Estratégias de ensino-aprendizagem de frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Diana Moor
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31600
Resumo: O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de frações. Este procedimento metodológico baseou-se em atividades de pesquisa e análise de materiais que tratam de frações, utilizando vídeo sensibilizador, recortes de jornais, livros e revistas, manipulação de material concreto, resoluções de exercícios e produções escritas pelos educandos. O trabalho foi realizado nas aulas de matemática, em uma turma de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, no município de Rosário do Sul, cujo objetivo foi proporcionar ao educando uma maior compreensão do conteúdo de frações, a partir das contextualizações feitas.
id UFRGS-2_7f2e6eb07a97c110145d412b178246df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31600
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonotto, Diana MoorBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-02T06:02:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/31600000782632O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de frações. Este procedimento metodológico baseou-se em atividades de pesquisa e análise de materiais que tratam de frações, utilizando vídeo sensibilizador, recortes de jornais, livros e revistas, manipulação de material concreto, resoluções de exercícios e produções escritas pelos educandos. O trabalho foi realizado nas aulas de matemática, em uma turma de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, no município de Rosário do Sul, cujo objetivo foi proporcionar ao educando uma maior compreensão do conteúdo de frações, a partir das contextualizações feitas.application/pdfporFraçõesMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaEstratégias de ensino-aprendizagem de fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782632.pdf000782632.pdfTexto completoapplication/pdf4053572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/1/000782632.pdf68c2a05224874a81eb387928d2c096f6MD51TEXT000782632.pdf.txt000782632.pdf.txtExtracted Texttext/plain63536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/2/000782632.pdf.txt32e3c5b57b31644c85cdb60bc07046bbMD52THUMBNAIL000782632.pdf.jpg000782632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/3/000782632.pdf.jpg17c25b1d21d2243394dd798f6dccea3aMD5310183/316002023-12-25 04:25:16.444716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31600Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
title Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
spellingShingle Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
Bonotto, Diana Moor
Frações
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
title_short Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
title_full Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
title_fullStr Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
title_full_unstemmed Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
title_sort Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
author Bonotto, Diana Moor
author_facet Bonotto, Diana Moor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Diana Moor
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Frações
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de frações. Este procedimento metodológico baseou-se em atividades de pesquisa e análise de materiais que tratam de frações, utilizando vídeo sensibilizador, recortes de jornais, livros e revistas, manipulação de material concreto, resoluções de exercícios e produções escritas pelos educandos. O trabalho foi realizado nas aulas de matemática, em uma turma de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, no município de Rosário do Sul, cujo objetivo foi proporcionar ao educando uma maior compreensão do conteúdo de frações, a partir das contextualizações feitas.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782632
url http://hdl.handle.net/10183/31600
identifier_str_mv 000782632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/1/000782632.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/2/000782632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/3/000782632.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 68c2a05224874a81eb387928d2c096f6
32e3c5b57b31644c85cdb60bc07046bb
17c25b1d21d2243394dd798f6dccea3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413080715264