The moderating effects of innovativeness on new product development ability
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29217 |
Resumo: | Apesar do número de publicações específicas sobre Orientação para Aprendizagem e para Mercado, não há consenso sobre a relação entre estes construtos e Inovação (IN). Neste sentido, este estudo investiga o impacto da Orientação para Aprendizagem e para Mercado na Habilidade de Desenvolvimento de Novos Produtos (HDNP) em contextos de alta e baixa orientação para Inovação. A população alvo foi um grupo de empresas brasileiras com mais de 30 empregados. Os dados foram analisados através de uma análise de regressão hierárquica. Os resultados indicam um impacto signifi - cativo e negativo da interação Orientação para Mercado x Capacidade de Inovação na HDNP. Já a interação Orientação para Aprendizado x Capacidade de Inovação apresentou um efeito signifi cativo e positivo sobre HDNP. Portanto, em ambientes de negócios com alto nível Inovação, a Orientação para Aprendizagem excede a importância da Orientação para Mercado no desenvolvimento de novos produtos. Quando o nível de Inovação das empresas é baixa, porém, a HDNP tende a tirar proveito da Orientação para Mercado, em vez de Orientação para Aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_bb7b20a31699a81c486674a94fc31ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29217 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perin, Marcelo GattermannSampaio, Claudio HoffmannBarcellos, Marcia Dutra deKügler, Jens Oliver2011-05-28T06:00:41Z20101983-8026http://hdl.handle.net/10183/29217000775899Apesar do número de publicações específicas sobre Orientação para Aprendizagem e para Mercado, não há consenso sobre a relação entre estes construtos e Inovação (IN). Neste sentido, este estudo investiga o impacto da Orientação para Aprendizagem e para Mercado na Habilidade de Desenvolvimento de Novos Produtos (HDNP) em contextos de alta e baixa orientação para Inovação. A população alvo foi um grupo de empresas brasileiras com mais de 30 empregados. Os dados foram analisados através de uma análise de regressão hierárquica. Os resultados indicam um impacto signifi - cativo e negativo da interação Orientação para Mercado x Capacidade de Inovação na HDNP. Já a interação Orientação para Aprendizado x Capacidade de Inovação apresentou um efeito signifi cativo e positivo sobre HDNP. Portanto, em ambientes de negócios com alto nível Inovação, a Orientação para Aprendizagem excede a importância da Orientação para Mercado no desenvolvimento de novos produtos. Quando o nível de Inovação das empresas é baixa, porém, a HDNP tende a tirar proveito da Orientação para Mercado, em vez de Orientação para Aprendizagem.Despite the number of specifi c publications on Learning and Market Orientation, there is no consensus on the relationship between these constructs and Innovation. In this sense, this study investigates the impact of Learning and Market Orientation in the fi rm’s New Product Development Ability (NPDA) in high and low innovativeness contexts. The target population was a group of Brazilian fi rms with more than 30 employees. The data was analysed through a hierarchical regression analysis. The results indicate a signifi cant and negative impact of Market Orientation x Innova tiveness interaction in the NPDA capacity. On the other hand, Learning Orientation x Innovativeness interaction presented a signifi cant and positive effect on NPDA. Thus, Learning Orientation exceeds the importance of Market Orientation in the development of new products in business environments with high Innovativeness level. When the fi rms’ Innovativeness level is low, however, the NPDA capacity tends to take advantage from Market Orientation rather than Learning Orientation.application/pdfengProduto & produção. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 3 (out. 2010), p. 19-28MercadoAprendizagemNovos produtos : DesenvolvimentoMarket orientationLearning orientationNew product developmentThe moderating effects of innovativeness on new product development abilityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775899.pdf.txt000775899.pdf.txtExtracted Texttext/plain38701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29217/2/000775899.pdf.txt1df7413292b7bceca7376ed35bf13c93MD52ORIGINAL000775899.pdf000775899.pdfTexto completo (inglês)application/pdf208944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29217/1/000775899.pdff4466136d060a5ab6571b3b22b974395MD51THUMBNAIL000775899.pdf.jpg000775899.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29217/3/000775899.pdf.jpg0a90cc2f0e5fb8fc34b745ef30e62da2MD5310183/292172023-03-08 03:25:40.647502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:25:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
title |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
spellingShingle |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability Perin, Marcelo Gattermann Mercado Aprendizagem Novos produtos : Desenvolvimento Market orientation Learning orientation New product development |
title_short |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
title_full |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
title_fullStr |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
title_full_unstemmed |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
title_sort |
The moderating effects of innovativeness on new product development ability |
author |
Perin, Marcelo Gattermann |
author_facet |
Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Barcellos, Marcia Dutra de Kügler, Jens Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Claudio Hoffmann Barcellos, Marcia Dutra de Kügler, Jens Oliver |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Barcellos, Marcia Dutra de Kügler, Jens Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado Aprendizagem Novos produtos : Desenvolvimento |
topic |
Mercado Aprendizagem Novos produtos : Desenvolvimento Market orientation Learning orientation New product development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Market orientation Learning orientation New product development |
description |
Apesar do número de publicações específicas sobre Orientação para Aprendizagem e para Mercado, não há consenso sobre a relação entre estes construtos e Inovação (IN). Neste sentido, este estudo investiga o impacto da Orientação para Aprendizagem e para Mercado na Habilidade de Desenvolvimento de Novos Produtos (HDNP) em contextos de alta e baixa orientação para Inovação. A população alvo foi um grupo de empresas brasileiras com mais de 30 empregados. Os dados foram analisados através de uma análise de regressão hierárquica. Os resultados indicam um impacto signifi - cativo e negativo da interação Orientação para Mercado x Capacidade de Inovação na HDNP. Já a interação Orientação para Aprendizado x Capacidade de Inovação apresentou um efeito signifi cativo e positivo sobre HDNP. Portanto, em ambientes de negócios com alto nível Inovação, a Orientação para Aprendizagem excede a importância da Orientação para Mercado no desenvolvimento de novos produtos. Quando o nível de Inovação das empresas é baixa, porém, a HDNP tende a tirar proveito da Orientação para Mercado, em vez de Orientação para Aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-28T06:00:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29217 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-8026 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775899 |
identifier_str_mv |
1983-8026 000775899 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Produto & produção. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 3 (out. 2010), p. 19-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29217/2/000775899.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29217/1/000775899.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29217/3/000775899.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1df7413292b7bceca7376ed35bf13c93 f4466136d060a5ab6571b3b22b974395 0a90cc2f0e5fb8fc34b745ef30e62da2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447424207945728 |