Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isabela de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201920
Resumo: O dinamismo e as mudanças tecnológicas que a sociedade está vivenciando exigem que as instituições de ensino superior estejam preparadas para formar um profissional, cada vez mais, alinhado com as exigências do mercado. Com base nas adequações das políticas públicas em educação, o foco deste trabalho são as ações que estão sendo feitas para melhorar a qualidade do curso de Estatística da UFRGS, conforme as diretrizes do MEC. Com esses dados, o intuito é traçar um diagnóstico que poderá ser utilizado como referência para os processos de mudanças curriculares em relação ao mercado de trabalho do profissional em Estatística egresso da UFRGS. As metodologias utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, entrevista com servidores e pesquisa de campo com alunos, por meio de formulários via e-mail. Utilizando esses instrumentos, foi possível descrever um diagnóstico, demonstrando como foram realizadas as ações de mudanças no curso para se adequar às exigências do MEC e também à realidade do mercado de trabalho do estatístico.
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