O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jiménez-Gómez, María Antonia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cárdenas-Becerril, Lucila, Velásquez-Oyola, Margarita Betzabé, Carrillo-Pineda, Marcela, Barón-Díaz, Leyvi Yamile
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905
Resumo: Objetivo: avaliar o ensino da competência transversal do pensamento crítico-reflexivo, fundamental na tomada de decisões e solução de problemas de enfermagem, nos programas de graduação de instituições públicas e privadas da região Andina. Método: estudo multicêntrico, transversal, exploratório-descritivo, com abordagem mista em cinco países. Resultados: 76 programas de Enfermagem participaram do estudo. O pensamento crítico-reflexivo foi constatado como disciplina, conteúdo de disciplina e estratégias didáticas. Das 562 disciplinas revisadas, este tipo de pensamento se encontra em 46% da área de humanidades e 42% na área de pesquisa e profissional-disciplinar. Existe a necessidade de capacitar os docentes para obter coerência entre a proposta do modelo pedagógico, as estratégias didáticas e a avaliação. Conclusão: os programas de enfermagem da região Andina contemplam o pensamento crítico como habilidades cognitivas, de comunicação e pessoais. Da mesma forma, utilizam a análise de situações reais, estágio supervisionado, laboratórios de simulação e, principalmente, a aprendizagem baseada em problemas, com a finalidade de desenvolver a capacidade para solucionar problemas, tomar decisões e desenvolver habilidades comunicativas, incluindo análise, síntese e avaliação.
id USP-38_427e98aa895815983b7b719924088f81
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184905
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagemEl pensamiento reflexivo y crítico en los currículos de enfermeríaReflective and critical thinking in nursing curriculumThinking; Nursing; Education; Curriculum; Nursing Education; Nursing CurriculumPensamiento; Enfermería; Educación; Currículo; Educación en Enfermería; Currículo en EnfermeríaPensamento; Enfermagem; Educação; Currículo; Educação em Enfermagem; Curriculo en Enfermagem Objetivo: avaliar o ensino da competência transversal do pensamento crítico-reflexivo, fundamental na tomada de decisões e solução de problemas de enfermagem, nos programas de graduação de instituições públicas e privadas da região Andina. Método: estudo multicêntrico, transversal, exploratório-descritivo, com abordagem mista em cinco países. Resultados: 76 programas de Enfermagem participaram do estudo. O pensamento crítico-reflexivo foi constatado como disciplina, conteúdo de disciplina e estratégias didáticas. Das 562 disciplinas revisadas, este tipo de pensamento se encontra em 46% da área de humanidades e 42% na área de pesquisa e profissional-disciplinar. Existe a necessidade de capacitar os docentes para obter coerência entre a proposta do modelo pedagógico, as estratégias didáticas e a avaliação. Conclusão: os programas de enfermagem da região Andina contemplam o pensamento crítico como habilidades cognitivas, de comunicação e pessoais. Da mesma forma, utilizam a análise de situações reais, estágio supervisionado, laboratórios de simulação e, principalmente, a aprendizagem baseada em problemas, com a finalidade de desenvolver a capacidade para solucionar problemas, tomar decisões e desenvolver habilidades comunicativas, incluindo análise, síntese e avaliação. Objetivo: evaluar la enseñanza de la competencia transversal del Pensamiento Reflexivo y Crítico, fundamental en la toma de decisiones y en la solución de problemas de enfermería, en los programas de grado de instituciones públicas y privadas de la región Andina. Método: estudio multicéntrico, transversal, exploratorio-descriptivo, con abordaje mixto en 5 países. Resultados: 76 programas de Enfermería participaron en el estudio. El Pensamiento Reflexivo y Crítico se encontró como asignatura, contenido de asignatura y estrategias didácticas. De las 562 asignaturas que han sido revisadas, este tipo de pensamiento se encuentra en el 46% del área de humanidades y el 42% en el área de investigación y profesional disciplinar. Está la necesidad de capacitar a los docentes para lograr coherencia entre el planteamiento del modelo pedagógico, las estrategias didácticas y la evaluación. Conclusión: los programas de enfermería de la región Andina contemplan el pensamiento crítico como habilidades cognitivas, de comunicación y personales. Asimismo, utilizan el análisis de situaciones reales, la práctica supervisada, los laboratorios de simulación y, principalmente, el aprendizaje basado en problemas, con la finalidad de desarrollar la capacidad para solucionar los problemas, tomar decisiones y desarrollar habilidades comunicativas, incluyendo el análisis, la síntesis y la evaluación. Objective: to evaluate the teaching of transversal competence of the Reflective and Critical Thinking that is fundamental in the decision-making and solution of nursing problems, in degree programs of public and private institutions in the Andean region. Method: multi-center, cross-sectional, exploratory-descriptive study, with mixed approach in 5 countries. Results: 76 nursing programs participated in the study. The Reflective and Critical Thinking was found as a subject, subject content and didactic strategies. Of the 562 subjects reviewed, this type of thinking is found in 46% of the humanities area and 42% in the area of research and professional discipline. It is important to train teachers to achieve coherence between the pedagogical model approach, teaching strategies and evaluations. Conclusion: nursing programs in the Andean region contemplate the critical thinking as cognitive and personals skills of communication. They also use real situations analysis, supervised practice, simulation labs and specifically learning based in problems to develop the capacity to solve them, decision-making and develop communication skills, including analysis, synthesis and evaluation. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18490510.1590/1518-8345.2861.3173Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3173Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3173Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e31731518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905/171008https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905/171009https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905/171010Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessJiménez-Gómez, María Antonia Cárdenas-Becerril, Lucila Velásquez-Oyola, Margarita Betzabé Carrillo-Pineda, Marcela Barón-Díaz, Leyvi Yamile 2021-04-27T16:41:29Zoai:revistas.usp.br:article/184905Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-27T16:41:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
El pensamiento reflexivo y crítico en los currículos de enfermería
Reflective and critical thinking in nursing curriculum
title O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
spellingShingle O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
Jiménez-Gómez, María Antonia
Thinking; Nursing; Education; Curriculum; Nursing Education; Nursing Curriculum
Pensamiento; Enfermería; Educación; Currículo; Educación en Enfermería; Currículo en Enfermería
Pensamento; Enfermagem; Educação; Currículo; Educação em Enfermagem; Curriculo en Enfermagem
title_short O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
title_full O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
title_fullStr O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
title_full_unstemmed O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
title_sort O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem
author Jiménez-Gómez, María Antonia
author_facet Jiménez-Gómez, María Antonia
Cárdenas-Becerril, Lucila
Velásquez-Oyola, Margarita Betzabé
Carrillo-Pineda, Marcela
Barón-Díaz, Leyvi Yamile
author_role author
author2 Cárdenas-Becerril, Lucila
Velásquez-Oyola, Margarita Betzabé
Carrillo-Pineda, Marcela
Barón-Díaz, Leyvi Yamile
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jiménez-Gómez, María Antonia
Cárdenas-Becerril, Lucila
Velásquez-Oyola, Margarita Betzabé
Carrillo-Pineda, Marcela
Barón-Díaz, Leyvi Yamile
dc.subject.por.fl_str_mv Thinking; Nursing; Education; Curriculum; Nursing Education; Nursing Curriculum
Pensamiento; Enfermería; Educación; Currículo; Educación en Enfermería; Currículo en Enfermería
Pensamento; Enfermagem; Educação; Currículo; Educação em Enfermagem; Curriculo en Enfermagem
topic Thinking; Nursing; Education; Curriculum; Nursing Education; Nursing Curriculum
Pensamiento; Enfermería; Educación; Currículo; Educación en Enfermería; Currículo en Enfermería
Pensamento; Enfermagem; Educação; Currículo; Educação em Enfermagem; Curriculo en Enfermagem
description Objetivo: avaliar o ensino da competência transversal do pensamento crítico-reflexivo, fundamental na tomada de decisões e solução de problemas de enfermagem, nos programas de graduação de instituições públicas e privadas da região Andina. Método: estudo multicêntrico, transversal, exploratório-descritivo, com abordagem mista em cinco países. Resultados: 76 programas de Enfermagem participaram do estudo. O pensamento crítico-reflexivo foi constatado como disciplina, conteúdo de disciplina e estratégias didáticas. Das 562 disciplinas revisadas, este tipo de pensamento se encontra em 46% da área de humanidades e 42% na área de pesquisa e profissional-disciplinar. Existe a necessidade de capacitar os docentes para obter coerência entre a proposta do modelo pedagógico, as estratégias didáticas e a avaliação. Conclusão: os programas de enfermagem da região Andina contemplam o pensamento crítico como habilidades cognitivas, de comunicação e pessoais. Da mesma forma, utilizam a análise de situações reais, estágio supervisionado, laboratórios de simulação e, principalmente, a aprendizagem baseada em problemas, com a finalidade de desenvolver a capacidade para solucionar problemas, tomar decisões e desenvolver habilidades comunicativas, incluindo análise, síntese e avaliação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905
10.1590/1518-8345.2861.3173
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2861.3173
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905/171008
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905/171009
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184905/171010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3173
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3173
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3173
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855502233600