Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31595 |
Resumo: | Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação dos professores sobre a utilização das tecnologias e as dificuldades enfrentadas nesse processo. No referencial teórico buscou-se estudar as implicações e facilidades que as tecnologias podem oferecer, tanto aos docentes como aos educandos, fazendo uma discussão sobre a pouca utilização das mídias digitais nas aulas de Matemática e qual o diferencial das mesmas na aprendizagem dos alunos. A metodologia de trabalho adotada foi baseada na Engenharia Didática para a elaboração, aplicação e validação das sequências didáticas propostas. Este trabalho assim se constitui: na fundamentação pedagógica sobre mídias digitais no ensino da Matemática; na construção de sequências didáticas, na forma de planejamento de atividades e suas aplicações e na discussão sobre novas propostas frente aos conteúdos abordados. A base teórica serve como ferramenta para o docente implementar as sequências didáticas nas salas de aula. |
id |
UFRGS-2_ba30cc6735c6ae73856cbebff090c67c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31595 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernart, Adriane MarisaStorsmowski, Vandoir2011-09-02T06:02:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/31595000782509Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação dos professores sobre a utilização das tecnologias e as dificuldades enfrentadas nesse processo. No referencial teórico buscou-se estudar as implicações e facilidades que as tecnologias podem oferecer, tanto aos docentes como aos educandos, fazendo uma discussão sobre a pouca utilização das mídias digitais nas aulas de Matemática e qual o diferencial das mesmas na aprendizagem dos alunos. A metodologia de trabalho adotada foi baseada na Engenharia Didática para a elaboração, aplicação e validação das sequências didáticas propostas. Este trabalho assim se constitui: na fundamentação pedagógica sobre mídias digitais no ensino da Matemática; na construção de sequências didáticas, na forma de planejamento de atividades e suas aplicações e na discussão sobre novas propostas frente aos conteúdos abordados. A base teórica serve como ferramenta para o docente implementar as sequências didáticas nas salas de aula.application/pdfporMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782509.pdf000782509.pdfTexto completoapplication/pdf933467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/1/000782509.pdff8ee6666f6970cea6aa6f1b5d52d8ea5MD51TEXT000782509.pdf.txt000782509.pdf.txtExtracted Texttext/plain105383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/2/000782509.pdf.txtbe8def32c6a7156e71d7408d2ef7012cMD52THUMBNAIL000782509.pdf.jpg000782509.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/3/000782509.pdf.jpgc20d1ccb8f1058fe0eb0932be9d6b825MD5310183/315952023-12-25 04:25:21.08756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31595Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
title |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
spellingShingle |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática Bernart, Adriane Marisa Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_fullStr |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full_unstemmed |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_sort |
Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática |
author |
Bernart, Adriane Marisa |
author_facet |
Bernart, Adriane Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernart, Adriane Marisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Storsmowski, Vandoir |
contributor_str_mv |
Storsmowski, Vandoir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação dos professores sobre a utilização das tecnologias e as dificuldades enfrentadas nesse processo. No referencial teórico buscou-se estudar as implicações e facilidades que as tecnologias podem oferecer, tanto aos docentes como aos educandos, fazendo uma discussão sobre a pouca utilização das mídias digitais nas aulas de Matemática e qual o diferencial das mesmas na aprendizagem dos alunos. A metodologia de trabalho adotada foi baseada na Engenharia Didática para a elaboração, aplicação e validação das sequências didáticas propostas. Este trabalho assim se constitui: na fundamentação pedagógica sobre mídias digitais no ensino da Matemática; na construção de sequências didáticas, na forma de planejamento de atividades e suas aplicações e na discussão sobre novas propostas frente aos conteúdos abordados. A base teórica serve como ferramenta para o docente implementar as sequências didáticas nas salas de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31595 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782509 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31595 |
identifier_str_mv |
000782509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/1/000782509.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/2/000782509.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31595/3/000782509.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8ee6666f6970cea6aa6f1b5d52d8ea5 be8def32c6a7156e71d7408d2ef7012c c20d1ccb8f1058fe0eb0932be9d6b825 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062425108480 |