Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias, Schaurich, Diego, Tanccini, Thaíla, Antunes, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28240
Resumo: Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.
id UFRGS-2_b9c6c3ae1c1ddd286ae6874d016d1392
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Crossetti, Maria da Graça OliveiraBittencourt, Greicy Kelly Gouveia DiasSchaurich, DiegoTanccini, ThaílaAntunes, Michele2011-03-26T06:01:26Z20090102-6933http://hdl.handle.net/10183/28240000740612Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.This study aimed at characterizing the teaching strategies applied to nursing in order to develop critical thinking skills. An integrative review was elaborated on the Web of Science and Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) data base, with the descriptors critical thinking, nursing and teaching, from 1987 to 2008. The sample comprised 64 articles and the analysis provided the identification of 27 strategies for teaching critical thinking in nursing. Among those, the most referred to were questioning, case study, online teaching and interactive learning, concept map and teaching based on problem solving. Different strategies described in the study revealed a wide range of possibilities which can be applied to teaching and to clinical practice. It was concluded that the development of the critical thinking skills through these teaching strategies can help nursing students to be more critical and reflexive.El objetivo es caracterizar estrategias de enseñanza utilizadas en enfermería para desarrollar habilidades del pensamiento crítico. Fue elaborada una revisión integrativa en las bases de datos Web of Science y Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), con los descriptores critical thinking, nursing y teaching, en el período de 1987 a 2008. La muestra se constituye de 64 artículos cuyo análisis permitió la identificación de 27 estrategias de enseñanza del pensamiento crítico aplicadas a la enfermería. Entre estas, las cinco más citadas fueron: cuestionamiento, estudio de caso, enseñanza online y aprendizaje interactivo, mapa conceptual y aprendizaje con base a problemas. Diferentes estrategias reveladas en este estudio evidencian una gama de posibilidades que podrán ser aplicadas a la enseñanza y a la práctica clínica. Se concluye que el desarrollo de habilidades del pensamiento crítico a través de estas estrategias puede proporcionar la formación de profesionales más críticos y reflexivos.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 732-741Pensamento críticoEducação em enfermagemThinkingEducation nursingNursing researchPensamientoEducación en enfermeríaInvestigación en enfermeríaEstratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagemEstrategias de enseñanza de las habilidades del pensamiento crítico en enfermería Strategies for teaching the critical thinking abilities in nursing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000740612.pdf.txt000740612.pdf.txtExtracted Texttext/plain40328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/2/000740612.pdf.txtf59e40a3e4b98a0da082d0d42b3443ceMD52ORIGINAL000740612.pdf000740612.pdfTexto completoapplication/pdf62853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/1/000740612.pdf9de2cb5c6ad6215f53776aadcbc42dadMD51THUMBNAIL000740612.pdf.jpg000740612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/3/000740612.pdf.jpg4d54e256d3f05c247b3d13d8b6f53049MD5310183/282402023-02-02 05:48:52.34264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-02T07:48:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estrategias de enseñanza de las habilidades del pensamiento crítico en enfermería
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategies for teaching the critical thinking abilities in nursing
title Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
spellingShingle Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Pensamento crítico
Educação em enfermagem
Thinking
Education nursing
Nursing research
Pensamiento
Educación en enfermería
Investigación en enfermería
title_short Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
title_full Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
title_fullStr Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
title_full_unstemmed Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
title_sort Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
author Crossetti, Maria da Graça Oliveira
author_facet Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias
Schaurich, Diego
Tanccini, Thaíla
Antunes, Michele
author_role author
author2 Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias
Schaurich, Diego
Tanccini, Thaíla
Antunes, Michele
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias
Schaurich, Diego
Tanccini, Thaíla
Antunes, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Educação em enfermagem
topic Pensamento crítico
Educação em enfermagem
Thinking
Education nursing
Nursing research
Pensamiento
Educación en enfermería
Investigación en enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Thinking
Education nursing
Nursing research
dc.subject.spa.fl_str_mv Pensamiento
Educación en enfermería
Investigación en enfermería
description Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-26T06:01:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28240
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740612
identifier_str_mv 0102-6933
000740612
url http://hdl.handle.net/10183/28240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 732-741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/2/000740612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/1/000740612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/3/000740612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f59e40a3e4b98a0da082d0d42b3443ce
9de2cb5c6ad6215f53776aadcbc42dad
4d54e256d3f05c247b3d13d8b6f53049
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224725185167360