Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Adriana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37730
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade.
id UFRGS-2_bde00ea4985db437f22888fdf2aff54f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37730
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, AdrianaCollares, Darli2012-03-22T01:20:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/37730000821818Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade.application/pdfporBlogInternetComputador na educaçãoInteraçãoLinguagemTecnologia da informaçãoBlog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821818.pdf.txt000821818.pdf.txtExtracted Texttext/plain54415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/2/000821818.pdf.txt47d93090fa2bd92b471f1178d87fb706MD52ORIGINAL000821818.pdf000821818.pdfTexto completoapplication/pdf286882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/1/000821818.pdf277986374d9023ef08595af2d25e0597MD51THUMBNAIL000821818.pdf.jpg000821818.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/3/000821818.pdf.jpg6d1a0faedddef59ad04dfeb9f4301047MD5310183/377302018-10-10 08:01:04.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37730Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:01:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
title Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
spellingShingle Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
Marques, Adriana
Blog
Internet
Computador na educação
Interação
Linguagem
Tecnologia da informação
title_short Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
title_full Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
title_fullStr Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
title_full_unstemmed Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
title_sort Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
author Marques, Adriana
author_facet Marques, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Internet
Computador na educação
Interação
Linguagem
Tecnologia da informação
topic Blog
Internet
Computador na educação
Interação
Linguagem
Tecnologia da informação
description Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-22T01:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37730
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821818
url http://hdl.handle.net/10183/37730
identifier_str_mv 000821818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/2/000821818.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/1/000821818.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/3/000821818.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47d93090fa2bd92b471f1178d87fb706
277986374d9023ef08595af2d25e0597
6d1a0faedddef59ad04dfeb9f4301047
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447074935668736