"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Possamai, Zita Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211774
Resumo: Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos..
id UFRGS-2_b9debde406cb6f1c0c89d32efcb2f1f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211774
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miglioranza, Cristiane Indiara VernesPossamai, Zita Rosane2020-07-11T03:52:33Z20201807-3859http://hdl.handle.net/10183/211774001115824Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos..This paper analyzes the content of the reports of the general inspectors of the Public Instruction in Rio Grande do Sul, Brazil, from the notions of material and visual school culture, comparing them with other documentary sources and with specialized bibliography. It points to the existence of a concern, followed by action in equipping and provide schools with the innovations of the embryonic educational products market, with views to "civilization" of the population in the positivist model. It notes that State technical professionals were attentive to the practices used in other countries. It concludes that economic and logistics solutions to maintain the supply of this material were created and distinguishes amongst them the school series from Julio de Castilhos Museum, the furniture manufactured in the workshops of the House of Correction and the local adaptation and edition of textbooks.Este trabajo analiza el contenido de los informes de los inspectores generales de la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil, desde las nociones de cultura material y de cultura visual de la escuela, comparándolos con otras fuentes documentales y bibliografía especializada. Se apunta a la existencia de una preocupación, seguida de acción, en equipar las escuelas con las novidads del entonces embrionario mercado de productos educativos, con miras a la "civilización" de la población en el modelo positivista. Se observa que los profesionales técnicos del Estado estaban atentos a las prácticas utilizadas en otros países. Se apunta para la creación de soluciones económicas y logísticas para mantener el abastecimiento de este material a las escuelas, con distinción para las colecciones escolares del Museo Julio de Castilhos, la mobília fabricada en los talleres de la Casa de Corrección y la adaptación y edición locales de libros didácticos.application/pdfengCadernos de História da Educação. Uberlândia, MG. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 513-534MuseuPesquisa em MuseologiaEducação : HistóriaPublic InstructionLessons from ThingsMaterial School CultureVisual School CultureInstrucción PúblicaLecciones de CosasCultura Material de la EscuelaCultura Visual de la Escuela"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)According to the modern pedagogy : lessons, objects and materiality in the Public Instruction of Rio Grande do Sul, Brazil (1891-1928)De acuerdo con la moderna pedagogía : las lecciones, las cosas y la materialidad en la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil (1891-1928)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115824.pdf.txt001115824.pdf.txtExtracted Texttext/plain71433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/2/001115824.pdf.txtc4c7f93dcac900d70611892662703d0eMD52ORIGINAL001115824.pdfTexto completo (inglês)application/pdf803201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/1/001115824.pdf0026446fa50ae3f18891c5dbc9aa74e8MD5110183/2117742020-07-12 03:41:48.071989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:41:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv According to the modern pedagogy : lessons, objects and materiality in the Public Instruction of Rio Grande do Sul, Brazil (1891-1928)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv De acuerdo con la moderna pedagogía : las lecciones, las cosas y la materialidad en la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil (1891-1928)
title "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
spellingShingle "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes
Museu
Pesquisa em Museologia
Educação : História
Public Instruction
Lessons from Things
Material School Culture
Visual School Culture
Instrucción Pública
Lecciones de Cosas
Cultura Material de la Escuela
Cultura Visual de la Escuela
title_short "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
title_full "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
title_fullStr "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
title_full_unstemmed "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
title_sort "De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
author Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes
author_facet Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes
Possamai, Zita Rosane
author_role author
author2 Possamai, Zita Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes
Possamai, Zita Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Pesquisa em Museologia
Educação : História
topic Museu
Pesquisa em Museologia
Educação : História
Public Instruction
Lessons from Things
Material School Culture
Visual School Culture
Instrucción Pública
Lecciones de Cosas
Cultura Material de la Escuela
Cultura Visual de la Escuela
dc.subject.eng.fl_str_mv Public Instruction
Lessons from Things
Material School Culture
Visual School Culture
dc.subject.spa.fl_str_mv Instrucción Pública
Lecciones de Cosas
Cultura Material de la Escuela
Cultura Visual de la Escuela
description Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos..
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-11T03:52:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211774
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-3859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115824
identifier_str_mv 1807-3859
001115824
url http://hdl.handle.net/10183/211774
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de História da Educação. Uberlândia, MG. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 513-534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/2/001115824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/1/001115824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4c7f93dcac900d70611892662703d0e
0026446fa50ae3f18891c5dbc9aa74e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224995014180864