Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231997 |
Resumo: | O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento. |
id |
UFRGS-2_bde30be2c37ae2205d5583ce01e44d30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231997 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Marisa Cristina Vorraber2021-11-18T04:25:18Z19940100-3143http://hdl.handle.net/10183/231997000095084O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento.This study analyses the implications of hermeneutics in popular education, in an attempt to answer the following question: how to penetrate the cultural universe of popular groups and work with them, producing knowledge in their favor? The discussion develops based on the delineation of meanings of the central concepts, attempting to: a) review the trajectory of action research as an investigative methodology; b) update the meaning of the term popular; c) situate hermeneutics in the context of current discussion on science and knowledge.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 1994), p. 35-46Pesquisa educacionalEducação popularHermenêuticaConhecimentoPesquisa-açãoAction researchPopular educationHermeneutics and popular educationResearch in popular educationPopular education and knowledgePesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popularAction research and hermeneutics : interpreting tradition in popular educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000095084.pdf.txt000095084.pdf.txtExtracted Texttext/plain34659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/2/000095084.pdf.txt4e469046b4e1499f6d4bd13dec829f10MD52ORIGINAL000095084.pdfTexto completoapplication/pdf214126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/1/000095084.pdf5e7f7eedeb6b65ed84d88be23c3102d5MD5110183/2319972021-11-20 06:17:00.97029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Action research and hermeneutics : interpreting tradition in popular education |
title |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
spellingShingle |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular Costa, Marisa Cristina Vorraber Pesquisa educacional Educação popular Hermenêutica Conhecimento Pesquisa-ação Action research Popular education Hermeneutics and popular education Research in popular education Popular education and knowledge |
title_short |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
title_full |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
title_fullStr |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
title_sort |
Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular |
author |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
author_facet |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marisa Cristina Vorraber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Educação popular Hermenêutica Conhecimento Pesquisa-ação |
topic |
Pesquisa educacional Educação popular Hermenêutica Conhecimento Pesquisa-ação Action research Popular education Hermeneutics and popular education Research in popular education Popular education and knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Action research Popular education Hermeneutics and popular education Research in popular education Popular education and knowledge |
description |
O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento. |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-18T04:25:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231997 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000095084 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000095084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 1994), p. 35-46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/2/000095084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231997/1/000095084.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e469046b4e1499f6d4bd13dec829f10 5e7f7eedeb6b65ed84d88be23c3102d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042806177792 |