Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isabela de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201920
Resumo: O dinamismo e as mudanças tecnológicas que a sociedade está vivenciando exigem que as instituições de ensino superior estejam preparadas para formar um profissional, cada vez mais, alinhado com as exigências do mercado. Com base nas adequações das políticas públicas em educação, o foco deste trabalho são as ações que estão sendo feitas para melhorar a qualidade do curso de Estatística da UFRGS, conforme as diretrizes do MEC. Com esses dados, o intuito é traçar um diagnóstico que poderá ser utilizado como referência para os processos de mudanças curriculares em relação ao mercado de trabalho do profissional em Estatística egresso da UFRGS. As metodologias utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, entrevista com servidores e pesquisa de campo com alunos, por meio de formulários via e-mail. Utilizando esses instrumentos, foi possível descrever um diagnóstico, demonstrando como foram realizadas as ações de mudanças no curso para se adequar às exigências do MEC e também à realidade do mercado de trabalho do estatístico.
id UFRGS-2_bb203f29e030915df15c4aa68803177a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Isabela de AlmeidaAlbernaz, Renata OvenhausenBernardi, Ana Julia Bonzanini2019-11-21T03:56:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/201920001105879O dinamismo e as mudanças tecnológicas que a sociedade está vivenciando exigem que as instituições de ensino superior estejam preparadas para formar um profissional, cada vez mais, alinhado com as exigências do mercado. Com base nas adequações das políticas públicas em educação, o foco deste trabalho são as ações que estão sendo feitas para melhorar a qualidade do curso de Estatística da UFRGS, conforme as diretrizes do MEC. Com esses dados, o intuito é traçar um diagnóstico que poderá ser utilizado como referência para os processos de mudanças curriculares em relação ao mercado de trabalho do profissional em Estatística egresso da UFRGS. As metodologias utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, entrevista com servidores e pesquisa de campo com alunos, por meio de formulários via e-mail. Utilizando esses instrumentos, foi possível descrever um diagnóstico, demonstrando como foram realizadas as ações de mudanças no curso para se adequar às exigências do MEC e também à realidade do mercado de trabalho do estatístico.The dynamism and technological changes that society is experiencing require higher education institutions to be prepared to form a professional, increasingly aligned with the requirements of the market. Based on the adequacy of public policies in education, the focus of this work is the actions being taken to improve the quality of the UFRGS Statistics course, according to the MEC guidelines. With these data, the intention is to draw a diagnosis that can be used as a reference for the processes of curricular changes in relation to the labor market of the professional in Statistics egress from UFRGS. The methodologies used were documentary and bibliographical research, interview with servers and field research with students, through forms via e-mail. Using these instruments, it was possible to describe a diagnosis, demonstrating how changes in the course were made to fit the requirements of the MEC and also the reality of the labor market of the statistician.application/pdfporAdministração públicaEducação superiorCurrículoPublic policyEducationStatistics UFRGSEvaluation of higher educationLabor marketCurricular changesDiagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105879.pdf.txt001105879.pdf.txtExtracted Texttext/plain99264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201920/2/001105879.pdf.txt77fad29e41ac45f49bf2e29a150feecaMD52ORIGINAL001105879.pdfTexto completoapplication/pdf1720236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201920/1/001105879.pdff06b37ecb31779512d56dd4ea1280724MD5110183/2019202019-11-22 05:02:18.183812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T07:02:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
title Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
spellingShingle Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
Rodrigues, Isabela de Almeida
Administração pública
Educação superior
Currículo
Public policy
Education
Statistics UFRGS
Evaluation of higher education
Labor market
Curricular changes
title_short Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
title_full Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
title_fullStr Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
title_full_unstemmed Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
title_sort Diagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
author Rodrigues, Isabela de Almeida
author_facet Rodrigues, Isabela de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Isabela de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albernaz, Renata Ovenhausen
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bernardi, Ana Julia Bonzanini
contributor_str_mv Albernaz, Renata Ovenhausen
Bernardi, Ana Julia Bonzanini
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Educação superior
Currículo
topic Administração pública
Educação superior
Currículo
Public policy
Education
Statistics UFRGS
Evaluation of higher education
Labor market
Curricular changes
dc.subject.eng.fl_str_mv Public policy
Education
Statistics UFRGS
Evaluation of higher education
Labor market
Curricular changes
description O dinamismo e as mudanças tecnológicas que a sociedade está vivenciando exigem que as instituições de ensino superior estejam preparadas para formar um profissional, cada vez mais, alinhado com as exigências do mercado. Com base nas adequações das políticas públicas em educação, o foco deste trabalho são as ações que estão sendo feitas para melhorar a qualidade do curso de Estatística da UFRGS, conforme as diretrizes do MEC. Com esses dados, o intuito é traçar um diagnóstico que poderá ser utilizado como referência para os processos de mudanças curriculares em relação ao mercado de trabalho do profissional em Estatística egresso da UFRGS. As metodologias utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, entrevista com servidores e pesquisa de campo com alunos, por meio de formulários via e-mail. Utilizando esses instrumentos, foi possível descrever um diagnóstico, demonstrando como foram realizadas as ações de mudanças no curso para se adequar às exigências do MEC e também à realidade do mercado de trabalho do estatístico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-21T03:56:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105879
url http://hdl.handle.net/10183/201920
identifier_str_mv 001105879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201920/2/001105879.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201920/1/001105879.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 77fad29e41ac45f49bf2e29a150feeca
f06b37ecb31779512d56dd4ea1280724
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447256112824320