Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37730 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade. |
id |
UFRGS-2_bde00ea4985db437f22888fdf2aff54f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37730 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, AdrianaCollares, Darli2012-03-22T01:20:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/37730000821818Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade.application/pdfporBlogInternetComputador na educaçãoInteraçãoLinguagemTecnologia da informaçãoBlog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821818.pdf.txt000821818.pdf.txtExtracted Texttext/plain54415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/2/000821818.pdf.txt47d93090fa2bd92b471f1178d87fb706MD52ORIGINAL000821818.pdf000821818.pdfTexto completoapplication/pdf286882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/1/000821818.pdf277986374d9023ef08595af2d25e0597MD51THUMBNAIL000821818.pdf.jpg000821818.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/3/000821818.pdf.jpg6d1a0faedddef59ad04dfeb9f4301047MD5310183/377302018-10-10 08:01:04.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37730Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:01:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
title |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
spellingShingle |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto Marques, Adriana Blog Internet Computador na educação Interação Linguagem Tecnologia da informação |
title_short |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
title_full |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
title_fullStr |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
title_full_unstemmed |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
title_sort |
Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto |
author |
Marques, Adriana |
author_facet |
Marques, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Adriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Internet Computador na educação Interação Linguagem Tecnologia da informação |
topic |
Blog Internet Computador na educação Interação Linguagem Tecnologia da informação |
description |
Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-22T01:20:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37730 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821818 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37730 |
identifier_str_mv |
000821818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/2/000821818.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/1/000821818.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37730/3/000821818.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47d93090fa2bd92b471f1178d87fb706 277986374d9023ef08595af2d25e0597 6d1a0faedddef59ad04dfeb9f4301047 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447074935668736 |