Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Camilla Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70644
Resumo: O intuito do presente trabalho é analisar a coletânea de textos escritos do livro didático de língua inglesa do 9º ano utilizado pelo Sistema Positivo de Ensino. O LD foi escolhido para análise, pois é utilizado por mim, enquanto educadora de língua inglesa, em uma turma de 9º ano. Para tanto, verificaremos se os textos estão de acordo com os critérios utilizados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no que diz respeito à coletânea de textos escritos, além de averiguarmos se a coletânea de textos está em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos nos quais a autora do LD demonstra ter se fundamentado. Como metodologia, a análise da coletânea será guiada por um conjunto de perguntas que foram retiradas dos editais e guias do PNLD dos anos de 2011, 2012 e 2014, além de utilizar-se de conceitos como gêneros do discurso e gêneros textuais. Embora o LD analisado seja utilizado em uma escola da rede privada, os critérios do PNLD mostraram-se muito úteis, uma vez que o presente contexto escolar é o de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental existente em uma escola regular. Os resultados apontam uma divergência, no que diz respeito à coletânea de textos escritos, entre os pressupostos teórico-metodológicos da autora e o que há, de fato, presente no livro. Nesse sentido, a análise nos leva a crer que, além de os textos não fazerem parte do contexto real do aluno, acabam causando dificuldade de compreensão e falta de estímulo para a leitura.
id UFRGS-2_ba81aaf940e27e3c2f710028b2b8be50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70644
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paiva, Camilla FreitasSarmento, Simone2013-04-26T01:51:19Z2012http://hdl.handle.net/10183/70644000877842O intuito do presente trabalho é analisar a coletânea de textos escritos do livro didático de língua inglesa do 9º ano utilizado pelo Sistema Positivo de Ensino. O LD foi escolhido para análise, pois é utilizado por mim, enquanto educadora de língua inglesa, em uma turma de 9º ano. Para tanto, verificaremos se os textos estão de acordo com os critérios utilizados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no que diz respeito à coletânea de textos escritos, além de averiguarmos se a coletânea de textos está em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos nos quais a autora do LD demonstra ter se fundamentado. Como metodologia, a análise da coletânea será guiada por um conjunto de perguntas que foram retiradas dos editais e guias do PNLD dos anos de 2011, 2012 e 2014, além de utilizar-se de conceitos como gêneros do discurso e gêneros textuais. Embora o LD analisado seja utilizado em uma escola da rede privada, os critérios do PNLD mostraram-se muito úteis, uma vez que o presente contexto escolar é o de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental existente em uma escola regular. Os resultados apontam uma divergência, no que diz respeito à coletânea de textos escritos, entre os pressupostos teórico-metodológicos da autora e o que há, de fato, presente no livro. Nesse sentido, a análise nos leva a crer que, além de os textos não fazerem parte do contexto real do aluno, acabam causando dificuldade de compreensão e falta de estímulo para a leitura.The purpose of this paper is to analyze the collection of written texts present in the 9th grade English textbook used by the Sistema Positivo de Ensino. The textbook was chosen for analysis because it is used by me as a teacher of English in a class of 9th grade. In order to perform the analysis, two issues will be verified: if the texts are in accordance with the criteria used by the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) regarding the collection of written texts; and if the collection is consistent with the theoretical-methodological assumptions which the LD author demonstrates having reasoned with. As methodology, the analysis of the collection will be guided by a set of questions that were taken from the PNLD public notices and guides of the years 2011, 2012 and 2014, as well as make use of concepts such as speech genres and text genres. Although the textbook analysed is used in a private school, the PNLD criteria proved to be very useful, since the present school context is a class of the final years of elementary school existing in a regular school. The results show a divergence, concerning the collection of written texts, between the theoretical and methodological assumptions of the author and what is actually present in the book. In this sense, the analysis leads us to believe that besides not being part of the student’s real context, the texts eventually cause difficulty in understanding and lack of encouragement for reading.application/pdfporLivro didáticoLíngua inglesaPlano Nacional do Livro DidáticoGêneros do discursoGêneros textuaisTextbookEnglish languagePNLDTeacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877842.pdf000877842.pdfTexto completoapplication/pdf4014694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/1/000877842.pdfda14bb9a8e6ccc7e4d00f6a9f9ebe371MD51TEXT000877842.pdf.txt000877842.pdf.txtExtracted Texttext/plain60204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/2/000877842.pdf.txt902188ddd202dd69ec45e00cd23fbfd7MD52THUMBNAIL000877842.pdf.jpg000877842.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/3/000877842.pdf.jpg1f928b9cb5590a0a1e80112c13018ff7MD5310183/706442022-08-06 04:56:31.201233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
title Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
spellingShingle Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
Paiva, Camilla Freitas
Livro didático
Língua inglesa
Plano Nacional do Livro Didático
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
Textbook
English language
PNLD
title_short Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
title_full Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
title_fullStr Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
title_full_unstemmed Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
title_sort Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
author Paiva, Camilla Freitas
author_facet Paiva, Camilla Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Camilla Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua inglesa
Plano Nacional do Livro Didático
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
topic Livro didático
Língua inglesa
Plano Nacional do Livro Didático
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
Textbook
English language
PNLD
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
English language
PNLD
description O intuito do presente trabalho é analisar a coletânea de textos escritos do livro didático de língua inglesa do 9º ano utilizado pelo Sistema Positivo de Ensino. O LD foi escolhido para análise, pois é utilizado por mim, enquanto educadora de língua inglesa, em uma turma de 9º ano. Para tanto, verificaremos se os textos estão de acordo com os critérios utilizados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no que diz respeito à coletânea de textos escritos, além de averiguarmos se a coletânea de textos está em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos nos quais a autora do LD demonstra ter se fundamentado. Como metodologia, a análise da coletânea será guiada por um conjunto de perguntas que foram retiradas dos editais e guias do PNLD dos anos de 2011, 2012 e 2014, além de utilizar-se de conceitos como gêneros do discurso e gêneros textuais. Embora o LD analisado seja utilizado em uma escola da rede privada, os critérios do PNLD mostraram-se muito úteis, uma vez que o presente contexto escolar é o de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental existente em uma escola regular. Os resultados apontam uma divergência, no que diz respeito à coletânea de textos escritos, entre os pressupostos teórico-metodológicos da autora e o que há, de fato, presente no livro. Nesse sentido, a análise nos leva a crer que, além de os textos não fazerem parte do contexto real do aluno, acabam causando dificuldade de compreensão e falta de estímulo para a leitura.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-26T01:51:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70644
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877842
url http://hdl.handle.net/10183/70644
identifier_str_mv 000877842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/1/000877842.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/2/000877842.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/3/000877842.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da14bb9a8e6ccc7e4d00f6a9f9ebe371
902188ddd202dd69ec45e00cd23fbfd7
1f928b9cb5590a0a1e80112c13018ff7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224445408313344