Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/192974 |
Resumo: | Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não. |
id |
UFRGS-2_bacc05a1072f2d36874271c6fc8a5d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192974 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trezzi, Gabriela MartinsNunes, Ana Karin2019-04-16T02:34:24Z2018http://hdl.handle.net/10183/192974001087524Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não.This study's theme is the relationship of the Lancheria do Parque Restaurant - located in Porto Alegre, state capital of Rio Grande do Sul - with its constitutive essential publics. Its main goal is to understand how Lancheria do Parque's relationship with its constitutive essential publics takes place in the perspective of the Excellence Theory in Public Relations. The research uses an exploratory approach and has bibliographic research and case study as methods. Through the bibliographic research are brought the concepts of organizations and power; strategic management of public relations and its tools; evaluation of public relations programs; measuring the quality of relationships; corporate reputation; and, finally, cooperatives and their characteristics. The case study was aimed at the Lancheria do Parque Restaurant. As techniques in the analysis, it was used documentary analysis, interviews with qualitative approach and questionnaires with quantitative approach. The study concludes that Lancheria do Parque is not characterized as a cooperative organization, as it calls itself. It was also possible to verify that the results of the organization's relationship with its constitutive essential publics are positive and strengthen the structure of the organization, but it was classified as an exchange relationship. As regarding to the communication strategies of the Restaurant, it is believed that the absence of communication tools is a way of maintaining the relations of power and the levels of hierarchy built there, with the informal communication being a strategy, planned or not.application/pdfporComunicação organizacionalGestão estratégicaRelacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087524.pdf.txt001087524.pdf.txtExtracted Texttext/plain171032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/2/001087524.pdf.txt85f73faf696043e12115c5a0be242abaMD52ORIGINAL001087524.pdfTexto completoapplication/pdf998038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/1/001087524.pdfbc5528d2a72e5c1b8f84bdfac552cdd4MD5110183/1929742019-04-17 02:36:45.740525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-17T05:36:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
title |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
spellingShingle |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque Trezzi, Gabriela Martins Comunicação organizacional Gestão estratégica |
title_short |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
title_full |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
title_fullStr |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
title_full_unstemmed |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
title_sort |
Relacionamentos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas : o caso da Lancheria do Parque |
author |
Trezzi, Gabriela Martins |
author_facet |
Trezzi, Gabriela Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trezzi, Gabriela Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
contributor_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Gestão estratégica |
topic |
Comunicação organizacional Gestão estratégica |
description |
Este estudo tem como tema o relacionamento do Restaurante Lancheria do Parque, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com os seus públicos essenciais constitutivos. Seu objetivo geral é compreender como se dá o relacionamento da Lancheria do Parque com os seus públicos essenciais constitutivos na perspectiva da Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica, são apresentados os conceitos de organizações e poder; gestão estratégica de relações públicas e suas ferramentas; avaliação dos programas de relações públicas; mensuração da qualidade de relacionamentos; reputação organizacional; e, por fim, cooperativas e suas caraterísticas. O estudo de caso teve como objeto o Restaurante Lancheria do Parque. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista de abordagem qualitativa e questionários de abordagem quantitativa. Com o estudo, concluiu-se que a Lancheria do Parque não se caracteriza como uma organização cooperativa, como se autodenomina. Também foi possível verificar que os resultados do relacionamento da organização com os seus públicos essenciais constitutivos são positivos e fortificam a estrutura da organização, mas esse relacionamento foi classificado como relacionamento de troca. No que tange às estratégias de comunicação do Restaurante, acredita-se que a ausência de instrumentos de comunicação seja uma forma de manter as relações de poder e os níveis de hierarquia ali construídos, sendo a comunicação informal uma estratégia, planejada ou não. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-16T02:34:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/192974 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001087524 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/192974 |
identifier_str_mv |
001087524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/2/001087524.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192974/1/001087524.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85f73faf696043e12115c5a0be242aba bc5528d2a72e5c1b8f84bdfac552cdd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447239858847744 |