A matemática, as avaliações externas e a construção do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) brasileiro
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216094 |
Resumo: | Opresente artigo traz alguns apontamentos acerca das avaliações externas [PISA e Prova Brasil] da Educação Básica brasileira, suas intersecções com a Matemáticae com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -IDEB. Procura mostrar como a Matemática pode ser um fato determinante de qualidade da educação, pois, ao compor a Prova Brasil, a proficiência em Matemática é utilizada na elaboração do IDEB, que, segundo o Ministério da Educação, visa “medir a qualidade de cada escola e rede de ensino”. Assim, buscamos nossa análise da proficiência em Matemática, de crianças e jovens brasileiros, a partir de dados do relatório do PISA 2012 e dos microdados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP. |
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Klein, Delci HeinleTraversini, Clarice Salete2020-12-05T04:26:23Z20182255-453Xhttp://hdl.handle.net/10183/216094001068386Opresente artigo traz alguns apontamentos acerca das avaliações externas [PISA e Prova Brasil] da Educação Básica brasileira, suas intersecções com a Matemáticae com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -IDEB. Procura mostrar como a Matemática pode ser um fato determinante de qualidade da educação, pois, ao compor a Prova Brasil, a proficiência em Matemática é utilizada na elaboração do IDEB, que, segundo o Ministério da Educação, visa “medir a qualidade de cada escola e rede de ensino”. Assim, buscamos nossa análise da proficiência em Matemática, de crianças e jovens brasileiros, a partir de dados do relatório do PISA 2012 e dos microdados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP.This article provides some notes about the external evaluations [ PISA and ProofBrazil ] of the Brazilian basic education, their intersections with Mathematics and the Development Index of Basic Education -IDEB . Seeks to show how mathematics can be a determining factor of the quality of education , therefore, to compose the Test Brazil , proficiency in mathematics is used in the preparation of IDEB , which , according to the Ministry of Education, aims to measure the quality of each school and school system . Thus , we seek our analysis of proficiency in mathematics in children and young Brazilians from the PISA 2012 report data and microdata from the National Institute of Research Anísio Teixeira-INEPapplication/pdfporGlobal Knowledge Academics: Madri, 2018. Revista Internacional de Educación y Aprendizaje. Vol. 6, n. 1 (2018), p. 10-18Lei de diretrizes e bases da educação nacionalAvaliação da educaçãoÍndice de Desenvolvimento da Educação BásicaMatemáticaExternal evaluationProficiency in mathematicsIndexIDEBA matemática, as avaliações externas e a construção do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) brasileiroMathematics, external evaluations and the construction of the Basic Education DevelopmentIndex (IDEB) Brazilia Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001068386.pdf.txt001068386.pdf.txtExtracted Texttext/plain31477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216094/2/001068386.pdf.txt8537064dfa5a06daf844de7be60cdec9MD52ORIGINAL001068386.pdfTexto completoapplication/pdf485580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216094/1/001068386.pdf16fd5953fec10a7122f3a5b25524db08MD5110183/2160942021-09-19 04:25:53.844302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:25:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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