Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Paulo Henrique Padilha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157896
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a Linguística Cognitiva pode contribuir no aperfeiçoamento das práticas escolares por professores no contexto de ensino de língua portuguesa como língua materna. Como base de nossa investigação, partimos da discussão de conceitos básicos abordados pela Linguística Cognitiva, em especial a Semântica Cognitiva, corporeidade e experiencialismo. Passamos pela discussão sobre conhecimento prévio e a questão da leitura interacionista, de onde emerge o conhecimento prévio. Detemo-nos, também, na formação da disciplina de língua portuguesa na escola e discutimos uma alternativa para que professores possam criar um ambiente permeado pela educação libertadora. Adotamos uma investigação interpretativista como método de pesquisa, ao analisar os dados gerados em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Dois materiais foram selecionados para esta análise: o planejamento de aulas da primeira semana de prática no estágio de docência, e as produções iniciais escritas pelos alunos ao final da primeira semana de aulas. Após a análise e interpretação dos dados, constatamos que a leitura analítica de um texto com base nos conceitos discutidos pela Linguística Cognitiva pode se tornar mais produtiva, pois identifica, nos textos dos alunos, elementos linguísticos e textuais que podem servir de base para mudanças no andamento de um projeto de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, ao elaborar uma sequência didática, o professor pode se valer desta relação entre os conceitos da Linguística Cognitiva e conhecimento prévio para afinar a sua proposição de tarefas para que haja melhor compreensão, por parte do aluno, dos objetivos definidos pelo professor.
id UFRGS-2_b9847fecb0e738a438b917bd260e4b46
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pureza, Paulo Henrique PadilhaSimões, Luciene Juliano2017-05-13T02:26:09Z2016http://hdl.handle.net/10183/157896001019869Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a Linguística Cognitiva pode contribuir no aperfeiçoamento das práticas escolares por professores no contexto de ensino de língua portuguesa como língua materna. Como base de nossa investigação, partimos da discussão de conceitos básicos abordados pela Linguística Cognitiva, em especial a Semântica Cognitiva, corporeidade e experiencialismo. Passamos pela discussão sobre conhecimento prévio e a questão da leitura interacionista, de onde emerge o conhecimento prévio. Detemo-nos, também, na formação da disciplina de língua portuguesa na escola e discutimos uma alternativa para que professores possam criar um ambiente permeado pela educação libertadora. Adotamos uma investigação interpretativista como método de pesquisa, ao analisar os dados gerados em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Dois materiais foram selecionados para esta análise: o planejamento de aulas da primeira semana de prática no estágio de docência, e as produções iniciais escritas pelos alunos ao final da primeira semana de aulas. Após a análise e interpretação dos dados, constatamos que a leitura analítica de um texto com base nos conceitos discutidos pela Linguística Cognitiva pode se tornar mais produtiva, pois identifica, nos textos dos alunos, elementos linguísticos e textuais que podem servir de base para mudanças no andamento de um projeto de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, ao elaborar uma sequência didática, o professor pode se valer desta relação entre os conceitos da Linguística Cognitiva e conhecimento prévio para afinar a sua proposição de tarefas para que haja melhor compreensão, por parte do aluno, dos objetivos definidos pelo professor.This paper aims to understand how Cognitive Linguistics can contribute on the improvement of school practice by teachers in the Portuguese as a first language teaching context. Based on our investigations, we stem from the discussion about the basic concepts approached by Cognitive Linguistics, especially Cognitive Semantics, embodiment and experientialism. We reach the discussion about previous knowledge and the interactionist approach to reading, from where previous knowledge emerges. We consider, also, the development of the subject of Portuguese at school and we discuss one alternative in which teachers can create an environment permeated by “liberating education”. We adopted an interpretive investigation as our research method, analyzing the data generated by a group of eighth grade students. Two materials was selected to this analysis: the class planning for the first week of work practice for the internship for teaching, and the initial productions written by the students at the end of the first week of class. After the analysis and data interpretation, we noted that the analytical reading of a text based on the concepts discussed by Cognitive Linguistics can be more productive because it identifies, in the students’ texts, linguistic and textual marks that can serve as a basis for changes in the progress of a teaching and learning project. At the same time, while elaborating a didactic sequence, teachers can benefit from this relation between the concepts of Cognitive Linguistics and previous knowledge in order to refine their propositions of task, providing a better comprehension, from the students, of the objectives defined by teachers.application/pdfporLíngua portuguesa : EnsinoLingüística cognitivaPlanejamento de ensinoPrática docenteCognitive linguisticsTeaching and learning of portugueseClass planningUm estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019869.pdf001019869.pdfTexto completoapplication/pdf862637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157896/1/001019869.pdf3a1bf6dccf05d091a211bc264c6498baMD51TEXT001019869.pdf.txt001019869.pdf.txtExtracted Texttext/plain170102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157896/2/001019869.pdf.txt9ec403b9912284bb7f6a29fc0a69ef29MD52THUMBNAIL001019869.pdf.jpg001019869.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157896/3/001019869.pdf.jpg22fab5b6417e8fe9420fa10fe07d49deMD5310183/1578962018-10-29 09:28:14.673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:28:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
title Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
spellingShingle Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
Pureza, Paulo Henrique Padilha
Língua portuguesa : Ensino
Lingüística cognitiva
Planejamento de ensino
Prática docente
Cognitive linguistics
Teaching and learning of portuguese
Class planning
title_short Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
title_full Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
title_fullStr Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
title_full_unstemmed Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
title_sort Um estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesa
author Pureza, Paulo Henrique Padilha
author_facet Pureza, Paulo Henrique Padilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pureza, Paulo Henrique Padilha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa : Ensino
Lingüística cognitiva
Planejamento de ensino
Prática docente
topic Língua portuguesa : Ensino
Lingüística cognitiva
Planejamento de ensino
Prática docente
Cognitive linguistics
Teaching and learning of portuguese
Class planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Cognitive linguistics
Teaching and learning of portuguese
Class planning
description Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a Linguística Cognitiva pode contribuir no aperfeiçoamento das práticas escolares por professores no contexto de ensino de língua portuguesa como língua materna. Como base de nossa investigação, partimos da discussão de conceitos básicos abordados pela Linguística Cognitiva, em especial a Semântica Cognitiva, corporeidade e experiencialismo. Passamos pela discussão sobre conhecimento prévio e a questão da leitura interacionista, de onde emerge o conhecimento prévio. Detemo-nos, também, na formação da disciplina de língua portuguesa na escola e discutimos uma alternativa para que professores possam criar um ambiente permeado pela educação libertadora. Adotamos uma investigação interpretativista como método de pesquisa, ao analisar os dados gerados em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Dois materiais foram selecionados para esta análise: o planejamento de aulas da primeira semana de prática no estágio de docência, e as produções iniciais escritas pelos alunos ao final da primeira semana de aulas. Após a análise e interpretação dos dados, constatamos que a leitura analítica de um texto com base nos conceitos discutidos pela Linguística Cognitiva pode se tornar mais produtiva, pois identifica, nos textos dos alunos, elementos linguísticos e textuais que podem servir de base para mudanças no andamento de um projeto de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, ao elaborar uma sequência didática, o professor pode se valer desta relação entre os conceitos da Linguística Cognitiva e conhecimento prévio para afinar a sua proposição de tarefas para que haja melhor compreensão, por parte do aluno, dos objetivos definidos pelo professor.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-13T02:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019869
url http://hdl.handle.net/10183/157896
identifier_str_mv 001019869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157896/1/001019869.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157896/2/001019869.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157896/3/001019869.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a1bf6dccf05d091a211bc264c6498ba
9ec403b9912284bb7f6a29fc0a69ef29
22fab5b6417e8fe9420fa10fe07d49de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447195467382784