Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luiza Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005k49
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.
id UFSM_12eb951d3c8da1a796fbbc87186bf285
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16929
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicaçãoEducomunicaçãoGêneroSexualidadeEnsino médioAudiovisualEducommunicationGenderSexualityHigh schoolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.This experimental project had as main objective to hold meetings to develop educommunication actions and thereby discuss gender and sexuality issues in high schools, specifically with third year classes, using the audiovisual as an instigator of the debate on these previously selected themes, which were the violence of gender and LGBT issues, and with this, get out of the university and do something outside for the local community. Through this, using theories of educommunication, we sought to stimulate a citizen education and a better understanding of the media, which we can perceive that occurred thanks to the application of participant group discussion and observation techniques. The main theories used in this work were those of educommunication and those involving gender, sexual diversity and education. Using audiovisual as a teaching method was also a fundamental part of the meetings held, since it helped the students to understand the topics and to debate, as pointed out by themselves in the analysis of the project at the end of the activities.Esse projeto experimental teve como principal objetivo realizar encontros para desenvolver ações educomunicativas e assim debater questões de gênero e sexualidade em escolas de ensino médio, mais precisamente com turmas de terceiro ano, utilizando o audiovisual como instigador do debate destes temas previamente selecionados, que foram a violência de gênero e questões LGBTs, buscando assim sair da universidade e realizar fora dela algo pela comunidade local. Através disso, utilizando teorias da educomunicação, buscou-se estimular uma educação cidadã e um melhor entendimento das mídias, o que podemos perceber que ocorreu graças a aplicação das técnicas de grupos de discussão e observação participante. As principais teorias utilizadas nesse trabalho foram as da educomunicação e as que envolvem gênero, diversidade sexual e educação. Utilizar o audiovisual como método de ensino também foi parte fundamental dos encontros realizados, visto que ajudou os alunos na compreensão dos temas e a debater, como apontado por eles mesmos na análise do projeto feita ao final das atividades.BrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasDalmolin, Aline RoesSouza, Luiza Rodrigues de2019-06-11T15:21:37Z2019-06-11T15:21:37Z2017-12-122017Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929ark:/26339/0013000005k49porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-12T06:07:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-12T06:07:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
title Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
spellingShingle Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
Souza, Luiza Rodrigues de
Educomunicação
Gênero
Sexualidade
Ensino médio
Audiovisual
Educommunication
Gender
Sexuality
High school
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
title_full Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
title_fullStr Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
title_full_unstemmed Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
title_sort Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
author Souza, Luiza Rodrigues de
author_facet Souza, Luiza Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luiza Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Gênero
Sexualidade
Ensino médio
Audiovisual
Educommunication
Gender
Sexuality
High school
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Educomunicação
Gênero
Sexualidade
Ensino médio
Audiovisual
Educommunication
Gender
Sexuality
High school
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
2017
2019-06-11T15:21:37Z
2019-06-11T15:21:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005k49
identifier_str_mv DE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.
ark:/26339/0013000005k49
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172288233865216