Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133738 |
Resumo: | Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa. |
id |
UFRGS-2_0dcced89354b0464ad88097a62e1bc24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133738 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadros, Vanessa Salete Bicigo deFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-03-15T02:07:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133738000982511Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa.Currently, the school is facing a great challenge and at the same time, a vast field of possibilities where both hypotheses consistent with the use of information communication technologies, such as building tool and dissemination of knowledge of students. In relation to this educational goal, this research will present a study qualitative nature on the positions adopted by the Children's Education Schools, bringing out a new educational practice, able to serve as a subsidy for the use of ICTs with the universe children. Thus, the continuous advances in Information and Communication Technologies (ICT) lead to a new paradigm of teaching / learning process where you, besides having the necessary technological resources, the school also needs to be prepared for the universalization of knowledge and information through the maximum exploitation of the possibilities of each ICT, against the construction of the Annual Education Programme and the Pedagogical Political Project of Early Childhood Education Schools in order to make learning more meaningful and pleasurable activity.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilConstrução do conhecimentoInformation and communication technologiesEarly childhood education schoolsEducação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoTio Hugo, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982511.pdf000982511.pdfTexto completoapplication/pdf498324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/1/000982511.pdf45ab9f08de2b883883b9784d5b55544fMD51TEXT000982511.pdf.txt000982511.pdf.txtExtracted Texttext/plain70813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/2/000982511.pdf.txtf7dd46931070848e66bd602a84c4453fMD52THUMBNAIL000982511.pdf.jpg000982511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/3/000982511.pdf.jpg4dfe173c584377f9c5695dad1e001454MD5310183/1337382018-10-26 10:21:27.47oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
spellingShingle |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação Quadros, Vanessa Salete Bicigo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Construção do conhecimento Information and communication technologies Early childhood education schools |
title_short |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_fullStr |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_sort |
Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
author |
Quadros, Vanessa Salete Bicigo de |
author_facet |
Quadros, Vanessa Salete Bicigo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Vanessa Salete Bicigo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Construção do conhecimento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Construção do conhecimento Information and communication technologies Early childhood education schools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and communication technologies Early childhood education schools |
description |
Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T02:07:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133738 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982511 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133738 |
identifier_str_mv |
000982511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/1/000982511.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/2/000982511.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/3/000982511.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45ab9f08de2b883883b9784d5b55544f f7dd46931070848e66bd602a84c4453f 4dfe173c584377f9c5695dad1e001454 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500086308864 |