Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28240 |
Resumo: | Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos. |
id |
UFRGS-2_b9c6c3ae1c1ddd286ae6874d016d1392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28240 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Crossetti, Maria da Graça OliveiraBittencourt, Greicy Kelly Gouveia DiasSchaurich, DiegoTanccini, ThaílaAntunes, Michele2011-03-26T06:01:26Z20090102-6933http://hdl.handle.net/10183/28240000740612Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.This study aimed at characterizing the teaching strategies applied to nursing in order to develop critical thinking skills. An integrative review was elaborated on the Web of Science and Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) data base, with the descriptors critical thinking, nursing and teaching, from 1987 to 2008. The sample comprised 64 articles and the analysis provided the identification of 27 strategies for teaching critical thinking in nursing. Among those, the most referred to were questioning, case study, online teaching and interactive learning, concept map and teaching based on problem solving. Different strategies described in the study revealed a wide range of possibilities which can be applied to teaching and to clinical practice. It was concluded that the development of the critical thinking skills through these teaching strategies can help nursing students to be more critical and reflexive.El objetivo es caracterizar estrategias de enseñanza utilizadas en enfermería para desarrollar habilidades del pensamiento crítico. Fue elaborada una revisión integrativa en las bases de datos Web of Science y Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), con los descriptores critical thinking, nursing y teaching, en el período de 1987 a 2008. La muestra se constituye de 64 artículos cuyo análisis permitió la identificación de 27 estrategias de enseñanza del pensamiento crítico aplicadas a la enfermería. Entre estas, las cinco más citadas fueron: cuestionamiento, estudio de caso, enseñanza online y aprendizaje interactivo, mapa conceptual y aprendizaje con base a problemas. Diferentes estrategias reveladas en este estudio evidencian una gama de posibilidades que podrán ser aplicadas a la enseñanza y a la práctica clínica. Se concluye que el desarrollo de habilidades del pensamiento crítico a través de estas estrategias puede proporcionar la formación de profesionales más críticos y reflexivos.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 732-741Pensamento críticoEducação em enfermagemThinkingEducation nursingNursing researchPensamientoEducación en enfermeríaInvestigación en enfermeríaEstratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagemEstrategias de enseñanza de las habilidades del pensamiento crítico en enfermería Strategies for teaching the critical thinking abilities in nursing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000740612.pdf.txt000740612.pdf.txtExtracted Texttext/plain40328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/2/000740612.pdf.txtf59e40a3e4b98a0da082d0d42b3443ceMD52ORIGINAL000740612.pdf000740612.pdfTexto completoapplication/pdf62853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/1/000740612.pdf9de2cb5c6ad6215f53776aadcbc42dadMD51THUMBNAIL000740612.pdf.jpg000740612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/3/000740612.pdf.jpg4d54e256d3f05c247b3d13d8b6f53049MD5310183/282402023-02-02 05:48:52.34264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-02T07:48:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estrategias de enseñanza de las habilidades del pensamiento crítico en enfermería |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Strategies for teaching the critical thinking abilities in nursing |
title |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
spellingShingle |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem Crossetti, Maria da Graça Oliveira Pensamento crítico Educação em enfermagem Thinking Education nursing Nursing research Pensamiento Educación en enfermería Investigación en enfermería |
title_short |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
title_full |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
title_fullStr |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
title_sort |
Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem |
author |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira |
author_facet |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias Schaurich, Diego Tanccini, Thaíla Antunes, Michele |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias Schaurich, Diego Tanccini, Thaíla Antunes, Michele |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias Schaurich, Diego Tanccini, Thaíla Antunes, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento crítico Educação em enfermagem |
topic |
Pensamento crítico Educação em enfermagem Thinking Education nursing Nursing research Pensamiento Educación en enfermería Investigación en enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thinking Education nursing Nursing research |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Pensamiento Educación en enfermería Investigación en enfermería |
description |
Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-26T06:01:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28240 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000740612 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000740612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 732-741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/2/000740612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/1/000740612.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28240/3/000740612.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f59e40a3e4b98a0da082d0d42b3443ce 9de2cb5c6ad6215f53776aadcbc42dad 4d54e256d3f05c247b3d13d8b6f53049 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224725185167360 |