A produção do conhecimento e a ação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231003 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares. |
id |
UFRGS-2_bdf3441fe44eedceccf9c4a5b23fd6f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231003 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosso, Ademir JoseBecker, FernandoTaglieber, Jose Erno2021-10-21T04:28:46Z19980100-3143http://hdl.handle.net/10183/231003000240843Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares.This article intends to discuss the criterion for the initiatives and the teaching methods that aim to boost school teaching to be more active and show some indication of the students' activity in the construction of knowledge. Piaget's theory, as a theory that shows the main process of construction of knowledge, always points to the subject's action as the basis of this processo The functional aspects of assimilation and accommodation, of reflexive abstraction, of the know-how leaming and comprehension are taken as a reference to discuss the mental action, always establishing counterpoints with the school activities. Key-words: mental activity, knowledge construction, active methodology.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul./dez. 1998), p. 63-82Epistemologia genéticaConstrução do conhecimentoPiaget, Jean, 1896-1980Mental activitActive methodologyA produção do conhecimento e a ação pedagógicaProduction of knowledge and pedagogical action info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000240843.pdf.txt000240843.pdf.txtExtracted Texttext/plain57384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/2/000240843.pdf.txt8f8e5a99ed1123eb2dcbf63ee4c02d0bMD52ORIGINAL000240843.pdfTexto completoapplication/pdf278061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/1/000240843.pdf3695aa0f6b277c439215a98f5a6a847bMD5110183/2310032021-11-20 05:41:01.184206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Production of knowledge and pedagogical action |
title |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
spellingShingle |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica Rosso, Ademir Jose Epistemologia genética Construção do conhecimento Piaget, Jean, 1896-1980 Mental activit Active methodology |
title_short |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
title_full |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
title_fullStr |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
title_sort |
A produção do conhecimento e a ação pedagógica |
author |
Rosso, Ademir Jose |
author_facet |
Rosso, Ademir Jose Becker, Fernando Taglieber, Jose Erno |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Fernando Taglieber, Jose Erno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Ademir Jose Becker, Fernando Taglieber, Jose Erno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia genética Construção do conhecimento Piaget, Jean, 1896-1980 |
topic |
Epistemologia genética Construção do conhecimento Piaget, Jean, 1896-1980 Mental activit Active methodology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mental activit Active methodology |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-21T04:28:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231003 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000240843 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000240843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul./dez. 1998), p. 63-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/2/000240843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231003/1/000240843.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f8e5a99ed1123eb2dcbf63ee4c02d0b 3695aa0f6b277c439215a98f5a6a847b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225039557689344 |