Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Lisiane da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133890
Resumo: O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las.
id UFRGS-2_bd1d960d97adcc4b1bcb8bb40160b374
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133890
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Lisiane da SilvaCastilho, Maria Inês2016-03-17T02:05:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/133890000981779O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las.This study aimed to treat on the introduction of media in the school setting and the use of social networks by students. For this, we realized a bibliographical research contemplating different authors such as: Jordão, Moran, Prado, Moraes, among others. These authors has been dedicated to the study of media, the use of computer labs in schools, the Internet, as well as other issues related to education. We sought to get information needed to analyze how teachers can use the media to expand learning opportunities for students, also there was an interview with four teachers of a public school in the city of Sapucaia do Sul. It was found that teacher can develop different practical activities with their students, such as the creation as discussion groups and presentation of results through Facebook, the use of works using power point, among other activities. Adding to this, it was found that continuing training of teachers become necessary so that the teachers use different media appropriately, having no fear of using then.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Redes sociaisEducação continuadaSapucaia do Sul (RS)MidiaSocial networksContinuoustrainingMídias : possibilidades de ampliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981779.pdf000981779.pdfTexto completoapplication/pdf507625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/1/000981779.pdfbabcea33c3f9e1a423847f917a7c8d9bMD51TEXT000981779.pdf.txt000981779.pdf.txtExtracted Texttext/plain88857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/2/000981779.pdf.txt6ec555c546f23b4da24bae5a4402a939MD52THUMBNAIL000981779.pdf.jpg000981779.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/3/000981779.pdf.jpga169e3875229bc95665924cacce95a44MD5310183/1338902018-10-29 07:44:07.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133890Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
title Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
spellingShingle Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
Duarte, Lisiane da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Educação continuada
Sapucaia do Sul (RS)
Midia
Social networks
Continuoustraining
title_short Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
title_full Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
title_fullStr Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
title_sort Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
author Duarte, Lisiane da Silva
author_facet Duarte, Lisiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Lisiane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castilho, Maria Inês
contributor_str_mv Castilho, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Educação continuada
Sapucaia do Sul (RS)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Educação continuada
Sapucaia do Sul (RS)
Midia
Social networks
Continuoustraining
dc.subject.eng.fl_str_mv Midia
Social networks
Continuoustraining
description O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133890
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981779
url http://hdl.handle.net/10183/133890
identifier_str_mv 000981779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/1/000981779.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/2/000981779.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133890/3/000981779.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv babcea33c3f9e1a423847f917a7c8d9b
6ec555c546f23b4da24bae5a4402a939
a169e3875229bc95665924cacce95a44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164017442816