A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139104 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino. |
id |
UFRGS-2_bac2a28b675e02182f3a5c52dff4f188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139104 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morawski, Franciele de MatosSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-04-16T02:08:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/139104000989012O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino.application/pdfporLivro didático : AnáliseTabela periódicaA tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2015Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989012.pdf000989012.pdfTexto completoapplication/pdf906992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/1/000989012.pdf85f6dab7565e91f3da7fa446ee836823MD51TEXT000989012.pdf.txt000989012.pdf.txtExtracted Texttext/plain80424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/2/000989012.pdf.txtaffa99f2dfa155b6da42946dddc9e1b1MD52THUMBNAIL000989012.pdf.jpg000989012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/3/000989012.pdf.jpgd82332f368abf7f3502c8f4c49981764MD5310183/1391042022-06-23 04:42:02.850247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-23T07:42:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
title |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
spellingShingle |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 Morawski, Franciele de Matos Livro didático : Análise Tabela periódica |
title_short |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
title_full |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
title_fullStr |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
title_full_unstemmed |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
title_sort |
A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015 |
author |
Morawski, Franciele de Matos |
author_facet |
Morawski, Franciele de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morawski, Franciele de Matos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
contributor_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático : Análise Tabela periódica |
topic |
Livro didático : Análise Tabela periódica |
description |
O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-16T02:08:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989012 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139104 |
identifier_str_mv |
000989012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/1/000989012.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/2/000989012.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/3/000989012.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85f6dab7565e91f3da7fa446ee836823 affa99f2dfa155b6da42946dddc9e1b1 d82332f368abf7f3502c8f4c49981764 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447169943994368 |