Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savela, Viviane Magnan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174126
Resumo: Este trabalho é um registro da minha interação com a comunidade escolar atuando como observadora das atividades e regente. Consiste no relato da experiência didática com duas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre do ano de 2017. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Física, oferecida para a oitava etapa do curso de Graduação de Licenciatura em Física da UFRGS e teve como base referenciais socioculturais. A regência buscou atender a múltiplos objetivos, dos quais incluem: problematizar as manifestações de concepções de neutralidade da C&T, tais como a perspectiva salvacionista da mesma, o determinismo tecnológico e a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a partir do questionamento de uma problemática local - os aparatos tecnológicos adquiridos e em desuso nas salas de aula.- identificado nas observações prévias; estudar o conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este; e oportunizar o desenvolvimento de novas habilidades mentais, desejadas na formação da alfabetização científica ampliada de cada estudante.
id UFRGS-2_bcfcb6e788f69d8495ba3b0d6c69d2e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174126
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Savela, Viviane MagnanCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2018-03-30T02:31:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/174126001061034Este trabalho é um registro da minha interação com a comunidade escolar atuando como observadora das atividades e regente. Consiste no relato da experiência didática com duas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre do ano de 2017. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Física, oferecida para a oitava etapa do curso de Graduação de Licenciatura em Física da UFRGS e teve como base referenciais socioculturais. A regência buscou atender a múltiplos objetivos, dos quais incluem: problematizar as manifestações de concepções de neutralidade da C&T, tais como a perspectiva salvacionista da mesma, o determinismo tecnológico e a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a partir do questionamento de uma problemática local - os aparatos tecnológicos adquiridos e em desuso nas salas de aula.- identificado nas observações prévias; estudar o conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este; e oportunizar o desenvolvimento de novas habilidades mentais, desejadas na formação da alfabetização científica ampliada de cada estudante.This paper is a record of my interaction with the school community acting as activity observer and coordinator. It consists of a report about the teaching experience with two EJA (Education of Young and Adult Students) classes at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the second semester of 2017. The project was developed in the discipline of Teaching Practice, offered in the eighth stage of UFRGS’s Bachelor of Physics and started from the definition of sociocultural framework. The regency sought to accomplish multiple objectives, such as: to question the manifestations of science and technology neutrality conception, as in the science and technology saving perspective, the technological determinism and the superiority of the model of technocratic decisions, through the questioning of a local problem – the technology apparel purchased and in disuse in classrooms – identified on previous observations; to study technological and scientific knowledge related to it; and make an opportunity for the development of new mental abilities, wanted in the formation of the extended scientific literacy of each student.application/pdfporFormação de professoresEJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do SulEnsino de físicaEducação de jovens e adultosLearning Process of Young and Adult StudentsScience-Technology-Society focusSocioculturalEnergia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061034.pdf001061034.pdfTexto completoapplication/pdf8737298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174126/1/001061034.pdfdb22b696baaf01d7f9858d5c08b312ffMD51TEXT001061034.pdf.txt001061034.pdf.txtExtracted Texttext/plain106552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174126/2/001061034.pdf.txt80304ac2b29cd92ab30b62481ae2484dMD52THUMBNAIL001061034.pdf.jpg001061034.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174126/3/001061034.pdf.jpg46b03c5dd5dd49a22c5b9f9437cfc9c9MD5310183/1741262022-06-15 04:47:17.656762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174126Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:47:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
title Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
spellingShingle Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
Savela, Viviane Magnan
Formação de professores
EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Learning Process of Young and Adult Students
Science-Technology-Society focus
Sociocultural
title_short Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
title_full Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
title_fullStr Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
title_full_unstemmed Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
title_sort Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
author Savela, Viviane Magnan
author_facet Savela, Viviane Magnan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savela, Viviane Magnan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
contributor_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ensino de física
Educação de jovens e adultos
topic Formação de professores
EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Learning Process of Young and Adult Students
Science-Technology-Society focus
Sociocultural
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning Process of Young and Adult Students
Science-Technology-Society focus
Sociocultural
description Este trabalho é um registro da minha interação com a comunidade escolar atuando como observadora das atividades e regente. Consiste no relato da experiência didática com duas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre do ano de 2017. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Física, oferecida para a oitava etapa do curso de Graduação de Licenciatura em Física da UFRGS e teve como base referenciais socioculturais. A regência buscou atender a múltiplos objetivos, dos quais incluem: problematizar as manifestações de concepções de neutralidade da C&T, tais como a perspectiva salvacionista da mesma, o determinismo tecnológico e a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a partir do questionamento de uma problemática local - os aparatos tecnológicos adquiridos e em desuso nas salas de aula.- identificado nas observações prévias; estudar o conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este; e oportunizar o desenvolvimento de novas habilidades mentais, desejadas na formação da alfabetização científica ampliada de cada estudante.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-30T02:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174126
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061034
url http://hdl.handle.net/10183/174126
identifier_str_mv 001061034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174126/1/001061034.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174126/2/001061034.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174126/3/001061034.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db22b696baaf01d7f9858d5c08b312ff
80304ac2b29cd92ab30b62481ae2484d
46b03c5dd5dd49a22c5b9f9437cfc9c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224544812269568