Cyberbullying na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201768 |
Resumo: | A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying. |
id |
UFRGS-2_0827252104ac502844ce301641d371e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201768 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maristéla Valim daRapkiewcz, Clevi Elena2019-11-14T03:55:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/201768001106501A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying.The main concern of this work was to inform and alert teachers about a danger that surrounds our school environment, a new form of aggression, cyberbullying, so that future cases can be prevented and avoided. Unfortunately, the lack of knowledge of the subject is significant among teachers, so promoting their capacity building in this area is pressing. In this context, we taught a pilot training with 20 teachers from a public high school in the state of Rio Grande do Sul. We sought to use differentiated resources and dynamics to promote active learning. Regarding the training process, it was observed that this dynamic and active approach provided a greater interest of the teachers in participating in the training. On the training itself, so that it can be offered to larger groups allowing teachers to identify cases of students who suffer virtual aggression and who can also innovate with actions to prevent cyberbullying.application/pdfporFormação de professoresBullyingCyberbullyingCyberbullyingTeacher trainingVirtual aggressionsPrevention of cyberbullyingCyberbullying na formação de professoresCyberbullying in teacher training info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106501.pdf.txt001106501.pdf.txtExtracted Texttext/plain67891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/2/001106501.pdf.txtf21a8491e33953a0f137a2f4a00e6c77MD52ORIGINAL001106501.pdfTexto completoapplication/pdf2080687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/1/001106501.pdf44ecad24ba1bdb71e682c7b944729713MD5110183/2017682019-11-15 04:52:21.831218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cyberbullying na formação de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cyberbullying in teacher training |
title |
Cyberbullying na formação de professores |
spellingShingle |
Cyberbullying na formação de professores Silva, Maristéla Valim da Formação de professores Bullying Cyberbullying Cyberbullying Teacher training Virtual aggressions Prevention of cyberbullying |
title_short |
Cyberbullying na formação de professores |
title_full |
Cyberbullying na formação de professores |
title_fullStr |
Cyberbullying na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Cyberbullying na formação de professores |
title_sort |
Cyberbullying na formação de professores |
author |
Silva, Maristéla Valim da |
author_facet |
Silva, Maristéla Valim da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maristéla Valim da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewcz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewcz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Bullying Cyberbullying |
topic |
Formação de professores Bullying Cyberbullying Cyberbullying Teacher training Virtual aggressions Prevention of cyberbullying |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cyberbullying Teacher training Virtual aggressions Prevention of cyberbullying |
description |
A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:55:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201768 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106501 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201768 |
identifier_str_mv |
001106501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/2/001106501.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/1/001106501.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f21a8491e33953a0f137a2f4a00e6c77 44ecad24ba1bdb71e682c7b944729713 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447255480532992 |