"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211774 |
Resumo: | Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos.. |
id |
UFRGS-2_b9debde406cb6f1c0c89d32efcb2f1f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211774 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miglioranza, Cristiane Indiara VernesPossamai, Zita Rosane2020-07-11T03:52:33Z20201807-3859http://hdl.handle.net/10183/211774001115824Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos..This paper analyzes the content of the reports of the general inspectors of the Public Instruction in Rio Grande do Sul, Brazil, from the notions of material and visual school culture, comparing them with other documentary sources and with specialized bibliography. It points to the existence of a concern, followed by action in equipping and provide schools with the innovations of the embryonic educational products market, with views to "civilization" of the population in the positivist model. It notes that State technical professionals were attentive to the practices used in other countries. It concludes that economic and logistics solutions to maintain the supply of this material were created and distinguishes amongst them the school series from Julio de Castilhos Museum, the furniture manufactured in the workshops of the House of Correction and the local adaptation and edition of textbooks.Este trabajo analiza el contenido de los informes de los inspectores generales de la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil, desde las nociones de cultura material y de cultura visual de la escuela, comparándolos con otras fuentes documentales y bibliografía especializada. Se apunta a la existencia de una preocupación, seguida de acción, en equipar las escuelas con las novidads del entonces embrionario mercado de productos educativos, con miras a la "civilización" de la población en el modelo positivista. Se observa que los profesionales técnicos del Estado estaban atentos a las prácticas utilizadas en otros países. Se apunta para la creación de soluciones económicas y logísticas para mantener el abastecimiento de este material a las escuelas, con distinción para las colecciones escolares del Museo Julio de Castilhos, la mobília fabricada en los talleres de la Casa de Corrección y la adaptación y edición locales de libros didácticos.application/pdfengCadernos de História da Educação. Uberlândia, MG. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 513-534MuseuPesquisa em MuseologiaEducação : HistóriaPublic InstructionLessons from ThingsMaterial School CultureVisual School CultureInstrucción PúblicaLecciones de CosasCultura Material de la EscuelaCultura Visual de la Escuela"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)According to the modern pedagogy : lessons, objects and materiality in the Public Instruction of Rio Grande do Sul, Brazil (1891-1928)De acuerdo con la moderna pedagogía : las lecciones, las cosas y la materialidad en la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil (1891-1928)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115824.pdf.txt001115824.pdf.txtExtracted Texttext/plain71433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/2/001115824.pdf.txtc4c7f93dcac900d70611892662703d0eMD52ORIGINAL001115824.pdfTexto completo (inglês)application/pdf803201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/1/001115824.pdf0026446fa50ae3f18891c5dbc9aa74e8MD5110183/2117742020-07-12 03:41:48.071989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:41:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
According to the modern pedagogy : lessons, objects and materiality in the Public Instruction of Rio Grande do Sul, Brazil (1891-1928) |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
De acuerdo con la moderna pedagogía : las lecciones, las cosas y la materialidad en la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil (1891-1928) |
title |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
spellingShingle |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes Museu Pesquisa em Museologia Educação : História Public Instruction Lessons from Things Material School Culture Visual School Culture Instrucción Pública Lecciones de Cosas Cultura Material de la Escuela Cultura Visual de la Escuela |
title_short |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
title_full |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
title_fullStr |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
title_full_unstemmed |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
title_sort |
"De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) |
author |
Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes |
author_facet |
Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes Possamai, Zita Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Possamai, Zita Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes Possamai, Zita Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Pesquisa em Museologia Educação : História |
topic |
Museu Pesquisa em Museologia Educação : História Public Instruction Lessons from Things Material School Culture Visual School Culture Instrucción Pública Lecciones de Cosas Cultura Material de la Escuela Cultura Visual de la Escuela |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public Instruction Lessons from Things Material School Culture Visual School Culture |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Instrucción Pública Lecciones de Cosas Cultura Material de la Escuela Cultura Visual de la Escuela |
description |
Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos.. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-11T03:52:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211774 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-3859 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115824 |
identifier_str_mv |
1807-3859 001115824 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação. Uberlândia, MG. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 513-534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/2/001115824.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211774/1/001115824.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4c7f93dcac900d70611892662703d0e 0026446fa50ae3f18891c5dbc9aa74e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224995014180864 |