Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Vanessa Salete Bicigo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133738
Resumo: Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa.
id UFRGS-2_0dcced89354b0464ad88097a62e1bc24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133738
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Vanessa Salete Bicigo deFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-03-15T02:07:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133738000982511Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa.Currently, the school is facing a great challenge and at the same time, a vast field of possibilities where both hypotheses consistent with the use of information communication technologies, such as building tool and dissemination of knowledge of students. In relation to this educational goal, this research will present a study qualitative nature on the positions adopted by the Children's Education Schools, bringing out a new educational practice, able to serve as a subsidy for the use of ICTs with the universe children. Thus, the continuous advances in Information and Communication Technologies (ICT) lead to a new paradigm of teaching / learning process where you, besides having the necessary technological resources, the school also needs to be prepared for the universalization of knowledge and information through the maximum exploitation of the possibilities of each ICT, against the construction of the Annual Education Programme and the Pedagogical Political Project of Early Childhood Education Schools in order to make learning more meaningful and pleasurable activity.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilConstrução do conhecimentoInformation and communication technologiesEarly childhood education schoolsEducação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoTio Hugo, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982511.pdf000982511.pdfTexto completoapplication/pdf498324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/1/000982511.pdf45ab9f08de2b883883b9784d5b55544fMD51TEXT000982511.pdf.txt000982511.pdf.txtExtracted Texttext/plain70813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/2/000982511.pdf.txtf7dd46931070848e66bd602a84c4453fMD52THUMBNAIL000982511.pdf.jpg000982511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/3/000982511.pdf.jpg4dfe173c584377f9c5695dad1e001454MD5310183/1337382018-10-26 10:21:27.47oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
title Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
spellingShingle Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Quadros, Vanessa Salete Bicigo de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Construção do conhecimento
Information and communication technologies
Early childhood education schools
title_short Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_full Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_fullStr Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_full_unstemmed Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_sort Educação Infantil : perspectivas pedagógicas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
author Quadros, Vanessa Salete Bicigo de
author_facet Quadros, Vanessa Salete Bicigo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Vanessa Salete Bicigo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Construção do conhecimento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Construção do conhecimento
Information and communication technologies
Early childhood education schools
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Early childhood education schools
description Atualmente, a escola se encontra diante de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de um vasto campo de possibilidades, onde ambas as hipóteses condizem com a utilização das tecnologias da comunicação da informação, como ferramenta de construção e difusão dos conhecimentos dos alunos. Em relação a esse objetivo educacional, a presente pesquisa apresentará um estudo de natureza qualitativa, sobre as posturas adotadas pelas Escolas de Educação Infantil, trazendo a tona uma nova prática educativa, capaz de servir de subsidio para a utilização das TICs junto ao universo infantil. Assim, os contínuos avanços das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) conduzem a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, onde que, além de possuir os recursos tecnológicos necessários, a escola também necessita estar preparada para a universalização dos conhecimentos e informações em meio à exploração máxima das possibilidades de cada TIC, frente à construção do Projeto Pedagógico Anual e do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil, a fim de tornar a aprendizagem uma atividade mais significativa e prazerosa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T02:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133738
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982511
url http://hdl.handle.net/10183/133738
identifier_str_mv 000982511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/1/000982511.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/2/000982511.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133738/3/000982511.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45ab9f08de2b883883b9784d5b55544f
f7dd46931070848e66bd602a84c4453f
4dfe173c584377f9c5695dad1e001454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500086308864