Cyberbullying na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maristéla Valim da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201768
Resumo: A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying.
id UFRGS-2_0827252104ac502844ce301641d371e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201768
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Maristéla Valim daRapkiewcz, Clevi Elena2019-11-14T03:55:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/201768001106501A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying.The main concern of this work was to inform and alert teachers about a danger that surrounds our school environment, a new form of aggression, cyberbullying, so that future cases can be prevented and avoided. Unfortunately, the lack of knowledge of the subject is significant among teachers, so promoting their capacity building in this area is pressing. In this context, we taught a pilot training with 20 teachers from a public high school in the state of Rio Grande do Sul. We sought to use differentiated resources and dynamics to promote active learning. Regarding the training process, it was observed that this dynamic and active approach provided a greater interest of the teachers in participating in the training. On the training itself, so that it can be offered to larger groups allowing teachers to identify cases of students who suffer virtual aggression and who can also innovate with actions to prevent cyberbullying.application/pdfporFormação de professoresBullyingCyberbullyingCyberbullyingTeacher trainingVirtual aggressionsPrevention of cyberbullyingCyberbullying na formação de professoresCyberbullying in teacher training info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106501.pdf.txt001106501.pdf.txtExtracted Texttext/plain67891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/2/001106501.pdf.txtf21a8491e33953a0f137a2f4a00e6c77MD52ORIGINAL001106501.pdfTexto completoapplication/pdf2080687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/1/001106501.pdf44ecad24ba1bdb71e682c7b944729713MD5110183/2017682019-11-15 04:52:21.831218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cyberbullying na formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cyberbullying in teacher training
title Cyberbullying na formação de professores
spellingShingle Cyberbullying na formação de professores
Silva, Maristéla Valim da
Formação de professores
Bullying
Cyberbullying
Cyberbullying
Teacher training
Virtual aggressions
Prevention of cyberbullying
title_short Cyberbullying na formação de professores
title_full Cyberbullying na formação de professores
title_fullStr Cyberbullying na formação de professores
title_full_unstemmed Cyberbullying na formação de professores
title_sort Cyberbullying na formação de professores
author Silva, Maristéla Valim da
author_facet Silva, Maristéla Valim da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maristéla Valim da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewcz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewcz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Bullying
Cyberbullying
topic Formação de professores
Bullying
Cyberbullying
Cyberbullying
Teacher training
Virtual aggressions
Prevention of cyberbullying
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberbullying
Teacher training
Virtual aggressions
Prevention of cyberbullying
description A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:55:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201768
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106501
url http://hdl.handle.net/10183/201768
identifier_str_mv 001106501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/2/001106501.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201768/1/001106501.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f21a8491e33953a0f137a2f4a00e6c77
44ecad24ba1bdb71e682c7b944729713
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586441785344