O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79034 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas. |
id |
UFRGS-2_b9979f7b6a307baebeafc2532890c4db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79034 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Isis DuarteSarmento, Simone2013-10-12T01:52:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/79034000900875O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas.The aim of this study is to analyze the teaching material used by a private English school from Porto Alegre, which is a franchise that can be found throughout Brazil. I intend to verify the extent to which this material is consistent with the theoretical and methodological premises announced by the school. The main focus of this study was the listening material used by the students in their preparation for classes. My main goal was to check the characteristics of the material in relation to the statement found in the schools’ official documents that the course adopts a communicative approach. In order to do that, I conducted an analysis of the audio CDs and the written method, which consists mainly of an extension of the listening material (transcriptions). After analyzing the data, it is possible to point out that the method is mainly based on the assumptions characteristic of the audio-lingual method, which are focused on repetition, memorization and substitution of words/forms within closed structures.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Material didáticoListeningEnglish languageTeaching materialTeachingAudiolingual methodCommunicative approachO material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900875.pdf000900875.pdfTexto completoapplication/pdf2979416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/1/000900875.pdf534897b1396a3954e5647d2ed386809bMD51TEXT000900875.pdf.txt000900875.pdf.txtExtracted Texttext/plain154019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/2/000900875.pdf.txt015b0db159d6ba61ab6ae46011d285cfMD52THUMBNAIL000900875.pdf.jpg000900875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/3/000900875.pdf.jpgfddc0987b39dfb1c10c860d6692c19ebMD5310183/790342022-08-06 04:47:46.150919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
title |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
spellingShingle |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática Fernandes, Isis Duarte Ensino de língua estrangeira (inglês) Material didático Listening English language Teaching material Teaching Audiolingual method Communicative approach |
title_short |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
title_full |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
title_fullStr |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
title_full_unstemmed |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
title_sort |
O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática |
author |
Fernandes, Isis Duarte |
author_facet |
Fernandes, Isis Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Isis Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Material didático |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Material didático Listening English language Teaching material Teaching Audiolingual method Communicative approach |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Listening English language Teaching material Teaching Audiolingual method Communicative approach |
description |
O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-12T01:52:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79034 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000900875 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79034 |
identifier_str_mv |
000900875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/1/000900875.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/2/000900875.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79034/3/000900875.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
534897b1396a3954e5647d2ed386809b 015b0db159d6ba61ab6ae46011d285cf fddc0987b39dfb1c10c860d6692c19eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224455336230912 |