Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231 |
Resumo: | Resumo A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem. |
id |
UNESP-22_0a777dc03b120da185f7d7aca2911fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132022000100231 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma propostaIntegração universidade-educação básicaEnsino de ciênciasComunidades de práticaFormação continuada do professorResumo A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220033info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Douglas Grando deAraujo,Ives SolanoVeit,Eliane Angelapor2022-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100231Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.665315Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
title |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
spellingShingle |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta Souza,Douglas Grando de Integração universidade-educação básica Ensino de ciências Comunidades de prática Formação continuada do professor |
title_short |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
title_full |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
title_fullStr |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
title_full_unstemmed |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
title_sort |
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta |
author |
Souza,Douglas Grando de |
author_facet |
Souza,Douglas Grando de Araujo,Ives Solano Veit,Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Araujo,Ives Solano Veit,Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Douglas Grando de Araujo,Ives Solano Veit,Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração universidade-educação básica Ensino de ciências Comunidades de prática Formação continuada do professor |
topic |
Integração universidade-educação básica Ensino de ciências Comunidades de prática Formação continuada do professor |
description |
Resumo A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320220033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959280144384 |