Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nora, Gabriela Berteli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157303
Resumo: Esse trabalho tem como intuito verificar de que maneira a indicação de livros através da mediação de leitura para as turmas do 5º ano do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre-RS, contribui para a busca de novas leituras dos alunos. A metodologia se estrutura em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, com a coleta de dados na base de observações e entrevistas na modalidade de grupo focal tendo como sujeitos participantes um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e a bibliotecária em serviço. Apresenta um breve histórico do Colégio La Salle Santo Antônio, bem como da Lassalleoteca, biblioteca do Colégio. O referencial teórico consiste em apresentar os conceitos de leitura, leitura-prazer e mediação de leitura, bem como indicação de livros e importância da leitura na biblioteca escolar. Descreve a coleta de dados contendo três observações, de três turmas diferentes, a entrevista com a bibliotecária e os resultados do grupo focal com os alunos. Os dados coletados das observações são descritos e analisados em corroboração com o referencial teórico. Conclui com os resultados finais que alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa proposta. Identifica que a indicação de livros, através da mediação de leitura, contribui para a busca de novas leituras. Identifica as atividades realizadas pela biblioteca com as turmas de 5º ano e analisa os procedimentos de indicação realizados. Conclui que a indicação de livros resulta em um excelente processo de mediação que contribui para o estímulo à leitura.
id UFRGS-2_be3ff0a2d3cb746e776d4b3f89ebf620
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157303
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nora, Gabriela BerteliMoro, Eliane Lourdes da Silva2017-05-04T02:35:21Z2016http://hdl.handle.net/10183/157303001013536Esse trabalho tem como intuito verificar de que maneira a indicação de livros através da mediação de leitura para as turmas do 5º ano do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre-RS, contribui para a busca de novas leituras dos alunos. A metodologia se estrutura em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, com a coleta de dados na base de observações e entrevistas na modalidade de grupo focal tendo como sujeitos participantes um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e a bibliotecária em serviço. Apresenta um breve histórico do Colégio La Salle Santo Antônio, bem como da Lassalleoteca, biblioteca do Colégio. O referencial teórico consiste em apresentar os conceitos de leitura, leitura-prazer e mediação de leitura, bem como indicação de livros e importância da leitura na biblioteca escolar. Descreve a coleta de dados contendo três observações, de três turmas diferentes, a entrevista com a bibliotecária e os resultados do grupo focal com os alunos. Os dados coletados das observações são descritos e analisados em corroboração com o referencial teórico. Conclui com os resultados finais que alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa proposta. Identifica que a indicação de livros, através da mediação de leitura, contribui para a busca de novas leituras. Identifica as atividades realizadas pela biblioteca com as turmas de 5º ano e analisa os procedimentos de indicação realizados. Conclui que a indicação de livros resulta em um excelente processo de mediação que contribui para o estímulo à leitura.This paper has the intention to verify in which way book recommendations via reading mediation for the 5th grade classes of La Salle Santo Antônio school, in Porto Alegre – RS, contributes to the search for new reading material by the students. The methodology structures itself on a qualitative research, through a case study, collecting data from observation and group interviews, having as participants a group of grade schoolers and the librarian in service. The paper also introduces a brief history of La Salle Santo Antônio school, as well as its library, the Lassalleoteca. The theoretical framework consists in identifying the concepts of literature, pleasure-reading and reading mediation, as well as book recommendation and the importance of reading in a school library. It describes the data collection with three different observations, from three different classes, plus an interview with the librarian and the results from the group interviews with the students. Data collected from observation are described and analyzed in corroboration with the theoretical framework. It concludes with the final results that reached the general and specific objectives of the proposed research. It identifies that book recommendation, via reading mediation, indeed contributes to the search for new reading material. It also identifies the activities performed by the library alongside the 5th grade classes and analyzes the conducted recommendations. It concludes that book recommendation results in an excellent process of mediation that encourages reading.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReading mediationReading recommendationSchool libraryFaz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013536.pdf001013536.pdfTexto completoapplication/pdf954914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157303/1/001013536.pdf4d6d86e5cd74f9de2c0065fdd5f49fd3MD51TEXT001013536.pdf.txt001013536.pdf.txtExtracted Texttext/plain126167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157303/2/001013536.pdf.txtdaa25a6de9611d06e526c07da4fbe157MD52THUMBNAIL001013536.pdf.jpg001013536.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157303/3/001013536.pdf.jpgb8ee7a2e511c65d62f6e1115a7f546fcMD5310183/1573032018-10-29 08:58:30.52oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157303Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
title Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
spellingShingle Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
Nora, Gabriela Berteli
Biblioteca escolar
Leitura
Reading mediation
Reading recommendation
School library
title_short Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
title_full Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
title_fullStr Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
title_full_unstemmed Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
title_sort Faz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RS
author Nora, Gabriela Berteli
author_facet Nora, Gabriela Berteli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nora, Gabriela Berteli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
topic Biblioteca escolar
Leitura
Reading mediation
Reading recommendation
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading mediation
Reading recommendation
School library
description Esse trabalho tem como intuito verificar de que maneira a indicação de livros através da mediação de leitura para as turmas do 5º ano do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre-RS, contribui para a busca de novas leituras dos alunos. A metodologia se estrutura em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, com a coleta de dados na base de observações e entrevistas na modalidade de grupo focal tendo como sujeitos participantes um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e a bibliotecária em serviço. Apresenta um breve histórico do Colégio La Salle Santo Antônio, bem como da Lassalleoteca, biblioteca do Colégio. O referencial teórico consiste em apresentar os conceitos de leitura, leitura-prazer e mediação de leitura, bem como indicação de livros e importância da leitura na biblioteca escolar. Descreve a coleta de dados contendo três observações, de três turmas diferentes, a entrevista com a bibliotecária e os resultados do grupo focal com os alunos. Os dados coletados das observações são descritos e analisados em corroboração com o referencial teórico. Conclui com os resultados finais que alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa proposta. Identifica que a indicação de livros, através da mediação de leitura, contribui para a busca de novas leituras. Identifica as atividades realizadas pela biblioteca com as turmas de 5º ano e analisa os procedimentos de indicação realizados. Conclui que a indicação de livros resulta em um excelente processo de mediação que contribui para o estímulo à leitura.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157303
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013536
url http://hdl.handle.net/10183/157303
identifier_str_mv 001013536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157303/1/001013536.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157303/2/001013536.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157303/3/001013536.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d6d86e5cd74f9de2c0065fdd5f49fd3
daa25a6de9611d06e526c07da4fbe157
b8ee7a2e511c65d62f6e1115a7f546fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193907101696