Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trezzi, Gabriela Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192974
Resumo: Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não.
id UFRGS-2_bacc05a1072f2d36874271c6fc8a5d20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192974
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trezzi, Gabriela MartinsNunes, Ana Karin2019-04-16T02:34:24Z2018http://hdl.handle.net/10183/192974001087524Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não.This study's theme is the relationship of the Lancheria do Parque Restaurant - located in Porto Alegre, state capital of Rio Grande do Sul - with its constitutive essential publics. Its main goal is to understand how Lancheria do Parque's relationship with its constitutive essential publics takes place in the perspective of the Excellence Theory in Public Relations. The research uses an exploratory approach and has bibliographic research and case study as methods. Through the bibliographic research are brought the concepts of organizations and power; strategic management of public relations and its tools; evaluation of public relations programs; measuring the quality of relationships; corporate reputation; and, finally, cooperatives and their characteristics. The case study was aimed at the Lancheria do Parque Restaurant. As techniques in the analysis, it was used documentary analysis, interviews with qualitative approach and questionnaires with quantitative approach. The study concludes that Lancheria do Parque is not characterized as a cooperative organization, as it calls itself. It was also possible to verify that the results of the organization's relationship with its constitutive essential publics are positive and strengthen the structure of the organization, but it was classified as an exchange relationship. As regarding to the communication strategies of the Restaurant, it is believed that the absence of communication tools is a way of maintaining the relations of power and the levels of hierarchy built there, with the informal communication being a strategy, planned or not.application/pdfporComunicação organizacionalGestão estratégicaRelacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087524.pdf.txt001087524.pdf.txtExtracted Texttext/plain171032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/2/001087524.pdf.txt85f73faf696043e12115c5a0be242abaMD52ORIGINAL001087524.pdfTexto completoapplication/pdf998038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/1/001087524.pdfbc5528d2a72e5c1b8f84bdfac552cdd4MD5110183/1929742019-04-17 02:36:45.740525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-17T05:36:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
title Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
spellingShingle Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
Trezzi, Gabriela Martins
Comunicação organizacional
Gestão estratégica
title_short Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
title_full Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
title_fullStr Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
title_full_unstemmed Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
title_sort Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
author Trezzi, Gabriela Martins
author_facet Trezzi, Gabriela Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trezzi, Gabriela Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Gestão estratégica
topic Comunicação organizacional
Gestão estratégica
description Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T02:34:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/192974
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087524
url http://hdl.handle.net/10183/192974
identifier_str_mv 001087524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/2/001087524.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/1/001087524.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f73faf696043e12115c5a0be242aba
bc5528d2a72e5c1b8f84bdfac552cdd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224571745992704