O cultivo de comunidades de prática para a formação continuada de professores na interface Escola-Universidade : um olhar histórico sobre as vivências do núcleo de pesquisas em inovação curricular
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222911 |
Resumo: | Diante dos problemas enfrentados na Formação Continuada de Professores no Brasil, marcada pelo distanciamento entre as discussões em nível universitário e as urgências experimentadas no cotidiano escolar, é fundamental que essa etapa formativa ampare a criação, implementação e avaliação coletivas de práticas docentes na interface entre Escola e Universidade. A literatura aponta que Comunidades de Prática podem auxiliar nesse problema e, de modo a contribuir para o cultivo de tais configurações sociais, consideramos valioso investigar iniciativas bem-sucedidas de trabalho com professores da Educação Básica e professores universitários investigadores em Ensino de Física. Em nossa investigação, empreendemos uma pesquisa educacional de caráter histórico em torno das experiências vividas por participantes do Núcleo de Pesquisas em Inovação Didática (Nupic), da Universidade de São Paulo, no período de 2003 a 2013. A partir da Análise de Conteúdo de oito entrevistas concedidas por participantes no grupo em algum momento, afirmamos a razoabilidade de compreender sua travessia histórica como a evolução de uma Comunidade de Prática, à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Construímos, então, uma narrativa capaz de situar práticas e identidades compartilhadas no interior do Nupic. Também investigamos os principais valores enunciados pelos entrevistados, contrastando-os às práticas identificadas na história da Comunidade de Prática. Essa extensa reconstrução das experiências e valores vivenciados permitiu identificar dez eixos que orientam o cultivo de Comunidades de Prática para Formação Continuada de Professores. |
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Souza, Douglas Grando deVeit, Eliane Angela2021-06-29T04:19:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/222911001126643Diante dos problemas enfrentados na Formação Continuada de Professores no Brasil, marcada pelo distanciamento entre as discussões em nível universitário e as urgências experimentadas no cotidiano escolar, é fundamental que essa etapa formativa ampare a criação, implementação e avaliação coletivas de práticas docentes na interface entre Escola e Universidade. A literatura aponta que Comunidades de Prática podem auxiliar nesse problema e, de modo a contribuir para o cultivo de tais configurações sociais, consideramos valioso investigar iniciativas bem-sucedidas de trabalho com professores da Educação Básica e professores universitários investigadores em Ensino de Física. Em nossa investigação, empreendemos uma pesquisa educacional de caráter histórico em torno das experiências vividas por participantes do Núcleo de Pesquisas em Inovação Didática (Nupic), da Universidade de São Paulo, no período de 2003 a 2013. A partir da Análise de Conteúdo de oito entrevistas concedidas por participantes no grupo em algum momento, afirmamos a razoabilidade de compreender sua travessia histórica como a evolução de uma Comunidade de Prática, à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Construímos, então, uma narrativa capaz de situar práticas e identidades compartilhadas no interior do Nupic. Também investigamos os principais valores enunciados pelos entrevistados, contrastando-os às práticas identificadas na história da Comunidade de Prática. Essa extensa reconstrução das experiências e valores vivenciados permitiu identificar dez eixos que orientam o cultivo de Comunidades de Prática para Formação Continuada de Professores.In view the In-service Teachers Education problems in Brazil, characterized by the gap between discussions at University and the urgencies experienced at classroom, it’s essential that this formative stage can support the collective creation, implementation and evaluation of teaching practices at the interface between School and University. The literature points that Communities of Practice can assist and, in order to contribute to the cultivation of such social arrangements, we consider valuable to investigate successful work initiatives between Basic School physics teachers and researchers in the field of Physics Teaching. In our investigation, we undertook a historical educational research around experiences of participants in the Núcleo de Pesquisas em Inovação Didática (Nupic), from the Universidade de São Paulo, from 2003 to 2013. From the Content Analysis of eight interviews granted by participants in the group at some time, we affirm the reasonability of understanding its historical crossing as the evolution of a Community of Practice, in light of Etienne Wenger's Social Learning Theory. We constructed, then, a narrative capable of situating shared practices and identities within Nupic. We also investigated the main values enunciated by the interviewees, contrasting them with the practices identified in the history of the Community of Practice. This extensive reconstruction of the experiences and values lived allowed us to identify ten axes that guide the cultivation of Communities of Practice for the In-service Teachers Education.application/pdfporFormação de professoresFormação continuadaComunidades de práticaEnsino de físicaIn-service Teacher EducationCommunities of PracticePhysics EducationO cultivo de comunidades de prática para a formação continuada de professores na interface Escola-Universidade : um olhar histórico sobre as vivências do núcleo de pesquisas em inovação curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126643.pdf.txt001126643.pdf.txtExtracted Texttext/plain511424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222911/2/001126643.pdf.txtd8f4310d1c7cceff6f957b877f07e349MD52ORIGINAL001126643.pdfTexto completoapplication/pdf2754252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222911/1/001126643.pdf0bddd32160977f83e18b9ca2249ac059MD5110183/2229112023-12-16 04:24:27.637468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-16T06:24:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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