Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Douglas Grando de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252883
Resumo: A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.
id UFRGS-2_bcdd1a719bdd8720f12f26c0f95bcfea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252883
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Douglas Grando deAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2022-12-20T04:52:09Z20221516-7313http://hdl.handle.net/10183/252883001151323A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.The literature on Science Education suggests that Communities of Practice (CoP) can be a powerful tool to integrate Schools and Universities, especially for In-service Teachers. However, fostering such social structures is still a vague notion. In this paper, we provide guidelines to address this issue, using a combination of concepts from Etienne Wenger's Social Theory of Learning and results of an educational study that applied a historical method to investigate a CoP focused on teacher education. These guidelines are presented in the form of questions, grouped in ten thematic categories, so that educational professionals can better create and maintain community-based relations for learning.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22033, 17 p.Integracao universidade-escolaEnsino de ciênciasComunidades de práticaFormação continuadaSchool-University partnershipScience educationCommunities of practiceIn-service teacherCultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma propostaFostering communities of practice among in-service Science Education teachers : a propositioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151323.pdf.txt001151323.pdf.txtExtracted Texttext/plain58739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/2/001151323.pdf.txt23fec4f47c94d8e067bacd240074b04aMD52ORIGINAL001151323.pdfTexto completoapplication/pdf251510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/1/001151323.pdf7efb8ef6e9344a51d99340d2f3d92a26MD5110183/2528832023-05-21 03:27:40.503897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-21T06:27:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fostering communities of practice among in-service Science Education teachers : a proposition
title Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
spellingShingle Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
Souza, Douglas Grando de
Integracao universidade-escola
Ensino de ciências
Comunidades de prática
Formação continuada
School-University partnership
Science education
Communities of practice
In-service teacher
title_short Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
title_full Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
title_fullStr Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
title_full_unstemmed Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
title_sort Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
author Souza, Douglas Grando de
author_facet Souza, Douglas Grando de
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Douglas Grando de
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Integracao universidade-escola
Ensino de ciências
Comunidades de prática
Formação continuada
topic Integracao universidade-escola
Ensino de ciências
Comunidades de prática
Formação continuada
School-University partnership
Science education
Communities of practice
In-service teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv School-University partnership
Science education
Communities of practice
In-service teacher
description A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-20T04:52:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252883
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151323
identifier_str_mv 1516-7313
001151323
url http://hdl.handle.net/10183/252883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22033, 17 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/2/001151323.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252883/1/001151323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23fec4f47c94d8e067bacd240074b04a
7efb8ef6e9344a51d99340d2f3d92a26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225076512653312