Cyberbullying : um desafio para os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Luciane Ludwig de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200917
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação criaram novas formas de socialização e facilidades de comunicação, mas também abriram espaços para o cyberbullying ou bullying virtual. No ambiente escolar, o cyberbullying é um problema crescente que atinge tanto alunos quanto professores no mundo todo. Para prevenir e combater o cyberbullying, primeiramente é necessário ter conhecimento sobre o assunto. Neste contexto foi realizado um levantamento bibliográfico para conhecer o que está sendo pesquisado sobre cyberbullying em revistas e eventos nacionais de informática na educação com corte temporal de dez anos, o qual mostrou que ainda são poucas as publicações sobre esse tema no Brasil, o que causa certa estranheza face a importância dessa temática. Entre as várias fragilidades encontradas no levantamento bibliográfico, destaca-se a pouca ênfase de estudos voltados para os professores, razão pela qual foi feito um diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying dos professores de duas escolas públicas de ensino médio da região da Serra Gaúcha. Os dados obtidos revelam a falta de informação sobre o assunto e a legislação existente, mostrando a necessidade de formação dos professores para que estes possam desenvolver ações de prevenção ao cyberbullying envolvendo toda a comunidade escolar.
id UFRGS-2_bbc7028dcd71a25037ae2c60daf99cd6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200917
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling David, Luciane Ludwig deRapkiewicz, Clevi Elena2019-10-23T03:52:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/200917001104497As Tecnologias de Informação e Comunicação criaram novas formas de socialização e facilidades de comunicação, mas também abriram espaços para o cyberbullying ou bullying virtual. No ambiente escolar, o cyberbullying é um problema crescente que atinge tanto alunos quanto professores no mundo todo. Para prevenir e combater o cyberbullying, primeiramente é necessário ter conhecimento sobre o assunto. Neste contexto foi realizado um levantamento bibliográfico para conhecer o que está sendo pesquisado sobre cyberbullying em revistas e eventos nacionais de informática na educação com corte temporal de dez anos, o qual mostrou que ainda são poucas as publicações sobre esse tema no Brasil, o que causa certa estranheza face a importância dessa temática. Entre as várias fragilidades encontradas no levantamento bibliográfico, destaca-se a pouca ênfase de estudos voltados para os professores, razão pela qual foi feito um diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying dos professores de duas escolas públicas de ensino médio da região da Serra Gaúcha. Os dados obtidos revelam a falta de informação sobre o assunto e a legislação existente, mostrando a necessidade de formação dos professores para que estes possam desenvolver ações de prevenção ao cyberbullying envolvendo toda a comunidade escolar.The Information and Communication Technologies created new forms of socialization and communication facilities, but also opened spaces for cyberbullying or virtual bullying. In the school environment, cyberbullying is a growing problem that affects both students and teachers worldwide. To prevent and combat cyberbullying, you first need to be knowledgeable about the subject. In this context, a bibliographic survey was conducted to know what is being researched about cyberbullying in magazines and national informatics events in education with a 10-year temporal cut, which showed that there are still few publications on this topic in Brazil, which causes the importance of this subject. Among the various weaknesses found in the bibliographic survey, we highlight the low emphasis of studies directed at teachers, which is why a diagnosis was made of the level of knowledge about cyberbullying of teachers from two public high schools in the Serra Gaúcha region. The data obtained reveal the lack of information on the subject and the existing legislation, showing the need for teacher training so that they can develop cyberbullying prevention actions involving the whole school community.application/pdfporProfessorEnsino médioCyberbullyingTeachersHigh schoolCyberbullying : um desafio para os professoresCyberbullying : a challenge for teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104497.pdf.txt001104497.pdf.txtExtracted Texttext/plain84420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200917/2/001104497.pdf.txt4ddb54eac6afec6ebb2958769bee8026MD52ORIGINAL001104497.pdfTexto completoapplication/pdf1035817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200917/1/001104497.pdfa3d550add20331b933daa07b8dd8b7ecMD5110183/2009172019-10-24 03:49:13.595533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200917Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-24T06:49:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cyberbullying : um desafio para os professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cyberbullying : a challenge for teachers
title Cyberbullying : um desafio para os professores
spellingShingle Cyberbullying : um desafio para os professores
David, Luciane Ludwig de
Professor
Ensino médio
Cyberbullying
Teachers
High school
title_short Cyberbullying : um desafio para os professores
title_full Cyberbullying : um desafio para os professores
title_fullStr Cyberbullying : um desafio para os professores
title_full_unstemmed Cyberbullying : um desafio para os professores
title_sort Cyberbullying : um desafio para os professores
author David, Luciane Ludwig de
author_facet David, Luciane Ludwig de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Luciane Ludwig de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino médio
topic Professor
Ensino médio
Cyberbullying
Teachers
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberbullying
Teachers
High school
description As Tecnologias de Informação e Comunicação criaram novas formas de socialização e facilidades de comunicação, mas também abriram espaços para o cyberbullying ou bullying virtual. No ambiente escolar, o cyberbullying é um problema crescente que atinge tanto alunos quanto professores no mundo todo. Para prevenir e combater o cyberbullying, primeiramente é necessário ter conhecimento sobre o assunto. Neste contexto foi realizado um levantamento bibliográfico para conhecer o que está sendo pesquisado sobre cyberbullying em revistas e eventos nacionais de informática na educação com corte temporal de dez anos, o qual mostrou que ainda são poucas as publicações sobre esse tema no Brasil, o que causa certa estranheza face a importância dessa temática. Entre as várias fragilidades encontradas no levantamento bibliográfico, destaca-se a pouca ênfase de estudos voltados para os professores, razão pela qual foi feito um diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying dos professores de duas escolas públicas de ensino médio da região da Serra Gaúcha. Os dados obtidos revelam a falta de informação sobre o assunto e a legislação existente, mostrando a necessidade de formação dos professores para que estes possam desenvolver ações de prevenção ao cyberbullying envolvendo toda a comunidade escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-23T03:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200917
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104497
url http://hdl.handle.net/10183/200917
identifier_str_mv 001104497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200917/2/001104497.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200917/1/001104497.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ddb54eac6afec6ebb2958769bee8026
a3d550add20331b933daa07b8dd8b7ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585763356672