Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collares, Fernanda Brum
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139310
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia tive como objetivo fazer perguntas de como se constrói a necessidade de normalização do sujeito com deficiência em espaços regulares de ensino. Outra questão que fiz foi sobre as impressões de normalidade e anormalidade na perspectiva de quem convive com a diferença dos/nos corpos. Tais impressões podem ser modificadas se pensarmos a escola como espaço para experiência, mobilizada pela escola como comunidade e, sobretudo, pelo professor. Foram utilizados autores que pesquisam a educação especial na contemporaneidade brasileira (SASSAKI, BEYER, FREITAS, GAI) e outros autores propositivos em seus conceitos (FOUCAULT, LARROSA) e que ancoram e dão suporte a este estudo de cunho qualitativo. Desenvolveu-se um estudo que não é comparativo, não parte de amostras, não é avaliativo, não é cronologicamente descrito, pois mostra enunciados, e retira deles forças para construir argumentações acerca da temática estudada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três pessoas que vivem o processo de inclusão no âmbito escolar. Convivi em diferentes períodos com as mesmas pessoas como estagiária de pedagogia e essas memórias apoiam as argumentações favoráveis à inclusão. Apresento também algumas cenas dos estágios não obrigatórios realizados ao longo da graduação e que possibilitam indicar a necessidade de inserção de espaços escolares inclusivos como campo de estágio da pedagogia. Faço a afirmação de que pode ocorrer a inclusão escolar desde que ocorra mudanças no processo de escolarização de pessoas com deficiência, uma vez que a escolarização prevê a experienciação de múltiplas formas de aprendizagem e vida. Uma educação inclusiva pode ser produzida pela via da experiência e os professores são muito importantes, uma vez que inventam outras didáticas e outros enunciados acerca da diferença dos corpos.
id UFRGS-2_bb9f09870c629adb474c186895e57a80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139310
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collares, Fernanda BrumGai, Daniele Noal2016-04-20T02:07:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/139310000990194Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia tive como objetivo fazer perguntas de como se constrói a necessidade de normalização do sujeito com deficiência em espaços regulares de ensino. Outra questão que fiz foi sobre as impressões de normalidade e anormalidade na perspectiva de quem convive com a diferença dos/nos corpos. Tais impressões podem ser modificadas se pensarmos a escola como espaço para experiência, mobilizada pela escola como comunidade e, sobretudo, pelo professor. Foram utilizados autores que pesquisam a educação especial na contemporaneidade brasileira (SASSAKI, BEYER, FREITAS, GAI) e outros autores propositivos em seus conceitos (FOUCAULT, LARROSA) e que ancoram e dão suporte a este estudo de cunho qualitativo. Desenvolveu-se um estudo que não é comparativo, não parte de amostras, não é avaliativo, não é cronologicamente descrito, pois mostra enunciados, e retira deles forças para construir argumentações acerca da temática estudada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três pessoas que vivem o processo de inclusão no âmbito escolar. Convivi em diferentes períodos com as mesmas pessoas como estagiária de pedagogia e essas memórias apoiam as argumentações favoráveis à inclusão. Apresento também algumas cenas dos estágios não obrigatórios realizados ao longo da graduação e que possibilitam indicar a necessidade de inserção de espaços escolares inclusivos como campo de estágio da pedagogia. Faço a afirmação de que pode ocorrer a inclusão escolar desde que ocorra mudanças no processo de escolarização de pessoas com deficiência, uma vez que a escolarização prevê a experienciação de múltiplas formas de aprendizagem e vida. Uma educação inclusiva pode ser produzida pela via da experiência e os professores são muito importantes, uma vez que inventam outras didáticas e outros enunciados acerca da diferença dos corpos.application/pdfporInclusão escolarUma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990194.pdf000990194.pdfTexto completoapplication/pdf614681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139310/1/000990194.pdf45fbff1e0894b5dac634eb3722c700d5MD51TEXT000990194.pdf.txt000990194.pdf.txtExtracted Texttext/plain75338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139310/2/000990194.pdf.txtdecaeae3ccaf4feba073d10b735c1b2eMD52THUMBNAIL000990194.pdf.jpg000990194.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139310/3/000990194.pdf.jpg1a483fc88fe2149606e21aece3036055MD5310183/1393102018-10-25 09:10:51.745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139310Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
title Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
spellingShingle Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
Collares, Fernanda Brum
Inclusão escolar
title_short Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
title_full Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
title_fullStr Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
title_full_unstemmed Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
title_sort Uma educação inclusiva pela via da experiência e enunciados escolares acerca da diferença dos corpos
author Collares, Fernanda Brum
author_facet Collares, Fernanda Brum
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collares, Fernanda Brum
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
contributor_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
topic Inclusão escolar
description Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia tive como objetivo fazer perguntas de como se constrói a necessidade de normalização do sujeito com deficiência em espaços regulares de ensino. Outra questão que fiz foi sobre as impressões de normalidade e anormalidade na perspectiva de quem convive com a diferença dos/nos corpos. Tais impressões podem ser modificadas se pensarmos a escola como espaço para experiência, mobilizada pela escola como comunidade e, sobretudo, pelo professor. Foram utilizados autores que pesquisam a educação especial na contemporaneidade brasileira (SASSAKI, BEYER, FREITAS, GAI) e outros autores propositivos em seus conceitos (FOUCAULT, LARROSA) e que ancoram e dão suporte a este estudo de cunho qualitativo. Desenvolveu-se um estudo que não é comparativo, não parte de amostras, não é avaliativo, não é cronologicamente descrito, pois mostra enunciados, e retira deles forças para construir argumentações acerca da temática estudada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três pessoas que vivem o processo de inclusão no âmbito escolar. Convivi em diferentes períodos com as mesmas pessoas como estagiária de pedagogia e essas memórias apoiam as argumentações favoráveis à inclusão. Apresento também algumas cenas dos estágios não obrigatórios realizados ao longo da graduação e que possibilitam indicar a necessidade de inserção de espaços escolares inclusivos como campo de estágio da pedagogia. Faço a afirmação de que pode ocorrer a inclusão escolar desde que ocorra mudanças no processo de escolarização de pessoas com deficiência, uma vez que a escolarização prevê a experienciação de múltiplas formas de aprendizagem e vida. Uma educação inclusiva pode ser produzida pela via da experiência e os professores são muito importantes, uma vez que inventam outras didáticas e outros enunciados acerca da diferença dos corpos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T02:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139310
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990194
url http://hdl.handle.net/10183/139310
identifier_str_mv 000990194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139310/1/000990194.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139310/2/000990194.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139310/3/000990194.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45fbff1e0894b5dac634eb3722c700d5
decaeae3ccaf4feba073d10b735c1b2e
1a483fc88fe2149606e21aece3036055
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170451505152