“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Silva da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157297
Resumo: Apresenta o estudo de caso, que busca verificar de que maneira a mediação da leitura direcionada aos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I, participantes do projeto de leitura “Sobre os Ombros de Gigantes, as Nossas Crianças crescem”, realizada na Biblioteca do Colégio Murialdo - Porto Alegre /RS, pelos mediadores de leitura, bibliotecário, técnico em Biblioteconomia e professores, contribui para o estímulo à leitura dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico aborda sobre a biblioteca escolar, o ato de ler, a leitura e os livros infantis, e a mediação e o incentivo à leitura. Busca além de responder o problema de pesquisa, identificar as ações de mediação de leitura realizadas na biblioteca escolar para alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I; descrever a forma como os bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e professores realizam as ações de mediação e incentivo à leitura; analisar a maneira como as ações de mediação de leitura contribuem para o estímulo à leitura; e avaliar se as ações contribuem para o estímulo à leitura dos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I. Consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa uma bibliotecária, uma técnica em Biblioteconomia e cinco professoras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação. Conclui que as mediações de leitura realizada na biblioteca são desenvolvidas de maneira positiva, visto que são realizadas diversas ações que contribuem para o estímulo à leitura dos alunos envolvidos, bem como, constata-se que o sucesso das ações dá-se através da parceira estabelecida entre a equipe da biblioteca e o corpo docente.
id UFRGS-2_4399d7758cdbdc9c342bd170cc052448
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Silvana Silva daMoro, Eliane Lourdes da Silva2017-05-04T02:35:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/157297001013642Apresenta o estudo de caso, que busca verificar de que maneira a mediação da leitura direcionada aos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I, participantes do projeto de leitura “Sobre os Ombros de Gigantes, as Nossas Crianças crescem”, realizada na Biblioteca do Colégio Murialdo - Porto Alegre /RS, pelos mediadores de leitura, bibliotecário, técnico em Biblioteconomia e professores, contribui para o estímulo à leitura dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico aborda sobre a biblioteca escolar, o ato de ler, a leitura e os livros infantis, e a mediação e o incentivo à leitura. Busca além de responder o problema de pesquisa, identificar as ações de mediação de leitura realizadas na biblioteca escolar para alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I; descrever a forma como os bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e professores realizam as ações de mediação e incentivo à leitura; analisar a maneira como as ações de mediação de leitura contribuem para o estímulo à leitura; e avaliar se as ações contribuem para o estímulo à leitura dos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I. Consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa uma bibliotecária, uma técnica em Biblioteconomia e cinco professoras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação. Conclui que as mediações de leitura realizada na biblioteca são desenvolvidas de maneira positiva, visto que são realizadas diversas ações que contribuem para o estímulo à leitura dos alunos envolvidos, bem como, constata-se que o sucesso das ações dá-se através da parceira estabelecida entre a equipe da biblioteca e o corpo docente.It presents the case study, which seeks to verify in what way the mediation of the reading directed to the students of Early Childhood Education to the fourth year of Elementary School, participants in the reading project "On the Shoulders of Giants, our Children Grow", held at the Library of the Murialdo College - Porto Alegre / RS, by the mediators of reading, librarian, technician in Librarianship and teachers, contributes to the encouraging reading of the subjects involved. The theoretical reference discusses about the school library, the act of reading, the reading and children's books, and mediation and reading encouragement. In addition to answering the research problem, identify the actions of reading mediation carry out in the library school to the students of Early Childhood Education to the fourth year of Elementary School, describe the way librarians, technician in Librarianship and teachers carry out the actions of mediation and reading encouragement; analyze how reading mediation actions contribute to the reading encouragement; and to evaluate if the actions contribute to the reading encouragement of the to the students of Early Childhood Education to the fourth year of Elementary School . It consists of an exploratory research, with a qualitative approach, having as subjects of research a librarian, a technique in Librarianship and five teachers. The instruments of data collection used were interview and observation. It concludes that the reading mediations performed in the library are developed in a positive way, since they are carry out various actions that contribute to the encouraging reading of the students involved, as well as, It is verified that the success of the actions occurs through the established partnership between the library staff and the faculty.application/pdfporBiblioteca escolarIncentivo à leituraSchool libraryReadingReading mediationEncouraging reading“Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013642.pdf001013642.pdfTexto completoapplication/pdf2253618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/1/001013642.pdf999fbf398bbd699bd6e540309c865e36MD51TEXT001013642.pdf.txt001013642.pdf.txtExtracted Texttext/plain188494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/2/001013642.pdf.txtfa9ff25371d8bb366215861c3664288eMD52THUMBNAIL001013642.pdf.jpg001013642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/3/001013642.pdf.jpg3ecd5de2d1aeb5824dccd1c220a25069MD5310183/1572972018-10-29 08:58:26.63oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
title “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
spellingShingle “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
Silva, Silvana Silva da
Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
School library
Reading
Reading mediation
Encouraging reading
title_short “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
title_full “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
title_fullStr “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
title_full_unstemmed “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
title_sort “Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem”: a mediação de leitura no cenário da biblioteca escolar
author Silva, Silvana Silva da
author_facet Silva, Silvana Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
topic Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
School library
Reading
Reading mediation
Encouraging reading
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Reading
Reading mediation
Encouraging reading
description Apresenta o estudo de caso, que busca verificar de que maneira a mediação da leitura direcionada aos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I, participantes do projeto de leitura “Sobre os Ombros de Gigantes, as Nossas Crianças crescem”, realizada na Biblioteca do Colégio Murialdo - Porto Alegre /RS, pelos mediadores de leitura, bibliotecário, técnico em Biblioteconomia e professores, contribui para o estímulo à leitura dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico aborda sobre a biblioteca escolar, o ato de ler, a leitura e os livros infantis, e a mediação e o incentivo à leitura. Busca além de responder o problema de pesquisa, identificar as ações de mediação de leitura realizadas na biblioteca escolar para alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I; descrever a forma como os bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia e professores realizam as ações de mediação e incentivo à leitura; analisar a maneira como as ações de mediação de leitura contribuem para o estímulo à leitura; e avaliar se as ações contribuem para o estímulo à leitura dos alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental I. Consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa uma bibliotecária, uma técnica em Biblioteconomia e cinco professoras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação. Conclui que as mediações de leitura realizada na biblioteca são desenvolvidas de maneira positiva, visto que são realizadas diversas ações que contribuem para o estímulo à leitura dos alunos envolvidos, bem como, constata-se que o sucesso das ações dá-se através da parceira estabelecida entre a equipe da biblioteca e o corpo docente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157297
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013642
url http://hdl.handle.net/10183/157297
identifier_str_mv 001013642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/1/001013642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/2/001013642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157297/3/001013642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 999fbf398bbd699bd6e540309c865e36
fa9ff25371d8bb366215861c3664288e
3ecd5de2d1aeb5824dccd1c220a25069
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193891373056