O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrard, Samuel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159159
Resumo: A indústria de calçados vem rapidamente perdendo espaço no mercado mundial, com números cada vez menores de exportações. O volume de exportações de calçados brasileiros sofreu uma baixa de dez milhões de pares entre janeiro e maio deste ano. No total, foram vendidos lá fora 89,9 milhões de pares – ante 99,8 milhões no mesmo período do ano passado. Entre as regiões que mais sentem o recuo está o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Segundo o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, mais de 11 mil pessoas já perderam os empregos no pólo calçadista gaúcho desde o início do ano. Mesmo assim, o setor registrou, nestes cinco meses, uma elevação de 8% no faturamento – que chegou a US$ 765 milhões, contra US$ 707 milhões do ano anterior. A principal justificativa para o crescimento é o aumento do preço médio do par do calçado vendido no mercado externo, como forma de atenuar as perdas causadas pelo câmbio. O problema é que, com o aumento do preço, as indústrias do país passam a sofrer ainda mais com a concorrência chinesa – que é responsável por 55% da produção global de calçados. Tentaremos, portanto, no decorrer deste estudo de ensino mostrar a complexidade de uma tomada de decisão, numa questão que preocupa o empresariado brasileiro, pois implica em um dos temas mais polêmicos da gestão empresarial que é a questão da mudança. Sendo que, neste caso mais específico, o dilema se configura na decisão de estruturar uma planta produtiva na china, deixando de fabricar os produtos no Brasil, devido à concorrência chinesa, que vem ao longo dos anos, massacrando nossas empresas, através de dos incentivos fiscais. Portanto, neste trabalho, iremos mostrar vários aspectos no que diz respeito à necessidade de mudança e ao posicionamento da marca Havaianas.
id UFRGS-2_ba27f999f27fdaabc0a68025469b3b33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159159
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carrard, SamuelSantos, Cristiane Pizzutti dos2017-06-06T02:27:43Z2007http://hdl.handle.net/10183/159159000647201A indústria de calçados vem rapidamente perdendo espaço no mercado mundial, com números cada vez menores de exportações. O volume de exportações de calçados brasileiros sofreu uma baixa de dez milhões de pares entre janeiro e maio deste ano. No total, foram vendidos lá fora 89,9 milhões de pares – ante 99,8 milhões no mesmo período do ano passado. Entre as regiões que mais sentem o recuo está o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Segundo o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, mais de 11 mil pessoas já perderam os empregos no pólo calçadista gaúcho desde o início do ano. Mesmo assim, o setor registrou, nestes cinco meses, uma elevação de 8% no faturamento – que chegou a US$ 765 milhões, contra US$ 707 milhões do ano anterior. A principal justificativa para o crescimento é o aumento do preço médio do par do calçado vendido no mercado externo, como forma de atenuar as perdas causadas pelo câmbio. O problema é que, com o aumento do preço, as indústrias do país passam a sofrer ainda mais com a concorrência chinesa – que é responsável por 55% da produção global de calçados. Tentaremos, portanto, no decorrer deste estudo de ensino mostrar a complexidade de uma tomada de decisão, numa questão que preocupa o empresariado brasileiro, pois implica em um dos temas mais polêmicos da gestão empresarial que é a questão da mudança. Sendo que, neste caso mais específico, o dilema se configura na decisão de estruturar uma planta produtiva na china, deixando de fabricar os produtos no Brasil, devido à concorrência chinesa, que vem ao longo dos anos, massacrando nossas empresas, através de dos incentivos fiscais. Portanto, neste trabalho, iremos mostrar vários aspectos no que diz respeito à necessidade de mudança e ao posicionamento da marca Havaianas.application/pdfporGestão empresarialPlanejamento estratégicoTomada de decisãoEstratégia competitivaInternacionalizaçãoMarketingO caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização em Gestão Empresarialinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000647201.pdf000647201.pdfTexto completoapplication/pdf10817631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159159/1/000647201.pdf8ec84c03e7350cd8799da9d3721f949eMD51TEXT000647201.pdf.txt000647201.pdf.txtExtracted Texttext/plain92612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159159/2/000647201.pdf.txtee1e26833fce200f4dc11ee1b7de9645MD52THUMBNAIL000647201.pdf.jpg000647201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159159/3/000647201.pdf.jpg2082e77602b413cc2cc0f9e929cbcd1bMD5310183/1591592018-10-22 08:04:36.532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:04:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
title O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
spellingShingle O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
Carrard, Samuel
Gestão empresarial
Planejamento estratégico
Tomada de decisão
Estratégia competitiva
Internacionalização
Marketing
title_short O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
title_full O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
title_fullStr O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
title_full_unstemmed O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
title_sort O caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?
author Carrard, Samuel
author_facet Carrard, Samuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrard, Samuel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão empresarial
Planejamento estratégico
Tomada de decisão
Estratégia competitiva
Internacionalização
Marketing
topic Gestão empresarial
Planejamento estratégico
Tomada de decisão
Estratégia competitiva
Internacionalização
Marketing
description A indústria de calçados vem rapidamente perdendo espaço no mercado mundial, com números cada vez menores de exportações. O volume de exportações de calçados brasileiros sofreu uma baixa de dez milhões de pares entre janeiro e maio deste ano. No total, foram vendidos lá fora 89,9 milhões de pares – ante 99,8 milhões no mesmo período do ano passado. Entre as regiões que mais sentem o recuo está o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Segundo o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, mais de 11 mil pessoas já perderam os empregos no pólo calçadista gaúcho desde o início do ano. Mesmo assim, o setor registrou, nestes cinco meses, uma elevação de 8% no faturamento – que chegou a US$ 765 milhões, contra US$ 707 milhões do ano anterior. A principal justificativa para o crescimento é o aumento do preço médio do par do calçado vendido no mercado externo, como forma de atenuar as perdas causadas pelo câmbio. O problema é que, com o aumento do preço, as indústrias do país passam a sofrer ainda mais com a concorrência chinesa – que é responsável por 55% da produção global de calçados. Tentaremos, portanto, no decorrer deste estudo de ensino mostrar a complexidade de uma tomada de decisão, numa questão que preocupa o empresariado brasileiro, pois implica em um dos temas mais polêmicos da gestão empresarial que é a questão da mudança. Sendo que, neste caso mais específico, o dilema se configura na decisão de estruturar uma planta produtiva na china, deixando de fabricar os produtos no Brasil, devido à concorrência chinesa, que vem ao longo dos anos, massacrando nossas empresas, através de dos incentivos fiscais. Portanto, neste trabalho, iremos mostrar vários aspectos no que diz respeito à necessidade de mudança e ao posicionamento da marca Havaianas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T02:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000647201
url http://hdl.handle.net/10183/159159
identifier_str_mv 000647201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159159/1/000647201.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159159/2/000647201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159159/3/000647201.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ec84c03e7350cd8799da9d3721f949e
ee1e26833fce200f4dc11ee1b7de9645
2082e77602b413cc2cc0f9e929cbcd1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224533371256832