A comunicação como conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37509 |
Resumo: | A função estratégica do conhecimento como principal recurso para o desenvolvimento das capacidades organizativas e das competências comunicativas pode resultar em novos espaços sociais, gerados a partir de uma profunda ruptura social na explosão da crise argentina. As ações que implicam construção, produção e circulação de conhecimento com base em ações e práticas de comunicação é que denominamos de “gnoseocomunicação”. Neste caso, referimo-nos, em especial, ao conhecimento implícito que se produz em um período de crise e que, para sua circulação, se sustenta em práticas comunicativas. O conhecimento implícito também poderia consubstanciar-se sob certos aspectos, transformando-se em “conhecimento formal”, desde que supere o plano tático em que se encontra para converter-se em estratégias comunicativas para o conhecimento. |
id |
USP-71_49b25b57a5923ce28150b008115a8c3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37509 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação como conhecimentocomunicaçãoconhecimentocrisesorganizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)communicationknowledgecrisisorganizationinformation and communication technologies. A função estratégica do conhecimento como principal recurso para o desenvolvimento das capacidades organizativas e das competências comunicativas pode resultar em novos espaços sociais, gerados a partir de uma profunda ruptura social na explosão da crise argentina. As ações que implicam construção, produção e circulação de conhecimento com base em ações e práticas de comunicação é que denominamos de “gnoseocomunicação”. Neste caso, referimo-nos, em especial, ao conhecimento implícito que se produz em um período de crise e que, para sua circulação, se sustenta em práticas comunicativas. O conhecimento implícito também poderia consubstanciar-se sob certos aspectos, transformando-se em “conhecimento formal”, desde que supere o plano tático em que se encontra para converter-se em estratégias comunicativas para o conhecimento. The strategic role of knowledge as the main resource for the development of organizational capability and communication competencies can result in new social space, generated from the deep social rupture during Argentine crisis. The actions that imply knowledge building, production and circulation based on communication actions and practices are what we call “gnoseocommunication”. In this case, we refer specially to the implicit knowledge that is produced in a crisis period and which, for its circulation, is sustained upon communication practices. Implicit knowledge could also be consubstantiated under certain aspects, becoming “formal knowledge”, since it can surpass the tactical plan in which it is encountered to be converted into communication strategies for knowledge. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3750910.11606/issn.2316-9125.v10i1p49-59Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 49-59Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 49-59Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 49-592316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37509/40223Baccin, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:35Zoai:revistas.usp.br:article/37509Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:49.927046Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação como conhecimento |
title |
A comunicação como conhecimento |
spellingShingle |
A comunicação como conhecimento Baccin, Cristina comunicação conhecimento crises organização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) communication knowledge crisis organization information and communication technologies. |
title_short |
A comunicação como conhecimento |
title_full |
A comunicação como conhecimento |
title_fullStr |
A comunicação como conhecimento |
title_full_unstemmed |
A comunicação como conhecimento |
title_sort |
A comunicação como conhecimento |
author |
Baccin, Cristina |
author_facet |
Baccin, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccin, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação conhecimento crises organização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) communication knowledge crisis organization information and communication technologies. |
topic |
comunicação conhecimento crises organização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) communication knowledge crisis organization information and communication technologies. |
description |
A função estratégica do conhecimento como principal recurso para o desenvolvimento das capacidades organizativas e das competências comunicativas pode resultar em novos espaços sociais, gerados a partir de uma profunda ruptura social na explosão da crise argentina. As ações que implicam construção, produção e circulação de conhecimento com base em ações e práticas de comunicação é que denominamos de “gnoseocomunicação”. Neste caso, referimo-nos, em especial, ao conhecimento implícito que se produz em um período de crise e que, para sua circulação, se sustenta em práticas comunicativas. O conhecimento implícito também poderia consubstanciar-se sob certos aspectos, transformando-se em “conhecimento formal”, desde que supere o plano tático em que se encontra para converter-se em estratégias comunicativas para o conhecimento. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37509 10.11606/issn.2316-9125.v10i1p49-59 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37509 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v10i1p49-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37509/40223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 49-59 Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 49-59 Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 49-59 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089550589952 |