Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Douglas Grando de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araujo,Ives Solano, Veit,Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231
Resumo: Resumo A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.
id UNESP-22_0a777dc03b120da185f7d7aca2911fe4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100231
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma propostaIntegração universidade-educação básicaEnsino de ciênciasComunidades de práticaFormação continuada do professorResumo A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220033info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Douglas Grando deAraujo,Ives SolanoVeit,Eliane Angelapor2022-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100231Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.665315Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
title Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
spellingShingle Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
Souza,Douglas Grando de
Integração universidade-educação básica
Ensino de ciências
Comunidades de prática
Formação continuada do professor
title_short Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
title_full Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
title_fullStr Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
title_full_unstemmed Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
title_sort Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta
author Souza,Douglas Grando de
author_facet Souza,Douglas Grando de
Araujo,Ives Solano
Veit,Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo,Ives Solano
Veit,Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Douglas Grando de
Araujo,Ives Solano
Veit,Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Integração universidade-educação básica
Ensino de ciências
Comunidades de prática
Formação continuada do professor
topic Integração universidade-educação básica
Ensino de ciências
Comunidades de prática
Formação continuada do professor
description Resumo A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959280144384