Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252883 |
Resumo: | A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_bcdd1a719bdd8720f12f26c0f95bcfea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252883 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Douglas Grando deAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2022-12-20T04:52:09Z20221516-7313http://hdl.handle.net/10183/252883001151323A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.The literature on Science Education suggests that Communities of Practice (CoP) can be a powerful tool to integrate Schools and Universities, especially for In-service Teachers. However, fostering such social structures is still a vague notion. In this paper, we provide guidelines to address this issue, using a combination of concepts from Etienne Wenger's Social Theory of Learning and results of an educational study that applied a historical method to investigate a CoP focused on teacher education. These guidelines are presented in the form of questions, grouped in ten thematic categories, so that educational professionals can better create and maintain community-based relations for learning.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22033, 17 p.Integracao universidade-escolaEnsino de ciênciasComunidades de práticaFormação continuadaSchool-University partnershipScience educationCommunities of practiceIn-service teacherCultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma propostaFostering communities of practice among in-service Science Education teachers : a propositioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151323.pdf.txt001151323.pdf.txtExtracted Texttext/plain58739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/2/001151323.pdf.txt23fec4f47c94d8e067bacd240074b04aMD52ORIGINAL001151323.pdfTexto completoapplication/pdf251510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/1/001151323.pdf7efb8ef6e9344a51d99340d2f3d92a26MD5110183/2528832023-05-21 03:27:40.503897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-21T06:27:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fostering communities of practice among in-service Science Education teachers : a proposition |
title |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
spellingShingle |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta Souza, Douglas Grando de Integracao universidade-escola Ensino de ciências Comunidades de prática Formação continuada School-University partnership Science education Communities of practice In-service teacher |
title_short |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
title_full |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
title_fullStr |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
title_full_unstemmed |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
title_sort |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta |
author |
Souza, Douglas Grando de |
author_facet |
Souza, Douglas Grando de Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Douglas Grando de Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integracao universidade-escola Ensino de ciências Comunidades de prática Formação continuada |
topic |
Integracao universidade-escola Ensino de ciências Comunidades de prática Formação continuada School-University partnership Science education Communities of practice In-service teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School-University partnership Science education Communities of practice In-service teacher |
description |
A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-20T04:52:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252883 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001151323 |
identifier_str_mv |
1516-7313 001151323 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22033, 17 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/2/001151323.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/1/001151323.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23fec4f47c94d8e067bacd240074b04a 7efb8ef6e9344a51d99340d2f3d92a26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447814567624704 |