Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000005k49 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017. |
id |
UFSM_12eb951d3c8da1a796fbbc87186bf285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16929 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicaçãoEducomunicaçãoGêneroSexualidadeEnsino médioAudiovisualEducommunicationGenderSexualityHigh schoolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.This experimental project had as main objective to hold meetings to develop educommunication actions and thereby discuss gender and sexuality issues in high schools, specifically with third year classes, using the audiovisual as an instigator of the debate on these previously selected themes, which were the violence of gender and LGBT issues, and with this, get out of the university and do something outside for the local community. Through this, using theories of educommunication, we sought to stimulate a citizen education and a better understanding of the media, which we can perceive that occurred thanks to the application of participant group discussion and observation techniques. The main theories used in this work were those of educommunication and those involving gender, sexual diversity and education. Using audiovisual as a teaching method was also a fundamental part of the meetings held, since it helped the students to understand the topics and to debate, as pointed out by themselves in the analysis of the project at the end of the activities.Esse projeto experimental teve como principal objetivo realizar encontros para desenvolver ações educomunicativas e assim debater questões de gênero e sexualidade em escolas de ensino médio, mais precisamente com turmas de terceiro ano, utilizando o audiovisual como instigador do debate destes temas previamente selecionados, que foram a violência de gênero e questões LGBTs, buscando assim sair da universidade e realizar fora dela algo pela comunidade local. Através disso, utilizando teorias da educomunicação, buscou-se estimular uma educação cidadã e um melhor entendimento das mídias, o que podemos perceber que ocorreu graças a aplicação das técnicas de grupos de discussão e observação participante. As principais teorias utilizadas nesse trabalho foram as da educomunicação e as que envolvem gênero, diversidade sexual e educação. Utilizar o audiovisual como método de ensino também foi parte fundamental dos encontros realizados, visto que ajudou os alunos na compreensão dos temas e a debater, como apontado por eles mesmos na análise do projeto feita ao final das atividades.BrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasDalmolin, Aline RoesSouza, Luiza Rodrigues de2019-06-11T15:21:37Z2019-06-11T15:21:37Z2017-12-122017Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929ark:/26339/0013000005k49porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-12T06:07:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-12T06:07:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
title |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
spellingShingle |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação Souza, Luiza Rodrigues de Educomunicação Gênero Sexualidade Ensino médio Audiovisual Educommunication Gender Sexuality High school CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
title_full |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
title_fullStr |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
title_full_unstemmed |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
title_sort |
Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação |
author |
Souza, Luiza Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Luiza Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalmolin, Aline Roes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luiza Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Gênero Sexualidade Ensino médio Audiovisual Educommunication Gender Sexuality High school CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Educomunicação Gênero Sexualidade Ensino médio Audiovisual Educommunication Gender Sexuality High school CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 2017 2019-06-11T15:21:37Z 2019-06-11T15:21:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000005k49 |
identifier_str_mv |
DE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. ark:/26339/0013000005k49 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172288233865216 |