O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abruzzi, Leandro Gregis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66986
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o uso das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação – na educação. Partindo de um estudo de caso, referente ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, serão apresentados observações, análises de questionários e relatos de professores que configuram esta realidade. Com efeito, este recorte apresenta suas características em relação ao tipo de interação que se estabelece em sala de aula, assim como o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. O objetivo é conhecer o nível de autonomia em que os estudantes se encontram, diante do uso das TIC´s na construção do conhecimento. Com base nisso, será articulado, ao longo da pesquisa, o contexto em que se encontra a realidade educacional no Brasil, além da perspectiva de professores e alunos na contemporaneidade. Nestes termos, verificar-se-á o uso da informática na educação, na contribuição de autores das áreas da sociologia, educação e informática, de modo a buscar conceitos a partir dos quais pudéssemos compreender o que a realidade revelou. Para tanto, o Projeto Amora, observado neste estudo, apresentou características revelando o desenvolvimento de uma maior autonomia nos estudantes que utilizavam as TIC´s nas atividades escolares. De forma geral, o tipo de interação face a face que os professores estabelecem com seus alunos proporciona maiores níveis de autonomia para estes, de acordo com a proposta de ensino-aprendizagem do PA, assim como a capacidade de criação, e independência na produção textual. Possibilitando novas e dinâmicas formas de melhorar a qualidade do ensino público.
id UFRGS-2_bde8e3dd532ae115892ffdc0aa8c2e0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66986
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abruzzi, Leandro GregisVirginio, Alexandre Silva2013-02-26T01:39:22Z2012http://hdl.handle.net/10183/66986000871764A proposta deste trabalho é analisar o uso das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação – na educação. Partindo de um estudo de caso, referente ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, serão apresentados observações, análises de questionários e relatos de professores que configuram esta realidade. Com efeito, este recorte apresenta suas características em relação ao tipo de interação que se estabelece em sala de aula, assim como o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. O objetivo é conhecer o nível de autonomia em que os estudantes se encontram, diante do uso das TIC´s na construção do conhecimento. Com base nisso, será articulado, ao longo da pesquisa, o contexto em que se encontra a realidade educacional no Brasil, além da perspectiva de professores e alunos na contemporaneidade. Nestes termos, verificar-se-á o uso da informática na educação, na contribuição de autores das áreas da sociologia, educação e informática, de modo a buscar conceitos a partir dos quais pudéssemos compreender o que a realidade revelou. Para tanto, o Projeto Amora, observado neste estudo, apresentou características revelando o desenvolvimento de uma maior autonomia nos estudantes que utilizavam as TIC´s nas atividades escolares. De forma geral, o tipo de interação face a face que os professores estabelecem com seus alunos proporciona maiores níveis de autonomia para estes, de acordo com a proposta de ensino-aprendizagem do PA, assim como a capacidade de criação, e independência na produção textual. Possibilitando novas e dinâmicas formas de melhorar a qualidade do ensino público.The purpose of this paper is to analyze the use of ICT - Information and Communication Technologies - in education. Starting from a case study for the Project Amora College Application UFRGS, will be presented observations, questionnaires and reports from teachers that shape this reality. Indeed, this has cut its characteristics in relation to the type of interaction that takes place in the classroom, as well as the use of digital technologies in the school environment. The aim is to know the level of autonomy that students are, on the use of ICT in knowledge construction. Based on this, will be articulated along the search, the context in which it is the educational reality in Brazil, beyond the perspective of teachers and students nowadays. Accordingly, there would be the use of computers in education, contributions of authors from the fields of sociology, education and computer science, in order to seek concepts from which we could understand what the reality revealed. Therefore, Project Mulberry, observed in this study, showed characteristics revealing the development of greater autonomy in students who used ICTs in school activities. In general, the kind of face to face interaction that teachers establish with their students provides greater levels of autonomy for these, according to the proposal of the teaching-learning PA, as well as the ability to create, and independence in textual production . Enabling new and dynamic ways to improve the quality of public education.application/pdfporSociologia da educaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção do conhecimentoColégio de Aplicação/UFRGSAutonomyInteractionInformation technologies and communicationKnowledge constructionEducationO uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871764.pdf000871764.pdfTexto completoapplication/pdf390958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66986/1/000871764.pdff2317ff6fc1a5a63335f668db9837ffeMD51TEXT000871764.pdf.txt000871764.pdf.txtExtracted Texttext/plain116382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66986/2/000871764.pdf.txtc0c0c104cc5a4a42d49be1d53beaace5MD52THUMBNAIL000871764.pdf.jpg000871764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66986/3/000871764.pdf.jpg62ab5b8d6d46a8dd094211bdb11b8939MD5310183/669862022-08-06 04:51:41.510137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
title O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
spellingShingle O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
Abruzzi, Leandro Gregis
Sociologia da educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Colégio de Aplicação/UFRGS
Autonomy
Interaction
Information technologies and communication
Knowledge construction
Education
title_short O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
title_full O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
title_fullStr O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
title_full_unstemmed O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
title_sort O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
author Abruzzi, Leandro Gregis
author_facet Abruzzi, Leandro Gregis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abruzzi, Leandro Gregis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Colégio de Aplicação/UFRGS
topic Sociologia da educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Colégio de Aplicação/UFRGS
Autonomy
Interaction
Information technologies and communication
Knowledge construction
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Autonomy
Interaction
Information technologies and communication
Knowledge construction
Education
description A proposta deste trabalho é analisar o uso das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação – na educação. Partindo de um estudo de caso, referente ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, serão apresentados observações, análises de questionários e relatos de professores que configuram esta realidade. Com efeito, este recorte apresenta suas características em relação ao tipo de interação que se estabelece em sala de aula, assim como o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. O objetivo é conhecer o nível de autonomia em que os estudantes se encontram, diante do uso das TIC´s na construção do conhecimento. Com base nisso, será articulado, ao longo da pesquisa, o contexto em que se encontra a realidade educacional no Brasil, além da perspectiva de professores e alunos na contemporaneidade. Nestes termos, verificar-se-á o uso da informática na educação, na contribuição de autores das áreas da sociologia, educação e informática, de modo a buscar conceitos a partir dos quais pudéssemos compreender o que a realidade revelou. Para tanto, o Projeto Amora, observado neste estudo, apresentou características revelando o desenvolvimento de uma maior autonomia nos estudantes que utilizavam as TIC´s nas atividades escolares. De forma geral, o tipo de interação face a face que os professores estabelecem com seus alunos proporciona maiores níveis de autonomia para estes, de acordo com a proposta de ensino-aprendizagem do PA, assim como a capacidade de criação, e independência na produção textual. Possibilitando novas e dinâmicas formas de melhorar a qualidade do ensino público.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-26T01:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66986
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871764
url http://hdl.handle.net/10183/66986
identifier_str_mv 000871764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66986/1/000871764.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66986/2/000871764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66986/3/000871764.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2317ff6fc1a5a63335f668db9837ffe
c0c0c104cc5a4a42d49be1d53beaace5
62ab5b8d6d46a8dd094211bdb11b8939
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438644998144