidos pelo professor.
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