Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133890 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las. |
id |
UFRGS-2_bd1d960d97adcc4b1bcb8bb40160b374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133890 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Lisiane da SilvaCastilho, Maria Inês2016-03-17T02:05:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/133890000981779O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las.This study aimed to treat on the introduction of media in the school setting and the use of social networks by students. For this, we realized a bibliographical research contemplating different authors such as: Jordão, Moran, Prado, Moraes, among others. These authors has been dedicated to the study of media, the use of computer labs in schools, the Internet, as well as other issues related to education. We sought to get information needed to analyze how teachers can use the media to expand learning opportunities for students, also there was an interview with four teachers of a public school in the city of Sapucaia do Sul. It was found that teacher can develop different practical activities with their students, such as the creation as discussion groups and presentation of results through Facebook, the use of works using power point, among other activities. Adding to this, it was found that continuing training of teachers become necessary so that the teachers use different media appropriately, having no fear of using then.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Redes sociaisEducação continuadaSapucaia do Sul (RS)MidiaSocial networksContinuoustrainingMídias : possibilidades de ampliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981779.pdf000981779.pdfTexto completoapplication/pdf507625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/1/000981779.pdfbabcea33c3f9e1a423847f917a7c8d9bMD51TEXT000981779.pdf.txt000981779.pdf.txtExtracted Texttext/plain88857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/2/000981779.pdf.txt6ec555c546f23b4da24bae5a4402a939MD52THUMBNAIL000981779.pdf.jpg000981779.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/3/000981779.pdf.jpga169e3875229bc95665924cacce95a44MD5310183/1338902018-10-29 07:44:07.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133890Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
title |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
spellingShingle |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem Duarte, Lisiane da Silva Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Redes sociais Educação continuada Sapucaia do Sul (RS) Midia Social networks Continuoustraining |
title_short |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
title_full |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
title_fullStr |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
title_sort |
Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem |
author |
Duarte, Lisiane da Silva |
author_facet |
Duarte, Lisiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Lisiane da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castilho, Maria Inês |
contributor_str_mv |
Castilho, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Redes sociais Educação continuada Sapucaia do Sul (RS) |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Redes sociais Educação continuada Sapucaia do Sul (RS) Midia Social networks Continuoustraining |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Midia Social networks Continuoustraining |
description |
O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133890 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981779 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133890 |
identifier_str_mv |
000981779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/1/000981779.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/2/000981779.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/3/000981779.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
babcea33c3f9e1a423847f917a7c8d9b 6ec555c546f23b4da24bae5a4402a939 a169e3875229bc95665924cacce95a44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164017442816 |