Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernart, Adriane Marisa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31595
Resumo: Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação dos professores sobre a utilização das tecnologias e as dificuldades enfrentadas nesse processo. No referencial teórico buscou-se estudar as implicações e facilidades que as tecnologias podem oferecer, tanto aos docentes como aos educandos, fazendo uma discussão sobre a pouca utilização das mídias digitais nas aulas de Matemática e qual o diferencial das mesmas na aprendizagem dos alunos. A metodologia de trabalho adotada foi baseada na Engenharia Didática para a elaboração, aplicação e validação das sequências didáticas propostas. Este trabalho assim se constitui: na fundamentação pedagógica sobre mídias digitais no ensino da Matemática; na construção de sequências didáticas, na forma de planejamento de atividades e suas aplicações e na discussão sobre novas propostas frente aos conteúdos abordados. A base teórica serve como ferramenta para o docente implementar as sequências didáticas nas salas de aula.
id UFRGS-2_ba30cc6735c6ae73856cbebff090c67c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31595
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernart, Adriane MarisaStorsmowski, Vandoir2011-09-02T06:02:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/31595000782509Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação dos professores sobre a utilização das tecnologias e as dificuldades enfrentadas nesse processo. No referencial teórico buscou-se estudar as implicações e facilidades que as tecnologias podem oferecer, tanto aos docentes como aos educandos, fazendo uma discussão sobre a pouca utilização das mídias digitais nas aulas de Matemática e qual o diferencial das mesmas na aprendizagem dos alunos. A metodologia de trabalho adotada foi baseada na Engenharia Didática para a elaboração, aplicação e validação das sequências didáticas propostas. Este trabalho assim se constitui: na fundamentação pedagógica sobre mídias digitais no ensino da Matemática; na construção de sequências didáticas, na forma de planejamento de atividades e suas aplicações e na discussão sobre novas propostas frente aos conteúdos abordados. A base teórica serve como ferramenta para o docente implementar as sequências didáticas nas salas de aula.application/pdfporMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782509.pdf000782509.pdfTexto completoapplication/pdf933467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/1/000782509.pdff8ee6666f6970cea6aa6f1b5d52d8ea5MD51TEXT000782509.pdf.txt000782509.pdf.txtExtracted Texttext/plain105383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/2/000782509.pdf.txtbe8def32c6a7156e71d7408d2ef7012cMD52THUMBNAIL000782509.pdf.jpg000782509.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/3/000782509.pdf.jpgc20d1ccb8f1058fe0eb0932be9d6b825MD5310183/315952023-12-25 04:25:21.08756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31595Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
title Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
spellingShingle Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
Bernart, Adriane Marisa
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
title_short Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
title_full Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
title_fullStr Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
title_full_unstemmed Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
title_sort Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
author Bernart, Adriane Marisa
author_facet Bernart, Adriane Marisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernart, Adriane Marisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Storsmowski, Vandoir
contributor_str_mv Storsmowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
description Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação dos professores sobre a utilização das tecnologias e as dificuldades enfrentadas nesse processo. No referencial teórico buscou-se estudar as implicações e facilidades que as tecnologias podem oferecer, tanto aos docentes como aos educandos, fazendo uma discussão sobre a pouca utilização das mídias digitais nas aulas de Matemática e qual o diferencial das mesmas na aprendizagem dos alunos. A metodologia de trabalho adotada foi baseada na Engenharia Didática para a elaboração, aplicação e validação das sequências didáticas propostas. Este trabalho assim se constitui: na fundamentação pedagógica sobre mídias digitais no ensino da Matemática; na construção de sequências didáticas, na forma de planejamento de atividades e suas aplicações e na discussão sobre novas propostas frente aos conteúdos abordados. A base teórica serve como ferramenta para o docente implementar as sequências didáticas nas salas de aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31595
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782509
url http://hdl.handle.net/10183/31595
identifier_str_mv 000782509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/1/000782509.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/2/000782509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/3/000782509.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8ee6666f6970cea6aa6f1b5d52d8ea5
be8def32c6a7156e71d7408d2ef7012c
c20d1ccb8f1058fe0eb0932be9d6b825
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062425108480