A produção do conhecimento e a ação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Ademir Jose
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Becker, Fernando, Taglieber, Jose Erno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231003
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares.
id UFRGS-2_bdf3441fe44eedceccf9c4a5b23fd6f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231003
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosso, Ademir JoseBecker, FernandoTaglieber, Jose Erno2021-10-21T04:28:46Z19980100-3143http://hdl.handle.net/10183/231003000240843Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares.This article intends to discuss the criterion for the initiatives and the teaching methods that aim to boost school teaching to be more active and show some indication of the students' activity in the construction of knowledge. Piaget's theory, as a theory that shows the main process of construction of knowledge, always points to the subject's action as the basis of this processo The functional aspects of assimilation and accommodation, of reflexive abstraction, of the know-how leaming and comprehension are taken as a reference to discuss the mental action, always establishing counterpoints with the school activities. Key-words: mental activity, knowledge construction, active methodology.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul./dez. 1998), p. 63-82Epistemologia genéticaConstrução do conhecimentoPiaget, Jean, 1896-1980Mental activitActive methodologyA produção do conhecimento e a ação pedagógicaProduction of knowledge and pedagogical action info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000240843.pdf.txt000240843.pdf.txtExtracted Texttext/plain57384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/2/000240843.pdf.txt8f8e5a99ed1123eb2dcbf63ee4c02d0bMD52ORIGINAL000240843.pdfTexto completoapplication/pdf278061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/1/000240843.pdf3695aa0f6b277c439215a98f5a6a847bMD5110183/2310032021-11-20 05:41:01.184206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção do conhecimento e a ação pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Production of knowledge and pedagogical action
title A produção do conhecimento e a ação pedagógica
spellingShingle A produção do conhecimento e a ação pedagógica
Rosso, Ademir Jose
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Piaget, Jean, 1896-1980
Mental activit
Active methodology
title_short A produção do conhecimento e a ação pedagógica
title_full A produção do conhecimento e a ação pedagógica
title_fullStr A produção do conhecimento e a ação pedagógica
title_full_unstemmed A produção do conhecimento e a ação pedagógica
title_sort A produção do conhecimento e a ação pedagógica
author Rosso, Ademir Jose
author_facet Rosso, Ademir Jose
Becker, Fernando
Taglieber, Jose Erno
author_role author
author2 Becker, Fernando
Taglieber, Jose Erno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Ademir Jose
Becker, Fernando
Taglieber, Jose Erno
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Piaget, Jean, 1896-1980
topic Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Piaget, Jean, 1896-1980
Mental activit
Active methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv Mental activit
Active methodology
description Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-21T04:28:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231003
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000240843
identifier_str_mv 0100-3143
000240843
url http://hdl.handle.net/10183/231003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul./dez. 1998), p. 63-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/2/000240843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/1/000240843.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f8e5a99ed1123eb2dcbf63ee4c02d0b
3695aa0f6b277c439215a98f5a6a847b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039557689344