Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Campos, Leandro de Andrades
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204650
Resumo: O presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas.
id UFRGS-2_be318db749257879df11919a195c415f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204650
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Sychocki daCampos, Leandro de Andrades2020-01-21T04:15:00Z20202237-9185http://hdl.handle.net/10183/204650001109861O presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas.This paper emerges as a theoretical and reflective product of a research done for a Master's dissertation in Mathematics Teaching, which consisted of the development of theoretical and experimental activities of interdisciplinary character, based on theoretical and methodological structuring followed by experimentation in mathematics classes in a class in the final years of elementary school. These activities had the purpose of observing the evolution of the learning of the students of a class of ninth grade of a municipal school, located in the city of Canoas in the state of Rio Grande do Sul. The aim of this article is to produce and present reflections on the elaboration of mathematical concepts built in the classroom during physical experiments, mediated by the teacher's action. The study is structured from the qualitative methodological perspective, more specifically with the characteristics of an action research, where the analyzes and reflections focus on the performance of activities to the analysis of data obtained in the research. As a contribution of the study is presented the teaching proposal organized in the form of a mathematics studio, which is a space for dialogue and construction of mathematical ideas.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG); 2019. Vol. 4, no.1 (2020), p. 57-75Educação MatemáticaMatematica aplicada : FisicaMatemática : Ensino fundamentalInterdisciplinaridadeAtelie of mathematicsPhysical experimentsInterdisciplinarityExperimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamentalPhysical experiments in the mathematics class : reflections about an atelie of mathematics studio in fundamental teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109861.pdf.txt001109861.pdf.txtExtracted Texttext/plain57049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/2/001109861.pdf.txte7fb578d260d5664639c3c4bc2d97ebcMD52ORIGINAL001109861.pdfTexto completoapplication/pdf337649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/1/001109861.pdf1c805e19dfc82f086329b3bfdb048132MD5110183/2046502020-01-22 05:10:01.439578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-22T07:10:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical experiments in the mathematics class : reflections about an atelie of mathematics studio in fundamental teaching
title Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
spellingShingle Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
Silva, Rodrigo Sychocki da
Educação Matemática
Matematica aplicada : Fisica
Matemática : Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Atelie of mathematics
Physical experiments
Interdisciplinarity
title_short Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
title_full Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
title_fullStr Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
title_full_unstemmed Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
title_sort Experimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamental
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Campos, Leandro de Andrades
author_role author
author2 Campos, Leandro de Andrades
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Campos, Leandro de Andrades
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Matematica aplicada : Fisica
Matemática : Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
topic Educação Matemática
Matematica aplicada : Fisica
Matemática : Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Atelie of mathematics
Physical experiments
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Atelie of mathematics
Physical experiments
Interdisciplinarity
description O presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-21T04:15:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204650
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-9185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109861
identifier_str_mv 2237-9185
001109861
url http://hdl.handle.net/10183/204650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG); 2019. Vol. 4, no.1 (2020), p. 57-75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/2/001109861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204650/1/001109861.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7fb578d260d5664639c3c4bc2d97ebc
1c805e19dfc82f086329b3bfdb048132
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447704046665728