Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70644 |
Resumo: | O intuito do presente trabalho é analisar a coletânea de textos escritos do livro didático de língua inglesa do 9º ano utilizado pelo Sistema Positivo de Ensino. O LD foi escolhido para análise, pois é utilizado por mim, enquanto educadora de língua inglesa, em uma turma de 9º ano. Para tanto, verificaremos se os textos estão de acordo com os critérios utilizados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no que diz respeito à coletânea de textos escritos, além de averiguarmos se a coletânea de textos está em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos nos quais a autora do LD demonstra ter se fundamentado. Como metodologia, a análise da coletânea será guiada por um conjunto de perguntas que foram retiradas dos editais e guias do PNLD dos anos de 2011, 2012 e 2014, além de utilizar-se de conceitos como gêneros do discurso e gêneros textuais. Embora o LD analisado seja utilizado em uma escola da rede privada, os critérios do PNLD mostraram-se muito úteis, uma vez que o presente contexto escolar é o de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental existente em uma escola regular. Os resultados apontam uma divergência, no que diz respeito à coletânea de textos escritos, entre os pressupostos teórico-metodológicos da autora e o que há, de fato, presente no livro. Nesse sentido, a análise nos leva a crer que, além de os textos não fazerem parte do contexto real do aluno, acabam causando dificuldade de compreensão e falta de estímulo para a leitura. |
id |
UFRGS-2_ba81aaf940e27e3c2f710028b2b8be50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70644 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paiva, Camilla FreitasSarmento, Simone2013-04-26T01:51:19Z2012http://hdl.handle.net/10183/70644000877842O intuito do presente trabalho é analisar a coletânea de textos escritos do livro didático de língua inglesa do 9º ano utilizado pelo Sistema Positivo de Ensino. O LD foi escolhido para análise, pois é utilizado por mim, enquanto educadora de língua inglesa, em uma turma de 9º ano. Para tanto, verificaremos se os textos estão de acordo com os critérios utilizados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no que diz respeito à coletânea de textos escritos, além de averiguarmos se a coletânea de textos está em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos nos quais a autora do LD demonstra ter se fundamentado. Como metodologia, a análise da coletânea será guiada por um conjunto de perguntas que foram retiradas dos editais e guias do PNLD dos anos de 2011, 2012 e 2014, além de utilizar-se de conceitos como gêneros do discurso e gêneros textuais. Embora o LD analisado seja utilizado em uma escola da rede privada, os critérios do PNLD mostraram-se muito úteis, uma vez que o presente contexto escolar é o de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental existente em uma escola regular. Os resultados apontam uma divergência, no que diz respeito à coletânea de textos escritos, entre os pressupostos teórico-metodológicos da autora e o que há, de fato, presente no livro. Nesse sentido, a análise nos leva a crer que, além de os textos não fazerem parte do contexto real do aluno, acabam causando dificuldade de compreensão e falta de estímulo para a leitura.The purpose of this paper is to analyze the collection of written texts present in the 9th grade English textbook used by the Sistema Positivo de Ensino. The textbook was chosen for analysis because it is used by me as a teacher of English in a class of 9th grade. In order to perform the analysis, two issues will be verified: if the texts are in accordance with the criteria used by the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) regarding the collection of written texts; and if the collection is consistent with the theoretical-methodological assumptions which the LD author demonstrates having reasoned with. As methodology, the analysis of the collection will be guided by a set of questions that were taken from the PNLD public notices and guides of the years 2011, 2012 and 2014, as well as make use of concepts such as speech genres and text genres. Although the textbook analysed is used in a private school, the PNLD criteria proved to be very useful, since the present school context is a class of the final years of elementary school existing in a regular school. The results show a divergence, concerning the collection of written texts, between the theoretical and methodological assumptions of the author and what is actually present in the book. In this sense, the analysis leads us to believe that besides not being part of the student’s real context, the texts eventually cause difficulty in understanding and lack of encouragement for reading.application/pdfporLivro didáticoLíngua inglesaPlano Nacional do Livro DidáticoGêneros do discursoGêneros textuaisTextbookEnglish languagePNLDTeacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877842.pdf000877842.pdfTexto completoapplication/pdf4014694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/1/000877842.pdfda14bb9a8e6ccc7e4d00f6a9f9ebe371MD51TEXT000877842.pdf.txt000877842.pdf.txtExtracted Texttext/plain60204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/2/000877842.pdf.txt902188ddd202dd69ec45e00cd23fbfd7MD52THUMBNAIL000877842.pdf.jpg000877842.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/3/000877842.pdf.jpg1f928b9cb5590a0a1e80112c13018ff7MD5310183/706442022-08-06 04:56:31.201233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
title |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
spellingShingle |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino Paiva, Camilla Freitas Livro didático Língua inglesa Plano Nacional do Livro Didático Gêneros do discurso Gêneros textuais Textbook English language PNLD |
title_short |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
title_full |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
title_fullStr |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
title_full_unstemmed |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
title_sort |
Teacher, que texto é esse? : o livro didático de língua inglesa do Sistema Positivo de ensino |
author |
Paiva, Camilla Freitas |
author_facet |
Paiva, Camilla Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Camilla Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Língua inglesa Plano Nacional do Livro Didático Gêneros do discurso Gêneros textuais |
topic |
Livro didático Língua inglesa Plano Nacional do Livro Didático Gêneros do discurso Gêneros textuais Textbook English language PNLD |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook English language PNLD |
description |
O intuito do presente trabalho é analisar a coletânea de textos escritos do livro didático de língua inglesa do 9º ano utilizado pelo Sistema Positivo de Ensino. O LD foi escolhido para análise, pois é utilizado por mim, enquanto educadora de língua inglesa, em uma turma de 9º ano. Para tanto, verificaremos se os textos estão de acordo com os critérios utilizados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no que diz respeito à coletânea de textos escritos, além de averiguarmos se a coletânea de textos está em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos nos quais a autora do LD demonstra ter se fundamentado. Como metodologia, a análise da coletânea será guiada por um conjunto de perguntas que foram retiradas dos editais e guias do PNLD dos anos de 2011, 2012 e 2014, além de utilizar-se de conceitos como gêneros do discurso e gêneros textuais. Embora o LD analisado seja utilizado em uma escola da rede privada, os critérios do PNLD mostraram-se muito úteis, uma vez que o presente contexto escolar é o de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental existente em uma escola regular. Os resultados apontam uma divergência, no que diz respeito à coletânea de textos escritos, entre os pressupostos teórico-metodológicos da autora e o que há, de fato, presente no livro. Nesse sentido, a análise nos leva a crer que, além de os textos não fazerem parte do contexto real do aluno, acabam causando dificuldade de compreensão e falta de estímulo para a leitura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-26T01:51:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70644 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000877842 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70644 |
identifier_str_mv |
000877842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/1/000877842.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/2/000877842.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70644/3/000877842.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da14bb9a8e6ccc7e4d00f6a9f9ebe371 902188ddd202dd69ec45e00cd23fbfd7 1f928b9cb5590a0a1e80112c13018ff7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224445408313344 |