Mercado de desconto de cheques : uma análise junto aos clientes do BB - Praça Rio Negrinho/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Volnei
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14218
Resumo: As empresas em suas transações operacionais, vendas e compras, concedem prazos aos seus clientes para os recebimentos e recebem prazos de seus fornecedores para efetuarem os pagamentos, com esta sistemática o mercado, clientes e fornecedores, promovem alavancagem em suas vendas. Muitas vezes estas empresas necessitam de recursos para fazer frente às obrigações assumidas junto a seus fornecedores. Ao financiar a venda de sua produção, o empresário gera créditos que, se mantidos em carteira até o final do prazo, reduzem a capacidade de investimento da empresa, ocasionando muitas vezes a perda de boas oportunidades, por estar com seu capital imobilizado. Neste sentido, a proposta do presente trabalho é identificar as possíveis diferenças na política de concessão de crédito do BB, atrativos agregados ao produto e o grau de satisfação do cliente, com relação ao produto Desconto de Cheques oferecido por outras quatro instituições da praça de Rio Negrinho/SC como Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), Caixa Econômica Federal (CEF), Hsbc Bank Brasil S.A. (HSBC) e Banco Bradesco S.A. (Bradesco). Dessa forma, comparar a percepção dos clientes com relação ao produto oferecido pelos bancos, identificar as diferentes características das operações de Desconto de Cheques e analisar o grau de satisfação dos clientes com o produto. O método de pesquisa utilizado foi o método “survey”, de caráter quantitativo. A amostra é constituída por os clientes do BB que possuem Desconto de Cheques também nos concorrentes BESC, CEF, HSBC ou Bradesco, totalizando 19 clientes e representando 25% do total dos clientes que possuem o produto no BB. Os dados obtidos foram analisados através de métodos estatísticos utilizando média e porcentagem. O principal resultado encontrado sugere que os clientes dão grande importância para os custos incorridos nas operações, porém revela pouco conhecimento na identificação e avaliação destes custos, diversos clientes mantêm operações na concorrência mesmo estando insatisfeitos com o produto, revelando uma excelente oportunidade par o BB incrementar sua carteira de Desconto de Cheques.
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