Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Décio Eduardo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31546
Resumo: Durante a recente pandemia COVID-19 muitas empresas tiveram de adaptar-se ao modelo de teletrabalho, onde os colaboradores prestam os serviços em lugar fora das instalações físicas das empresas. Dentre os diversos desafios de adaptação inclui-se também a capacitação de pessoas e o embarque de novos empregados. No modelo presencial, a passagem de conhecimento é realizada por instrutores, em salas de treinamento, ou por outros colaboradores da empresa durante as rotinas do expediente no dia a dia no próprio local de trabalho. Entretanto, o teletrabalho trouxe a necessidade de uma nova dinâmica de aprendizado. Como muitos colaboradores não podem mais contar com a disponibilidade imediata dos colaboradores na mesa ao lado foi necessário adaptar o treinamento ao novo cenário. Neste sentido, uma solução que está sendo adotada por muitas empresas é a transformação de treinamentos e capacitação em material digital, nos moldes da educação a distância (EaD), incluindo avaliação e agrupando em trilhas de conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo do uso da educação a distância na capacitação de profissionais de teleatendimento. Para demonstrar o processo da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem, foi implementada a criação deste ambiente para uma empresa voluntária que fornece teleatendimento
id UFF-2_449e2dd4f90e359157377d8e8e8f80fd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31546
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao clienteEaDEducaçãoCapacitaçãoTreinamentoTeletrabalhoTecnologiaTeleatendimentoEnsino à distânciaCapacitação profissionalAmbiente virtual de aprendizagemEducationTrainingTeleworkTechnologyTeleserviceDurante a recente pandemia COVID-19 muitas empresas tiveram de adaptar-se ao modelo de teletrabalho, onde os colaboradores prestam os serviços em lugar fora das instalações físicas das empresas. Dentre os diversos desafios de adaptação inclui-se também a capacitação de pessoas e o embarque de novos empregados. No modelo presencial, a passagem de conhecimento é realizada por instrutores, em salas de treinamento, ou por outros colaboradores da empresa durante as rotinas do expediente no dia a dia no próprio local de trabalho. Entretanto, o teletrabalho trouxe a necessidade de uma nova dinâmica de aprendizado. Como muitos colaboradores não podem mais contar com a disponibilidade imediata dos colaboradores na mesa ao lado foi necessário adaptar o treinamento ao novo cenário. Neste sentido, uma solução que está sendo adotada por muitas empresas é a transformação de treinamentos e capacitação em material digital, nos moldes da educação a distância (EaD), incluindo avaliação e agrupando em trilhas de conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo do uso da educação a distância na capacitação de profissionais de teleatendimento. Para demonstrar o processo da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem, foi implementada a criação deste ambiente para uma empresa voluntária que fornece teleatendimentoDuring the recent COVID-19 pandemic many companies had to adapt to the teleworking model, where employees provide services in place outside the physical premises of companies. Among the various adaptation challenges is also the training of people and the boarding of new employees. In the face-to-face model, the passage of knowledge is performed by instructors, in training rooms, or by other employees of the company during the routines of the day-to-day work in the workplace itself. However, telework brought the need for a new learning dynamic. As many employees can no longer count on the immediate availability of employees at the next table it was necessary to adapt the training to the new scenario. In this sense, a solution that is being adopted by many companies is the transformation of training and training into digital material, in the Online Distance Learning (ODL) molds, including evaluation and grouping in knowledge trails. This paper presents a study of the use of distance education in the training of teleservice professionals. To demonstrate the process of deploying a virtual learning environment, the creation of this environment for a voluntary company that provides teleservice was implemented54 p.Oliveira, Josiane Coelho deMartins, Simone de LimaSilva, Décio Eduardo da2023-12-19T14:49:49Z2023-12-19T14:49:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Décio Eduardo da. Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31546CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T14:49:54Zoai:app.uff.br:1/31546Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:27.416467Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
title Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
spellingShingle Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
Silva, Décio Eduardo da
EaD
Educação
Capacitação
Treinamento
Teletrabalho
Tecnologia
Teleatendimento
Ensino à distância
Capacitação profissional
Ambiente virtual de aprendizagem
Education
Training
Telework
Technology
Teleservice
title_short Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
title_full Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
title_fullStr Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
title_full_unstemmed Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
title_sort Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente
author Silva, Décio Eduardo da
author_facet Silva, Décio Eduardo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Josiane Coelho de
Martins, Simone de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Décio Eduardo da
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
Educação
Capacitação
Treinamento
Teletrabalho
Tecnologia
Teleatendimento
Ensino à distância
Capacitação profissional
Ambiente virtual de aprendizagem
Education
Training
Telework
Technology
Teleservice
topic EaD
Educação
Capacitação
Treinamento
Teletrabalho
Tecnologia
Teleatendimento
Ensino à distância
Capacitação profissional
Ambiente virtual de aprendizagem
Education
Training
Telework
Technology
Teleservice
description Durante a recente pandemia COVID-19 muitas empresas tiveram de adaptar-se ao modelo de teletrabalho, onde os colaboradores prestam os serviços em lugar fora das instalações físicas das empresas. Dentre os diversos desafios de adaptação inclui-se também a capacitação de pessoas e o embarque de novos empregados. No modelo presencial, a passagem de conhecimento é realizada por instrutores, em salas de treinamento, ou por outros colaboradores da empresa durante as rotinas do expediente no dia a dia no próprio local de trabalho. Entretanto, o teletrabalho trouxe a necessidade de uma nova dinâmica de aprendizado. Como muitos colaboradores não podem mais contar com a disponibilidade imediata dos colaboradores na mesa ao lado foi necessário adaptar o treinamento ao novo cenário. Neste sentido, uma solução que está sendo adotada por muitas empresas é a transformação de treinamentos e capacitação em material digital, nos moldes da educação a distância (EaD), incluindo avaliação e agrupando em trilhas de conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo do uso da educação a distância na capacitação de profissionais de teleatendimento. Para demonstrar o processo da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem, foi implementada a criação deste ambiente para uma empresa voluntária que fornece teleatendimento
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T14:49:49Z
2023-12-19T14:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Décio Eduardo da. Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31546
identifier_str_mv SILVA, Décio Eduardo da. Uso da educação a distância na capacitação de profissionais de serviços de teleatendimento ao cliente. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823699697860608