Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204650 |
Resumo: | O presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas. |
id |
UFRGS-2_be318db749257879df11919a195c415f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204650 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rodrigo Sychocki daCampos, Leandro de Andrades2020-01-21T04:15:00Z20202237-9185http://hdl.handle.net/10183/204650001109861O presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas.This paper emerges as a theoretical and reflective product of a research done for a Master's dissertation in Mathematics Teaching, which consisted of the development of theoretical and experimental activities of interdisciplinary character, based on theoretical and methodological structuring followed by experimentation in mathematics classes in a class in the final years of elementary school. These activities had the purpose of observing the evolution of the learning of the students of a class of ninth grade of a municipal school, located in the city of Canoas in the state of Rio Grande do Sul. The aim of this article is to produce and present reflections on the elaboration of mathematical concepts built in the classroom during physical experiments, mediated by the teacher's action. The study is structured from the qualitative methodological perspective, more specifically with the characteristics of an action research, where the analyzes and reflections focus on the performance of activities to the analysis of data obtained in the research. As a contribution of the study is presented the teaching proposal organized in the form of a mathematics studio, which is a space for dialogue and construction of mathematical ideas.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG); 2019. Vol. 4, no.1 (2020), p. 57-75Educação MatemáticaMatematica aplicada : FisicaMatemática : Ensino fundamentalInterdisciplinaridadeAtelie of mathematicsPhysical experimentsInterdisciplinarityExperimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamentalPhysical experiments in the mathematics class : reflections about an atelie of mathematics studio in fundamental teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109861.pdf.txt001109861.pdf.txtExtracted Texttext/plain57049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/2/001109861.pdf.txte7fb578d260d5664639c3c4bc2d97ebcMD52ORIGINAL001109861.pdfTexto completoapplication/pdf337649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/1/001109861.pdf1c805e19dfc82f086329b3bfdb048132MD5110183/2046502020-01-22 05:10:01.439578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-22T07:10:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physical experiments in the mathematics class : reflections about an atelie of mathematics studio in fundamental teaching |
title |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
spellingShingle |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental Silva, Rodrigo Sychocki da Educação Matemática Matematica aplicada : Fisica Matemática : Ensino fundamental Interdisciplinaridade Atelie of mathematics Physical experiments Interdisciplinarity |
title_short |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
title_full |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
title_sort |
Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental |
author |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Sychocki da Campos, Leandro de Andrades |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Leandro de Andrades |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Campos, Leandro de Andrades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Matematica aplicada : Fisica Matemática : Ensino fundamental Interdisciplinaridade |
topic |
Educação Matemática Matematica aplicada : Fisica Matemática : Ensino fundamental Interdisciplinaridade Atelie of mathematics Physical experiments Interdisciplinarity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Atelie of mathematics Physical experiments Interdisciplinarity |
description |
O presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-21T04:15:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204650 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-9185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109861 |
identifier_str_mv |
2237-9185 001109861 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG); 2019. Vol. 4, no.1 (2020), p. 57-75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/2/001109861.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/1/001109861.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7fb578d260d5664639c3c4bc2d97ebc 1c805e19dfc82f086329b3bfdb048132 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447704046665728 |