“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157297 |
Resumo: | Apresenta o estudo de caso, que busca verificar de que maneira a mediação da leitura direcionada aos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I, participantes do projeto de leitura “Sobre os Ombros de Gigantes, as Nossas Crianças crescem”, realizada na Biblioteca do Colégio Murialdo - Porto Alegre /RS, pelos mediadores de leitura, bibliotecário, técnico em Biblioteconomia e professores, contribui para o estímulo à leitura dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico aborda sobre a biblioteca escolar, o ato de ler, a leitura e os livros infantis, e a mediação e o incentivo à leitura. Busca além de responder o problema de pesquisa, identificar as ações de mediação de leitura realizadas na biblioteca escolar para alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I; descrever a forma como os bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e professores realizam as ações de mediação e incentivo à leitura; analisar a maneira como as ações de mediação de leitura contribuem para o estímulo à leitura; e avaliar se as ações contribuem para o estímulo à leitura dos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I. Consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa uma bibliotecária, uma técnica em Biblioteconomia e cinco professoras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação. Conclui que as mediações de leitura realizada na biblioteca são desenvolvidas de maneira positiva, visto que são realizadas diversas ações que contribuem para o estímulo à leitura dos alunos envolvidos, bem como, constata-se que o sucesso das ações dá-se através da parceira estabelecida entre a equipe da biblioteca e o corpo docente. |
id |
UFRGS-2_4399d7758cdbdc9c342bd170cc052448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157297 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Silvana Silva daMoro, Eliane Lourdes da Silva2017-05-04T02:35:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/157297001013642Apresenta o estudo de caso, que busca verificar de que maneira a mediação da leitura direcionada aos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I, participantes do projeto de leitura “Sobre os Ombros de Gigantes, as Nossas Crianças crescem”, realizada na Biblioteca do Colégio Murialdo - Porto Alegre /RS, pelos mediadores de leitura, bibliotecário, técnico em Biblioteconomia e professores, contribui para o estímulo à leitura dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico aborda sobre a biblioteca escolar, o ato de ler, a leitura e os livros infantis, e a mediação e o incentivo à leitura. Busca além de responder o problema de pesquisa, identificar as ações de mediação de leitura realizadas na biblioteca escolar para alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I; descrever a forma como os bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e professores realizam as ações de mediação e incentivo à leitura; analisar a maneira como as ações de mediação de leitura contribuem para o estímulo à leitura; e avaliar se as ações contribuem para o estímulo à leitura dos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I. Consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa uma bibliotecária, uma técnica em Biblioteconomia e cinco professoras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação. Conclui que as mediações de leitura realizada na biblioteca são desenvolvidas de maneira positiva, visto que são realizadas diversas ações que contribuem para o estímulo à leitura dos alunos envolvidos, bem como, constata-se que o sucesso das ações dá-se através da parceira estabelecida entre a equipe da biblioteca e o corpo docente.It presents the case study, which seeks to verify in what way the mediation of the reading directed to the students of Early Childhood Education to the fourth year of Elementary School, participants in the reading project "On the Shoulders of Giants, our Children Grow", held at the Library of the Murialdo College - Porto Alegre / RS, by the mediators of reading, librarian, technician in Librarianship and teachers, contributes to the encouraging reading of the subjects involved. The theoretical reference discusses about the school library, the act of reading, the reading and children's books, and mediation and reading encouragement. In addition to answering the research problem, identify the actions of reading mediation carry out in the library school to the students of Early Childhood Education to the fourth year of Elementary School, describe the way librarians, technician in Librarianship and teachers carry out the actions of mediation and reading encouragement; analyze how reading mediation actions contribute to the reading encouragement; and to evaluate if the actions contribute to the reading encouragement of the to the students of Early Childhood Education to the fourth year of Elementary School . It consists of an exploratory research, with a qualitative approach, having as subjects of research a librarian, a technique in Librarianship and five teachers. The instruments of data collection used were interview and observation. It concludes that the reading mediations performed in the library are developed in a positive way, since they are carry out various actions that contribute to the encouraging reading of the students involved, as well as, It is verified that the success of the actions occurs through the established partnership between the library staff and the faculty.application/pdfporBiblioteca escolarIncentivo à leituraSchool libraryReadingReading mediationEncouraging reading“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013642.pdf001013642.pdfTexto completoapplication/pdf2253618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/1/001013642.pdf999fbf398bbd699bd6e540309c865e36MD51TEXT001013642.pdf.txt001013642.pdf.txtExtracted Texttext/plain188494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/2/001013642.pdf.txtfa9ff25371d8bb366215861c3664288eMD52THUMBNAIL001013642.pdf.jpg001013642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/3/001013642.pdf.jpg3ecd5de2d1aeb5824dccd1c220a25069MD5310183/1572972018-10-29 08:58:26.63oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
title |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
spellingShingle |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar Silva, Silvana Silva da Biblioteca escolar Incentivo à leitura School library Reading Reading mediation Encouraging reading |
title_short |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
title_full |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
title_fullStr |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
title_sort |
“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar |
author |
Silva, Silvana Silva da |
author_facet |
Silva, Silvana Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvana Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Incentivo à leitura |
topic |
Biblioteca escolar Incentivo à leitura School library Reading Reading mediation Encouraging reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Reading Reading mediation Encouraging reading |
description |
Apresenta o estudo de caso, que busca verificar de que maneira a mediação da leitura direcionada aos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I, participantes do projeto de leitura “Sobre os Ombros de Gigantes, as Nossas Crianças crescem”, realizada na Biblioteca do Colégio Murialdo - Porto Alegre /RS, pelos mediadores de leitura, bibliotecário, técnico em Biblioteconomia e professores, contribui para o estímulo à leitura dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico aborda sobre a biblioteca escolar, o ato de ler, a leitura e os livros infantis, e a mediação e o incentivo à leitura. Busca além de responder o problema de pesquisa, identificar as ações de mediação de leitura realizadas na biblioteca escolar para alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I; descrever a forma como os bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e professores realizam as ações de mediação e incentivo à leitura; analisar a maneira como as ações de mediação de leitura contribuem para o estímulo à leitura; e avaliar se as ações contribuem para o estímulo à leitura dos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I. Consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa uma bibliotecária, uma técnica em Biblioteconomia e cinco professoras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação. Conclui que as mediações de leitura realizada na biblioteca são desenvolvidas de maneira positiva, visto que são realizadas diversas ações que contribuem para o estímulo à leitura dos alunos envolvidos, bem como, constata-se que o sucesso das ações dá-se através da parceira estabelecida entre a equipe da biblioteca e o corpo docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:35:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157297 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013642 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157297 |
identifier_str_mv |
001013642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/1/001013642.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/2/001013642.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/3/001013642.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
999fbf398bbd699bd6e540309c865e36 fa9ff25371d8bb366215861c3664288e 3ecd5de2d1aeb5824dccd1c220a25069 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447193891373056 |